Notícias, Outros Dispositivos

Moog lança novo sintetizador analógico compacto: conheça o Moog Sub Phatty

Marcus Padrini janeiro 22, 2013 4 Comments »

Há tempos sabemos que criar instrumentos mais compactos é uma tendência. A Moog Music apresentou ontem seu representante para a categoria dos compactos. O Moog Sub Phatty é um sintetizador monofônico analógico, com grande poder de fogo, mais de 30 controles e apenas 25 teclas. Ele parece ser a resposta da empresa aos modelos Minibrute, da Arturia, e Mopho Keyboard, da DSI.

O tamanho não é a única novidade do Sub Phatty. O novo sintetizador traz recursos muito interessantes para a criação de timbres únicos. Além de dois osciladores analógicos (VCOs), o Sub Phatty traz um sub oscilador, que dá nome ao modelo e é capaz de gerar som uma oitava abaixo do oscilador 1, gerador e ruído (noise generator), ótimo para efeitos diferentes e timbres de percussão, e um novo circuito multidrive, que promete esquentar o som em configurações mais baixas e gerar timbres realmente distorcidos e agressivos com valores mais altos.

Não posso deixar de falar da quantidade de controles no painel. São mais de 30, entre knobs e botões. Tudo que você precisa para alterar o som, da maneira que desejar, está bem ali ao alcance dos olhos e dos dedos. Algo bem raro nos sintetizadores atuais que possuem funções escondidas em menus extensos e pouco intuitivos.

Outra característica que chama a atenção é o novo projeto dos osciladores analógicos. Segundo a Moog, o Sub Phatty praticamente não precisa de um tempo de aquecimento para ficar afinado e estável. Basta ligar e começar a tocar. Algo raro nos sintetizadores analógicos, principalmente nos construídos pela empresa americana.

Ouça alguns sons do Moog Sub Phatty

No mais, o Sub Phatty conta com o consagrado filtro Moog para gerar “aquele som de Moog”, que todo tecladista sempre comenta, entrada de áudio, para manipular sons externos com os recursos do synth, opções interessantes de modulação, conexões MIDI/USB e entradas CV, para conectar o sintetizador a outros equipamentos analógicos.

O Sub Phatty é também o sintetizador com teclas mais barato já produzido pela Moog e está em pré-venda por 1099 dólares. O novo instrumento será apresentado oficialmente na NAMM 2013 e estará disponível nas lojas a partir de março.


Posts Relacionados

4 Comments

  1. Matheus Barros janeiro 22, 2013 at 4:45 pm - Reply

    Só porque você acabou de comprar o seu Moog! rs
    Mas tá apetitoso esse aí, viu?

    • musicapps janeiro 22, 2013 at 5:27 pm - Reply

      Eu nem vou achar ruim ter os dois não. rs

  2. Rogermusic janeiro 23, 2013 at 1:01 am - Reply

    To babando… que maravilha!!!!

  3. Rogermusic janeiro 23, 2013 at 1:02 am - Reply

    To babando… que maravilha!!!!

Leave A Response


3 × = vinte um