Matérias, Notícias, Novo na iOS App Store!, Reviews, Reviews de Apps, iPad

Synergy Studio: sequenciador com recursos de estúdio para o iPad (review)

Marcus Padrini dezembro 1, 2012 2 Comments »

A 4Pockets é conhecida por ter criado pelo menos 2 ótimos aplicativos musicais para o iPad: o Aurora, um sequenciador no estilo TENORI-ON, e o Meteor, um versátil ambiente de gravação de áudio, com direito a sintetizadores e efeitos. Um novo lançamento da empresa agora também chama atenção. Trata-se do Synergy Studio, um aplicativo que combina recursos do Meteor e Aurora e oferece ainda mais versatilidade aos usuários na hora de criar ou tocar com o iPad.

Logo que chegou à App Store ainda ontem, o Synergy Studio gerou uma série de mensagens de leitores do MusicApps por e-mail e no nosso grupo do Facebook, com dúvidas sobre as características do novo aplicativo. Ele tem tudo o que o Meteor oferece? Ele é igual ao Aurora? Vale a pena ter todos eles?  Essas e outras perguntas serão respondidas neste review.

A ideia do Synergy Studio

Recebi o Synergy Studio para testes há cerca de 2 semanas. De lá para cá, venho explorando as potencialidades do app. Para começar, é bom dizer logo: ele não é só uma nova versão do Aurora, mas também não é capaz de fazer tudo aquilo que o Meteor faz.

O Synergy Studio é claramente uma fusão de recursos destes dois apps. Do Aurora veio o conceito da matriz de notas e a coleção de timbres diversificados. Do Meteor, a boa interface de sintetizadores, as automações, o teclado na tela e os ótimos efeitos, apenas para citar alguns exemplos.  Uma coisa é fato: a interface do Synergy Studio é bem mais amigável que as dos demais apps da 4pockets.

A aposta da 4pockets é oferecer uma experiência completa de produção musical eletrônica em um só app. Porém, o Synergy vai além e apresenta ótimas possibilidades de interação com outros apps musicais e equipamentos MIDI, como falaremos mais adiante.

A interface

Mixer completo

É muito mais confortável trabalhar com o iPad na horizontal, pelo menos na minha opinião. E quando os desenvolvedores sabem como dispor menus e áreas de ação aproveitando ao máximo este espaço, a experiência fica bastante agradável. É o que acontece com o Synergy.

Uma ideia bem legal da 4Pockets é diversificar a maneira como o usuário pode criar suas ideias no aplicativo. São várias interfaces de entrada. Para quem gosta do sequenciador matriz, é só sair espalhando as bolinhas pela tela para ouvir os sons. Outros irão preferir a interface de teclado virtual ou pads. Ambas também são úteis para gravar melodias e harmonias para quem já toca o teclado real ou tem intimidade com drum machines, por exemplo.

Timbres e efeitos

Sampler

São diversos timbres. Todos eles bastante “usáveis” e alguns que realmente impressionam. O Synergy divide seus timbres em diferentes geradores. Temos um Sintetizador completamente funcional, totalmente editável, uma seção de Kits de Bateria, uma coleção de samples e outra área de Pads. Vale dizer que o Synergy oferece um sampler versátil, capaz de trabalhar com várias amostras por instrumento.

Uma dica interessante é baixar a coleção de Samples do Korg Kronos logo após a instalação do app. Vá em Help -> Downloadable Sound Libraries e baixe o Instrument Pack 2 com amostras de 12 instrumentos do ótimo teclado Korg Kronos.

A pergunta inevitável: mas os timbres são melhores que os do Aurora? Objetivamente, respondo: são sim.

Porém, infelizmente uma coisa não mudou do Aurora ou Meteor. Escolher um timbre no Synergy poderia ser mais rápido e prático. Nada de difícil, mas o processo acaba sendo chato. Cada mudança de timbre exige tocar em pelo menos 2 opções. Não dá para abrir uma lista de presets e ficar testando cada um, sem fechá-la, para ouvir qual é melhor para sua necessidade naquele momento. Nada grave, mas poderia ser melhor.

A seção de efeitos merece destaque. Como ocorre com o Meteor, temos grandes efeitos no Synergy. O app já chega com Delay Stereo, Reverb e Chorus. Podem ser adquiridos separadamente Compressor, Equalizador Gráfico, Distorção e Phaser Stereo. O efeito mais caro é o compressor, custando 2.99 dólares. O mais barato é o Phaser, apenas 0.99 dólar.

Workflow

As ferramentas estão no Synergy, mas será fácil criar uma música com o aplicativo? Na minha opinião, sim. Vale conferir este vídeo bastante detalhado da 4Pockets mostrando, passo a passo, este processo.

Indo além do Synergy

Todo mundo gosta de um app que é capaz de fazer quase tudo, mas sempre falta aquele timbre que você gostou de outro sintetizador, seja ele real ou virtual.  Outra situação é querer começar algo no Synergy e finalizar em outro app.

Bem, o aplicativo oferece opções para estes dois casos. Vamos aos exemplos.

Se você quiser, poderá criar uma idéia com o Synergy e ouvir algumas (ou todas) as suas faixas com timbres de outros sintetizadores ou equipamentos MIDI. Basta tocar em Options e definir para qual canal MIDI aquela faixa irá disparar notas. Outros apps rodando em plano de fundo poderão receber estas notas MIDI, assim como instrumentos conectados ao iPad via MIDI.

Moog Slim Phatty controlado pelo Synergy com a iRig MIDI

Fiz uma demonstração disso acontecendo. No meu exemplo, sintetizadores e bateria são timbres do Synergy, mas o baixo está sendo tocado pelo sintetizador analógico Moog Slim Phatty, controlado via iRig MIDI. Já o solo foi executado no Geo Synthesizer controlando o Sunrizer, tudo sendo tocado ao mesmo tempo e em um só iPad.

A tecnologia WIST da Korg também está presente.

Se desejar exportar suas ideias para continuar em outro app ou compartilhá-las por aí, basta usar uma das opções de exportação: e-mail, soundcloud, copiar e colar faixa inteira, ou até mesmo copiar e colar múltiplas faixas, muito útil para o trabalho com o Meteor, por exemplo.

Disponibilidade e preço

O Synergy Studio está disponível na App Store por cerca de 20 dólares.


- Synergy Studio para iPad:

Synergy Studio (AppStore Link) Synergy Studio
Desenvolvedor: Limelight Software
Preço: USD 12.99
Baixar na App Store!

Tocabilidade (4/5)
Qualidade Sonora:
(4/5)
Interface gráfica: (4/5)
Flexibilidade: (4/5)
Profissional: (3.5/5)
Diversão: (4/5)
Geral: (3.9/5)

-

Conclusões

O Synergy Studio é um casamento interessante entre recursos dos bons Aurora e Meteor para iPad, ambos criados pelo mesmo desenvolvedor. O aplicativo aposta em uma interface bem feita e um workflow eficiente, até mesmo para quem não toca instrumento algum.

Com bons timbres, ótimos efeitos e boas possibilidades de automação, não é nada difícil criar algo no Synergy que soe realmente bem.

Do lado não tão legal, como disse anteriormente, creio que a 4Pockets precisa criar uma maneira mais simples de trocar presets no aplicativo. Acessar 2 ou 3 menus cada vez que você quer ouvir se sua melodia fica melhor neste ou naquele preset é algo realmente chato.

Se você se deu bem com o Aurora ou TNR-i ou simplesmente gosta deste tipo de interface e deseja contar com um app que oferece os recursos mais modernos para a integração com demais títulos e compartilhamento de áudio, o Synergy é uma ótima opção e pode ser o local onde boas ideias começarão e serão desenvolvidas.


Posts Relacionados

2 Comments

  1. Rogério agosto 8, 2013 at 8:17 pm - Reply

    Oi Marcus,

    Estou entrando nesse ambiente de gravação agora e estou ficando fascinado. Vendo que as opções são muitas, faço uma pergunta. Existe algum app ou outro recurso que faça captação de som ao vivo vinda de mics e transforme esse som em tímbres para serem utilizados quase ao mesmo tempo?

    Valeu Inté
    Rogério

    • musicapps agosto 9, 2013 at 8:38 am - Reply

      Rogério, bem-vindo! Eu não entendi muito bem a sua pergunta. Pode ser um pouco mas específico? Obrigado!

Leave A Response


2 × = dez