Atualização do VocaLive transforma iPads, iPods Touch e iPhones em processadores de efeito com qualidade digital

VocaLive e GuitarJack2

Há pouco mais de dois anos, quando tinha algum show ou ensaio, lembro bem como era o drama de contar com bons efeitos para voz e flauta transversal. Isto exigia carregar comigo um não tão pequeno rack de efeitos Lexicon, vários cabos e pedal para alternar presets. Hoje, iPod Touch, como o que você vê na foto acima, iPhone e iPad podem realizar trabalho semelhante, porém com maior versatilidade e, no caso dos dois primeiros, cabendo no bolso.  Com a atualização que o app VocaLive, da IK Multimedia, acaba de receber, isto fica ainda mais interessante.

O VocaLive é um dos poucos apps específicos para trabalhar com efeitos para voz em tempo real. Ele já era bom, mas limitado ao funcionamento com o microfone da IK Multimedia, o iRig Mic, e outros acessórios que se conectam à porta de fone/microfone dos dispositivos iOS.

Agora, o VocaLive acaba de receber pelo menos 3 ótimos recursos: compatibilidade MIDI, recurso de copiar e colar áudio, para a utilização das gravações tratadas em outros apps, e o mais importante deles, na minha opinião: compatibilidade com interfaces de áudio digitais que funcionam com o iOS.

Em outras palavras, isto significa poder utilizar diversos acessórios de áudio que são compatíveis com a porta dock de iPods, iPads e iPhones. No caso do iPad, alguns bons exemplos: iO Dock,  Apogee Mike, ou qualquer outro microfone USB conectado ao CCK. Já no iPhone, a GuitarJack 2, da Sonoma Wire Works, é uma das opções mais versáteis do mercado.

E foi exatamente o teste com a GuitarJack 2 que decidi realizar. Liguei um microfone Shure SM58 à entrada P10 da interface, regulei seu ganho e também a impedância de entrada, abri o VocaLive e comecei a experimentar. O resultado? Áudio cristalino, reverb agradável e latência extremamente baixa, ideal para ensaios e pequenas apresentações.

Vocalive iRig MIDI, iRig MIC

Outra maneira legal de usar o VocaLive é com seus parâmetros configurados via MIDI. Neste caso, a melhor opção é utilizar o iRig Mic e a iRig MIDI para ligar o dispositivo iOS a um teclado controlador ou outro equipamento MIDI. Basta selecionar o parâmetro desejado e mapeá-lo com um comando CC MIDI do controlador. Ideal para trocar presets, ligar e desligar efeitos, etc.

Enfim, para quem procura um processador de efeitos para voz compacto e versátil, vale conferir o VocaLive e seus efeitos. Ah, é bom dizer que o app permite combinar efeitos e gerar vários presets de usuário. Imagine a praticidade ao vivo.

Como todos os apps da IK Multimedia, o VocaLive está disponível em versões pagas e gratuitas.

[app 410619243]

[app 453480680]

[app 419846636]

[app 453478336]

Curta e compartilhe!