Behringer MicroMix MX400: mixer ultra compacto, barato e objetivo (review)

Este poderia ser o menor review de um dos menores mixers que temos por aí. Para definir o MicroMix MX400 da Behringer, esta frase bastaria: mixer ultra compacto, de baixo custo, com 4 entradas e uma saída mono. Fim.

Mas não será o caso. Irei apresentar brevemente o MX400 e mostrar para quem ele poderá ser útil, além de contar como ele quase resolveu uma outra necessidade.

Ele não é novo. Foi lançado em 2006. Menor do que um Monotron, o MX400 apresenta 4 entradas de linha (P10 mono), com controles de volume individuais, e uma saída (também mono, mas sem controle de volume master). A construção é muito boa. O MicroMix tem corpo em metal e knobs de boa qualidade. A fonte de alimentação acompanha o produto.

Quem precisa dele?

Qual é o público deste pequeno equipamento? Músicos/técnicos/outros que precisam economizar canais em uma mesa maior, por exemplo, entrando com 4 instrumentos mixados em um só canal. Tecladistas que desejam ligar seus sintetizadores, analógicos ou não, a um único amplificador e ter controle fácil de volume de todos eles a qualquer momento.

Para quem grava com o iPhone ou iPad e interfaces como iRig, Apogee Jam e GuitarJack, o MX400 pode ser uma boa alternativa para gravar ao vivo, sem compromisso, até 4 instrumentos já mixados (violão, guitarra, teclado e baixo, por exemplo), em um só canal. Também poderá facilitar o processo de gravação em várias pistas, de maneira alternada. Conecte os instrumentos que você desejar ao MX400 e libere o sinal apenas daquele que irá gravar no momento. Será mais fácil alterar apenas knobs de volume do que conectar e desconectar instrumentos da interface de áudio inúmeras vezes.

Isto sem falar das pessoas criativas em geral, que acabam inventando outras aplicações para o pequeno mixer. Mesmo que um pouco estranhas.

A maior virtude

Sem dúvidas, é ser compacto! Porém, há uma outras característica muito importante no MX400: baixíssimo ruído, mesmo nos volumes mais altos. No meu caso, utilizo o Mx400 justamente para ligar sintetizadores analógicos como o Monotron, Slim Phatty e Minibrute a um mesmo amplificador, que possui apenas um canal de entrada. Tudo funciona muito bem.

Preço e disponibilidade

O Behringer MX400 pode ser facilmente encontrado em lojas online e no Mercado Livre por menos de 100 reais. Se considerar comprar no ML, fica a dica de verificar a reputação do vendedor, garantir que o produto venha acompanhado de nota fiscal e fonte de alimentação em 110V, se for o caso da sua região.

Felicidade da música móvel ficou no “quase”

E como foi que o MX400 quase resolveu uma necessidade de parte dos leitores do MusicApps? É normal por aqui termos pessoas que tocam com mais de um dispositivo ao mesmo tempo. Dois iPads, um iPhone e um iPad, entre outras combinações. Costumo tocar com até 3 dispositivos diferentes e sei o quanto é chato ter a necessidade de estar próximo de uma mesa de som maior ou amplificador com maior número de entradas.

Então, há tempos procuro um mixer compacto, de preferência do tamanho do um iPod Touch, com a capacidade de permitir a ligação destes dispositivos para usá-los juntos em qualquer lugar, monitorando com fones de ouvido. O MX400 seria simplesmente perfeito, não fosse um detalhe: entradas e saída mono!

Desta forma, você pode até ligar iPads e iPhones ao MX400. Porém, perderá o áudio estéreo. E pior: não poderá monitorar com um fone de ouvido. Aliás, o fone funciona ligado à saída do UltraMix, mas apenas em um dos lados, como era de se esperar.

Enfim, enquanto a Behringer não faz um MX400 Stereo, a busca continua. Sugestões são bem-vindas.

Curta e compartilhe!