Guias e Tutoriais, Matérias, Notícias, Produção Musical, iPad

Geo Synthesizer para controlar Instrumentos Virtuais e Sintetizadores com modulação e bends independentes

Marcus Padrini outubro 13, 2012 2 Comments »

Quem acompanha o MusicApps sabe que sou fã do aplicativo Geo Synthesizer. Além de ser um dos títulos com maior tocabilidade da App Store, o trabalho de Rob Fielding e Wizdom Music é também um excelente controlador MIDI para outros apps, instrumentos virtuais e sintetizadores tradicionais.

Neste post vou mostrar como utilizar o Geo Synthesizer para controlar Instrumentos Virtuais e sintetizadores para obter vozes e bends independentes, algo praticamente impossível de ser obtido em controladores tradicionais e sintetizadores reais.

Explicando melhor: imagine que você está tocando seu teclado. Cinco teclas estão sendo acionadas. Ao mover a roda de pitch bend, o que irá ocorrer? As cinco notas terão a afinação alterada. Processo semelhante acontecerá com a roda de modulação. Ela irá afetar todas as notas tocadas.

No Geo Synthesizer, um dos recursos mais legais é deslizar por algumas notas, enquanto outras permanecem estáticas. Tudo bem se você está usando os próprios timbres do app, mas como fazer isso via MIDI?

Rob Fielding, criador do Geo Synthesizer, adotou algo semelhante ao processo utilizado por antigos sintetizadores analógicos polifônicos. Ou seja, no Geo é possível acionar um método em que cada nota tocada será disparada por um canal MIDI diferente, como se fosse uma voz independente, com todos os controles MIDI separados das demais notas que estão sendo tocadas.

O ajuste Channel Span define a faixa de canais MIDI para os quais o Geo irá disparar

Vamos ver um exemplo. O sintetizador Prophet V2 da Arturia é a reprodução de um clássico analógico para o computador. Entre suas principais características estão dois recursos: ser polifônico e ótimo para a criação de Pads e, no modo uníssono (ou monofônico) poder gerar leads poderosíssimos. Que tal tocar vários Prophet V2, ao mesmo tempo, usando o mesmo controlador e fazendo com que cada nota tocada soe em um dos instrumentos virtuais, preservando assim recursos como pitch bend e modulação por nota? Aí está.

Neste exemplo, a configuração é a seguinte: iPad com Geo Synthesizer como controlador MIDI, ligado ao computador pela interface iRig MIDI e uma interface MIDIxUSB tradicional. No Mac, MainStage com 4 instâncias do Prophet V2, cada uma recebendo mensagens por um canal MIDI diferente, indo do 1 ao 4.

No Geo, ajustes realizados para disparar notas nestes canais. Ou seja, cada nota tocada sai por um canal MIDI diferente de 1 a 4. Desta forma, temos bends e outros recursos independentes por nota.

Cada instância do Prophet recebe mensagens por um canal MIDI diferente

O mesmo processo poderia ser feito com sintetizadores reais, analógicos ou digitais. Por exemplo: se você possui synths modulares, seria possível colocar 4 módulos monofônicos em sequência, cada um recebendo por um canal MIDI, de 1 a 4, e controla-los de maneira única com o Geo Synthesizer.

Independência por nota em um mesmo software ou synth

Agora, um exemplo mais simples. Você poderá contar com os super poderes do Geo Synth como controlador, de forma fácil, utilizando instrumentos virtuais e sintetizadores multi-canais. Traduzindo: instrumentos que possam receber um timbre diferente para cada canal MIDI ativado. Dois exemplos: o software SampleTank, da IK Multimedia, e a parte Multi dos teclados da Korg.

Cada canal de 1 a 7 no SampleTank está com o mesmo instrumento carregado

Então, se você quer tocar um instrumento com independência de bends e modulação por nota, a receita é simples: carregue o mesmo timbre em quantos canais MIDI puder e utilize o Geo para disparar notas para estes canais. Tudo funciona de forma transparente ao tocar. Veja só.

Neste exemplo, o SampleTank para Mac possui o mesmo instrumento carregado nos canais MIDI de 1 a 7. O Geo foi configurado para disparar cada nota tocada em um destes canais, de forma sequencial. O resultado, mais uma vez, é a independência das notas para bend e modulação.

Foram dicas bem específicas. Porém, se possui instrumentos virtuais ou sintetizadores com estas características citadas no post, não deixe de experimenta-los com o Geo Synthesizer neste modo MIDI de vários canais. Os resultados são fantásticos e geram novas possibilidades criativas para performances.

Links dos apps e softwares citados no post:

Geo Synthesizer (AppStore Link) Geo Synthesizer
Desenvolvedor: Wizdom Music LLC
Preço: USD 9.99
Baixar na App Store!

Artikel wurde nicht gefunden

Dúvidas? Mande seu comentário abaixo!


Posts Relacionados

2 Comments

  1. Moysés de Carvalho outubro 14, 2012 at 6:03 pm - Reply

    Fantástica dica, Marcus! Milhões de ideias surgindo aqui na cabeça!

Leave A Response


+ 4 = dez