Guias e Tutoriais, Matérias, Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

Veja como funciona o Audiobus e conheça os apps que já trabalham com ele

Marcus Padrini dezembro 10, 2012 7 Comments »

O Audiobus acaba de chegar à AppStore e a expectativa era enorme para seu lançamento em função das grandes novidades que o título está trazendo para a música em dispositivos móveis, como iPhones e iPads. Então, que tal entender como ele funciona e conhecer os apps que já são compatíveis com a novidade?

Como fica fácil perceber na figura acima, o Audiobus trabalha com três barramentos para aplicativos. Da esquerda para direita temos:

  • barramento de entrada: aqui adicionamos os apps que enviarão áudio para os demais barramentos. Iremos tocar com estes aplicativos. Mais de um app pode ser adicionado sem problema.
  • barramento de efeitos: no centro da tela, temos a possibilidade de adicionar um app que irá funcionar como processador de efeitos. Ou seja, ele irá processar o áudio que vem do barramento de entrada e entregá-lo processado ao próximo barramento.
  • barramento de saída: é aqui que a mágica acontece. O áudio que chega dos outros barramentos pode ser então gravado em diversos apps como o MultiTrack DAW ou Loopy HD. Em tempo real.

Dentro de cada aplicativo compatível há também uma aba com os comandos rápidos do Audiobus.

Agora, vamos aos apps que já são compatíveis com o Audiobus:

  • Loopy e Loopy HD – Barramentos de entrada e saída. Excelente para loops ao vivo. Em promoção!
  • Funkbox – Barramento de entrada. Ótima Drum Machine!
  • JamUp XT e JamUp Pro XT – Barramento de Efeitos. Processador de efeitos para guitarra e baixo.
  • MultiTrack DAW – Barramento de saída. Versátil gravador multipista para iPhone e iPad.
  • NLog MIDI Synth e NLog Synth PRO – Barramentos de entrada, efeitos e saída. Sintetizador com modelagem analógica.
  • Rebirth para iPad – Barramento de entrada. Um clássico da música eletrônica.
  • SoundPrism Pro – Barramento de entrada. Ótimo para criar harmonias. Em promoção!
  • Sunrizer para iPad – Barramento de entrada. Poderoso sintetizador para iOS.
  • sir Sampleton – Barramento de entrada. Boa coleção de timbres variados.

Aplicativos com compatibilidade anunciada por seus desenvolvedores, mas ainda em fase de implementação: Echo Pad, PPG WaveGenerator, Magellan, Arctic Keys, ThumbJam, DrumJam, Animoog, Filtatron, Auria, BeatMaker 2, GlitchBreaks, Audulus, Orphion e Gestrument. A lista foi extraída do ótimo iOSMusician.com.

Em breve, muitos outros apps deverão expandir esta lista. Já está usando o Audiobus? Conte pra gente a sua experiência nos comentários!


Posts Relacionados

7 Comments

  1. Edson Caetano dezembro 10, 2012 at 9:49 pm - Reply

    Já estou usando, realmente muito bom, a única pena é o numero muito limitado de apps compatíveis, espero que os desenvolvedores abracem a idêia, pois é muito bom

    Só que o NLog fica travando direto no meu ipad2, muito estranho

    • Alexandre dezembro 11, 2012 at 9:01 pm - Reply

      Eu também tive problemas usando o Loopy e o JamUp Pro. Testei no ipod quarta geração.
      Da primeira vez que usei travou tudo e tive que reiniciar o aparelho. Da segunda ficou bem lento mesmo, praticamente não deu pra usar. A mudança de um app pro outro demorava muito. Achei uma pena pois estava com uma expectativa muito grande com o app. Ainda não tive tempo de testá-lo novamente, talvez amanhã eu tenha uma melhor sorte. Marcus, você constatou alguma lentidão nos aparelhos que testou?

      • musicapps dezembro 11, 2012 at 11:27 pm - Reply

        Alexandre, testei basicamente com o iPad 2. Nele, nenhum problema até usar o Sunrizer. Com efeitos e alta polifonia não funcionou muito bem, mas fiz alguns ajustes simples e ficou OK. Tenho que testar no iPhone e iPod Touch.

  2. Raphael Vaz dezembro 11, 2012 at 7:31 am - Reply

    Fale padrini, acompanho e admiro teu trabalho. Primeiro dia de audiobus e ainda nao dormi. Sobretudo porque a maioria dos apps que comumente uso nao são compatíveis ainda (uso muito dm1, ielectribe, animoog, alchemy, ims20, reactable, GarageBand, o fantástico ipolisix, ikaoss), portanto acabei tendo que comprar alguns dos que já são compatíveis, quer dizer, estou madrugando pra me ambientar nesses novos apps. A experiência inicial tem sido tremenda: o audiobus é muito intuitivo e funciona perfeitamente bem. Entretanto, um sonho que nao sei se vai realizar tão logo é a compatibilidade com o ipolisix… Estou ansioso no aguardo e diariamente acompanhando o musicapps para saber das novidades. Parabéns… Abraço

Leave A Response


× 8 = quarenta oito