Audiobus: o que ele trará de bom para a música em iPads e iPhones

audiobus

Ele está chegando, finalmente! O Audiobus, aplicativo (ou protocolo) que promete revolucionar a interação entre apps musicais, pode estar próximo de seu lançamento. Se você acompanha o MusicApps ou outros sites internacionais do gênero já deve ter lido algo ou assistido algum vídeo demonstrando suas funcionalidades.

Mas o que é o Audiobus e o que ele fará pela música em iPads e iPhones? Criado por um grupo de desenvolvedores, o Audiobus é um aplicativo e também uma espécie de protocolo que visa superar uma das maiores limitações dos aplicativos musicais existentes para o iOS: o processamento de áudio entre apps. Quantas vezes você já não pensou em, por exemplo, melhorar sua música no MultiTrack DAW inserindo timbres do sintetizador Sunrizer, batidas da bateria eletrônica DM1, solos de guitarra gravados no Amplitube, etc, mas usando um só dispositivo e fazendo tudo em tempo real, como faria com o seu computador? Hoje isto ainda não é possível. Precisamos então recorrer a artifícios não muito práticos, como copiar e colar áudio entre aplicativos.

O que o vídeo abaixo mostra é justamente como o Audiobus irá mudar esta realidade. No caso, temos um app de loop, o Loopy HD (excelente, diga-se de passagem), gravando sons do sintetizador Sunrizer, em tempo real. Todo o trabalho com loops está sendo realizado em um só iPad, sem copiar e colar áudio, como se o Sunrizer fosse um plugin carregado no app Loopy HD.

[app 443663267]

[app 467923185]

Processamento de efeitos e outros recursos

Gravação de áudio entre apps está longe de ser o único recurso do Audiobus. A novidade também irá promover outro sonho antigo dos músicos que utilizam o iPad ou iPhone, como processar áudio entre apps, em tempo real. Isto significa poder utilizar um aplicativo para filtrar ou processar o áudio de outro. Dois exemplos de aplicação:

  • Gravar a guitarra no Multitrack DAW com o instrumento sendo processado por app de efeito como Amplitube ou AmpKit, em tempo real.
  • Usar o Moog Filtatron para filtrar o áudio de outros sintetizadores, como Sunrizer ou NLog, também em tempo real.

Além disso, o Audio bus também poderá ser utilizado para transmitir áudio entre dispositivos iOS por Wi-fi. Há possibilidade da novidade também funcionar com instrumentos virtuais do computador no futuro.

Preço, disponibilidade e compatibilidade

E quanto isto vai custar? Segundo os desenvolvedores, o Audiobus será oferecido por menos de 10 dólares. Seu lançamento já está atrasado e ainda não há data precisa para que o app apareça na App Store. Porém, o Audiobus já foi aprovado pela Apple e agora aguarda apenas mais apps compatíveis para ser lançado. Ou seja, é uma questão estratégica.

E como saber se seu app favorito será compatível com Audiobus? Bom, cada desenvolvedor deverá implementar o Audiobus em seu app. Porém, a utilização da API é gratuita e há toda a documentação necessária para guiar os interessados neste processo. Não há garantias se os apps mais populares serão compatíveis com o Audiobus. Mas, na minha opinião, acontecerá com o formato o mesmo que ocorreu com a Porta MIDI Virtual. Vai ser questão de tempo para que a maioria dos bons apps possua o recurso.

Quem não aguenta mais esperar, levante a mão. o/

Curta e compartilhe!