Guias e Tutoriais, Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

iPad JAM: GarageBand, Geo Synthesizer, iRig MIDI e Yamaha P95

Marcus Padrini setembro 24, 2012 14 Comments »

Semana passada, falei sobre a nova versão do GarageBand que permite, entre outros recursos, deixar o app tocando em plano de fundo e poder tocar com outro aplicativos ao mesmo tempo. Sei que existem vários apps que fazem isto. Porém, poucos possuem a qualidade de timbre do GarageBand e, principalmente, sua facilidade para montar ideias musicais.

Então, para demonstrar a novidade, no vídeo acima temos uma breve JAM de um só iPad rodando o GarageBand e o app Geo Synthesizer, contando com o apoio do piano digital Yamaha P95 e a interface iRig MIDI. Tudo feito na hora da gravação. Uma rápida batida no SmartDrums do GB, um pad chamado “Moonrise” controlado pelo P95 e o improviso no Geo Synthesizer, utilizando um lead de minha autoria, presente na versão original do app (com o nome de Padrini Lead), mas ligeiramente modificado com delay, ligeira distorção e filtro um pouco mais fechado.

Se você gostou do lead, o preset pode ser baixado aqui. Basta enviá-lo por e-mail para uma conta que você verifica no iPad ou iPhone e então abrí-lo no Geo Synthesizer.

GarageBand (AppStore Link) GarageBand
Desenvolvedor: Apple Inc.
Preço: USD 4.99
Baixar na App Store!

Geo Synthesizer (AppStore Link) Geo Synthesizer
Desenvolvedor: Wizdom Music LLC
Preço: USD 9.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

14 Comments

  1. Plinio setembro 25, 2012 at 8:32 am - Reply

    Muito bom. Posso dizer que comecei a me interessar por usar o Ipad pra musica graças aos videos e dicas do Musicapps. Espero em algum momento poder mandar algo pra vocês. Continuem o ótimo trabalho

    • musicapps outubro 16, 2012 at 4:46 pm - Reply

      Estamos aguardando! Abs!

  2. @paresq setembro 25, 2012 at 8:50 pm - Reply

    Muito lindo isso… fantastico!!!!

  3. Marcelo outubro 7, 2012 at 10:28 am - Reply

    Marcus, parabéns pelo site! Iniciativa realmente fantástica!
    Sou guitarrista e comecei a usar o iPad para tocar graças às suas dicas, agora estou viciado nisso!
    Acabei comprando o apogee jam, garage band, jamup pro e o ampkit+.
    Gostaria de tirar uma duvida… É possível tocar usando o jamup ou ampkit e gravar no garage band? O que seria necessário?
    Abraço!

    • musicapps outubro 16, 2012 at 4:33 pm - Reply

      Não até o momento. O áudio de um app não pode ser gravado por outro em tempo real. Isto poderá mudar com uma novidade chamada audiobus, procure por ela no blog. Obrigado

    • Luiza Medeiros outubro 16, 2012 at 8:15 pm - Reply

      Olá Marcelo,
      O Apogee Jam é uma interface digital? Como você classifica a qualidade do som dele?
      Hoje estou usando o GuitarPlay, que é plugado na entrada do Microfone do meu iPad. Você sempre utilizou o Apogee Jam ou já usou algum cabo mais simples também, para me dar uma comparação em relação a qualidade de som. Fiquei interessada neste Apogee Jam também.

      • Marcelo Baino novembro 30, 2012 at 4:04 pm - Reply

        Oi Luiza, desculpe a demora pra responder.
        O apogee Jam é digital sim, é ligado direto na conexão de dados do Ipad/iPhone ou na entrada USB dos Mac/PC.
        Antes de utilizar o Apogee jam eu usava o iRig, que é parecido com o que você tem.
        Posso te dizer que não tem nem comparação, o iRig fica parecendo brincadeira de criança perto do Apogee, principalmente com relação à ruídos.
        Espero ter ajudado, mesmo com algum atraso.
        Abraço!

  4. Luiza Medeiros outubro 16, 2012 at 7:02 pm - Reply

    Parabéns pelo artigo, gostei muito… Meu nome é Luiza Medeiros e comecei recentemente a utilizar o iPad para fins musicais. Estou utilizando um acessório simples chamado GuitarPlay que adquiri recentemente no site http://www.GuitarPlay.net.br, se eu não estou enganado acho que você já fez um review dele um tempo atrás. Ele é simples mas quebra o galho, sabe como é…
    Por enquanto estou testando as possibilidades com meu iPad 3, mas já anotei suas dicas. Seus posts estão me ajudando muito a descobrir novos Acessorios e Apps.

  5. @undefined outubro 23, 2012 at 10:50 am - Reply

    Não sei se é só comigo, mas o Garage band não funciona desta maneira se eu for usá-lo com o sampletank. Fica uma chiadeira só.

  6. @alexcumaru novembro 27, 2012 at 6:59 pm - Reply

    Olá, sou novo por aqui, gostaria de saber se existe alguma maneira mais facil para tocar ao vivo (tecladista) usando o ipad/iphone principalmente nas trocas dos timbres… desde já obrigado.

    • musicapps novembro 30, 2012 at 1:12 pm - Reply

      O Sampletank é ótimo pra isso. Participe do nosso grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/grupomusicapps/

      • Andrea agosto 23, 2013 at 11:45 am - Reply

        Olá, Marcio. Acompanho seu site a muito tempo, gosto demais de suas materias e comprei o iRig midi para meu teclado por causa de seus comentarios.
        Sobre o sampletank, ainda estou me batendo com ele. Não consigo usar/transferir os timbres para meu teclado. O que estou fazendo de errado? Você tem alguma dica, manual para este procedimento? Valeu!

        • musicapps agosto 25, 2013 at 4:38 am - Reply

          Andrea, obrigado! Mas é Marcus :) Na verdade vc não irá transferir timbre algum para o seu teclado, mas sim utilizá-lo para controlar os timbres do SampleTank no iPad. O áudio sairá do iPad, não do seu teclado. E os timbres sempre serão dos apps. Abs!

  7. moises bandeira julho 23, 2013 at 4:21 pm - Reply

    muito bom mesmo

Leave A Response


nove + = 14