iGrand: piano para iPad com qualidade de instrumentos virtuais para computador

igrand

Desde quando o iPad começou a se apresentar como poderosa e versátil ferramenta para a produção musical, repito a mesma reclamação: faltam bons apps com timbres de piano e órgão. Timbres que tenham qualidade comparável aos produzidos por instrumentos virtuais para o PC/Mac. Aparentemente, metade do problema foi resolvido. A IK Multimedia acaba de lançar o iGrand para iPad, um aplicativo dedicado para timbres de piano, contando com amostras de até 17 modelos do instrumento.

Como diz a própria IK Multimedia na descrição do iGrand, existem vários títulos de piano na App Store. Porém, é realmente difícil encontrar algum que tenha uma qualidade realmente interessante para a prática e gravação.

pianos modelos igrand
Modelos de piano disponíveis no iGrand

O iGrand traz, em sua versão completa, 8 modelos de piano, todos sampleados em estéreo. Outros 7 modelos podem ser adquiridos no app como expansão. Para ser ainda mais versátil, todos os controles de dinâmica e efeitos do instrumento podem ser realizados na tela do iPad ou através de knobs e faders de controladores MIDI tradicionais, conectados ao tablet da Apple.

Confira as amostras de áudio e o vídeo de lançamento.

Agora, fique com as especificações do aplicativo, em português, lançadas pela IK Multimedia.

Recursos do iGrand Piano:

– 8 instrumentos de piano de cauda (grand) e de armário (upright) estéreo de multivelocidade (incluindo um ao fazer o registro)
– Coleção expansível de 9 instrumentos adicionais de qualidade de estúdio disponíveis instantaneamente através de compra dentro do App
– Intuitivos controles de edição de instrumento incluindo ambiência, tampa, brilho, liberação, afinação e transposição
– Gravador MIDI incluído com capacidades de “overdub” e “punch-in”
– Exporte as performances via E-mail, SoundCloud, compartilhamento de arquivo e cópia de áudio
– Grande metrônomo visual com volume de clique variável e andamento ajustável
– Editor de instrumentos fácil de usar com transposição para ajustar ambiência, tonalidade e afinação
– Suporte a Virtual MIDI e MIDI Program Change
– Baixa latência para execução em tempo real
– Projetado juntamente com o teclado MIDI portátil iRig KEYS e a interface iRig MIDI
– Versão GRÁTIS também disponível

O iGrand já está disponível na App Store. Há a versão paga, com 8 pianos, e outra gratuita, com apenas 2 modelos do instrumento. Os demais poderão ser adquiridos no aplicativo, como o de costume.

Se já testou o iGrand ou acaba de ouvir suas amostras de áudio, deixe suas impressões nos comentários. O aplicativo conseguiu chegar ao nível de bons pianos virtuais para PC e Mac?

[app 562917936]
[app 562914032]

Curta e compartilhe!