iPhone 5: o mais poderoso iPhone para fazer música? Saiba o que ele pode oferecer

Se você gosta de dispositivos móveis, com certeza esteve atento ao evento da Apple realizado na última quarta-feira (12/09). O tão aguardado iPhone 5 finalmente apareceu! Como sempre, o MusicApps não poderia deixar de publicar algo sobre o que o novo dispositivo poderá oferecer de melhor para aqueles que fazem, ou querem fazer, música com o smartphone da Apple.

Tela maior

Pela primeira vez, temos um iPhone com tela maior. Agora com 4 polegadas, desenvolvedores poderão explorar melhor a interface de seus aplicativos. Para sintetizadores, mais knobs e teclas. Para o MorphWiz, mais notas. Apara amplificadores e efeitos, mais recursos em uma única tela.

Novo processador e mais memória RAM

Com o processador A6, o iPhone 5 pode ser até duas vezes mais rápido que o modelo 4S. A quantidade de memória RAM dobrou! Temos um novo iPhone com 1GB de RAM, finalmente. Mais memória e processador melhor podem significar muito para apps musicais. Alguns exemplos: rodar mais apps simultaneamente em plano de fundo, alternar mais rapidamente entre apps sem comprometer o áudio que está sendo executado, etc.

Novos fones de ouvido

O iPhone 5, assim como os novos iPods, vem acompanhado de um novo modelo de fones de ouvido (Apple EarPods). Tudo bem que a maioria dos leitores nem deve utilizar o fone de fábrica da Apple para tocar com seus apps favoritos, mas tudo leva a crer que o novo modelo soará muito melhor, além de ser bem mais confortável. O novo modelo já está sendo vendido na Apple Store americana por 29 dólares.

Mais microfones no aparelho

O novo iPhone conta com 3 microfones. O tradicional está na parte de baixo do aparelho, enquanto os outros dois novos aparecem na parte superior, estando um na parte dianteira e outro na parte traseira. Durante a apresentação dos novos microfones, comentou-se sobre um novo recurso de cancelamento de ruído. Tudo isto poderá melhorar a qualidade do áudio capturado por apps gravadores quando não estivermos usando nossos microfones USB e interfaces de áudio.

E o conector lightning?

Pois é. Toda mudança de padrão gera alguns transtornos. A tradicional porta dock de 30 pinos já era. Foi substituída por um conector menor (8 pinos) e mais prático. Porém, TODOS os melhores acessórios de áudio para o iPhone foram feitos para 30 pinos. A solução? Um adaptador. O precinho é salgado: 39 dólares por uma espécie de Camera Connection Kit que nem faz o que a gente gostaria.

Ainda não há data de chegada do iPhone 5 no Brasil. Porém, quem quiser usufruir da tela maior e do novo iOS 6 poderá adquirir em breve a nova linha de iPods Touch. Agora coloridos, eles possuem apenas metade da memória RAM do iPhone 5 e trazem o mesmo processador A5 do iPhone 4S.

Depois desta rápida análise, deixo a pergunta com vocês: as novidades valem o upgrade?

Curta e compartilhe!