Matérias, Notícias, iPad

Dicas para tocar ao vivo com o iPad e o app SampleTank

Marcus Padrini setembro 9, 2012 52 Comments »

Muito mais importante do que registrar os lançamentos de aplicativos musicais para iPhone e iPad é mostrar o que os músicos estão fazendo com eles para simplificar setups e facilitar a tarefa de tocar ao vivo, por exemplo. Este é o caso do nosso leitor Adriano Paresqui Bortoleto. Ele nos enviou dois vídeos que demonstram a utilização do iPad como parte importante do equipamento que utiliza para tocar ao vivo.

O Adriano optou por trabalhar com um teclado tradicional de 88 teclas, mas que possui diversidade limitada de timbres. Para ter mais sons disponíveis, a solução encontrada foi usar o iPad, o aplicativo SampleTank e um pequeno controlador Korg nanoKey.

Apesar do áudio não estar excelente, o vídeo abaixo dá uma boa ideia do que o Adriano conseguiu obter com esta solução. Outro app em destaque na performance é o SampleWiz de Jordan Rudess.

Sobre o vídeo o Adriano comenta:

Originalmente a introdução da música ”Teu Sangue” (última do vídeo) é feita na guitarra com uma distorção usada com um pedal que deixa com um som de sintetizador. Porém, como temos apenas um guitarrista, ficaria meio vazio sem a base de guitarra com distorção,  usei um timbre do SampleWiz que encaixou perfeitamente, principalmente executado diretamente na tela do iPad abusando dos slides.

A grande vantagem do SampleTank em relação a outros Apps é a facilidade de edição e velocidade para a troca de combinações.

No segundo vídeo, Adriano fala sobre o processo de montagem dos timbres no SampleTank e como utilizar o app ao vivo para mudar timbres, fazer combinações, etc. Vale a pena conferir.

Se você também está utilizando o iPad de forma criativa para aumentar suas possibilidades musicais, ou facilitar o dia a dia como músico, conte pra gente nos comentários!

SampleTank (AppStore Link) SampleTank
Desenvolvedor: IK Multimedia US, LLC
Preço: USD 19.99
Baixar na App Store!

SampleWiz (AppStore Link) SampleWiz
Desenvolvedor: Wizdom Music LLC
Preço: USD 9.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

52 Comments

  1. Renan setembro 12, 2012 at 12:24 am - Reply

    Olá,muito bom os videos,deu uma boa ajuda.
    Eu comprei um Irig Midi e vou usar o Sample Tank por MIDI,mas estou com uma dúvida qto a saída do áudio.
    Pretendo usar o ipad com o teclado em shows. Como devo fazer pra endereçar a saída do áudio em uma caixa amplificada ou um P.A ?

  2. musicapps setembro 12, 2012 at 9:19 pm - Reply

    Basta usar um cabo P2 Stereo x 2P10 Mono e ligá-lo a uma mesa ou caixa amplificada.

  3. Giusoares setembro 14, 2012 at 8:49 am - Reply

    Adriano Parabens cara, realmente vc esta usando o ipad ao vivo e fazendo um exelente trabalho,
    Gostei muito dos resultados, vou indicar para um brother que toca teclado.
    SONZERA VCS DEIXARAM O ESTILO DE VCS NAS MUSICAS.
    abs te mais

    • @paresq setembro 14, 2012 at 10:36 am - Reply

      Valeu Giu, indica sim… abraço

  4. Paulo Meira setembro 15, 2012 at 11:35 am - Reply

    Oi Marcus Padrini, como vai? cara primeiramente gostaria de agradecer pelos posts que vc faz…
    Olha, toco teclado e to louco por esse mundo da musica movel e virtual, mas apesar disso, não tenho muito conhecimento de como usar os apps, não tenho muita familiaridade com os termos tecnico usado (principalmente pq a maioria é em ingles), enfim, graças a vc devagarinho to aprendendo.
    Mas o meu maior objetivo e tocar ao vivo sabe!
    ja tenho o sampletank, o IRIG MIDI, e comprei um teclado controlador: o KRYPTON 61 DA WALDMAN. E uso por enquanto o iphone 4, mas ja to providenciando o ipad.
    O problema é que estou desesperado, pq o teclado controlador funciona com o garageband, music studio, 50 em 1 e outros… só não ta funcionando com o q mais me interessa: o sampletank. e agora o q faço? por que será q não pega?
    Outra coisa eu nao consigo editar timbres, programar esse controlador. ou seja, o controlador só reproduz o som e pegando o pitch bend (no garageband), os botoes do controlador estão inoperantes, pq não sei endereçar, ou não tem como?
    enfim me dá uma luz, por favor

    agradeço,

    Paulo Meira

    • @paresq setembro 15, 2012 at 5:55 pm - Reply

      Boa tarde Paulo, sei q vc perguntou para o Marcos, mas vou dar meus pitacos…hehehe

      Meu amigo teve o mesmo problema do midi não funcionar no SampleTank, experimenta apagar e baixar/instalar novamente que pode dar certo (como aconteceu com meu amigo)

      Sobre a troca de timbres pelos botões do teclado, ou outras funcionalidades, sei que o NanoStudio e o SampleWiz funcionam a troca de timbres (pelo menos com meu teclado funciona sem precisar alterar nenhuma configuração no App).

      Não parei pra mexer nisto, mas acredito que no SampleTank de pra vc mudar o canal midi de cada timbre que vc seleciona do projeto (programação) que está usando. Sendo assim, dependendo das configurações do seu controlador vc conseguirá usar estes recurso de troca de timbres.

      Espero ter ajudado. Abraço

      • musicapps setembro 18, 2012 at 6:39 pm - Reply

        Realmente vale o teste. Não há nenhum outro motivo de incompatibilidade que não seja algum problema no próprio sampletank e sua instalação. Remova e instale novamente. Tb vale a pena reiniciar seu dispositivo.

  5. Gabriel setembro 22, 2012 at 12:53 am - Reply

    Como vc montou o timbre de gaita?

  6. Gabriel setembro 22, 2012 at 11:16 am - Reply

    Não consigo fazer mais que um timbre tocar ao mesmo tempo e salvar como fez com os metais!

    • musicapps setembro 24, 2012 at 3:13 am - Reply

      Lembre-se de estar com as duas partes selecionadas (marcadas de vermelho) e com o mesmo canal MIDI configurado em ambas.

    • @paresq setembro 25, 2012 at 8:41 pm - Reply

      Depois que vc selecionou os dois timbres, vc clica no ícone de uma listinha, no canto superior esquerdo. Vai aparecer uma lista (pode estar vazia) com o nome para vc salvar o projeto.

      Sobre a gaita, é o timbre musete que fica em sons étnicos. Abraço

    • @wericsilva setembro 28, 2012 at 11:40 am - Reply

      Gabriel,

      Eu também tive esse mesmo erro, mas quando tentava tocar usando apenas o iPad. Quando conectei algum controlador ao iPad (testei usando o AKAI LPK 25 e o Axiom 61 2ng gen) funcionou perfeitamente.

      Para salvar os timbres, faz isso mesmo que o @paresq disse, mas pra fazer isso tem que ser na aba Keys. Depois que você clica na listinha no lado superior esquerdo, vai aparecer uma janela "Recording Manager", lá você vai conseguir salvar, carregar e fazer tudo como está descrito neste vídeo.

      Abs!

  7. @wericsilva setembro 28, 2012 at 11:44 am - Reply

    Antes de tudo, gostaria de parabenizar pelo site, muito útil mesmo e por esta excelente matéria, muito legal ver o que a galera anda fazendo com o iPad pra produzir música.

    Agora tenho uma dúvida….

    Eu criei por exemplo um Piano com Strings….logo, configurei o volume do String bem abaixo do volume do Piano, salvei a bagaça legal e beleza….só que quando fui colocar pra uso, reparei que ao mudar o volume no meu controlador, o SampleTank colocava ambos volumes (Piano e Strings) com a mesma altura.

    Alguém por favor sabe como evitar isso ou não tem jeito mesmo?

    Obrigado!

    • Johnny outubro 1, 2012 at 2:43 pm - Reply

      Acontece a mesma coisa comigo, gostaria de resolver isto tbm. Uso umx610 com o Sampletank.

    • @paresq outubro 3, 2012 at 12:42 am - Reply

      Olá @wericsilva… Existem controladores que vc consegue configurar se quer usar o volume dele apenas para internal sounds ou para externos. Vou dar uma pesquisada dentro do App e ver se tem como desativar esta funcionalidade, mas já adianto que a probabilidade maior é q não será possível ajustar isto no app. Verifique se seu controlador pode desativar o send do midi para o volume.

  8. HB2 outubro 30, 2012 at 9:55 pm - Reply

    Boa noite, a dificuldade que estou tendo aqui é poder tocar ao vivo com ritimos prontos, porem o que não estou conseguindo fazer é a introdução do ritimo e o final como o teclado faz, será que isso é possível com algum aplicativo? Porque só consegui fazer a Musica começar derrepente e acabar apartando o stop, fica horrível. Obrigado.

    • musicapps novembro 1, 2012 at 9:29 am - Reply

      Claudio, não me lembro agora de nenhum app que tenha esta função Intro/Ending de teclados arranjadores como você citou.

      • HB2 novembro 4, 2012 at 9:56 pm - Reply

        Obrigado pela resposta, o meu pai usa um violão caimbe midi pra controlar um teclado e plugamos ele na Alesis io dock pra controlar o sampletank e abandonar o teclado e essa foi a única coisa que não conseguimos fazer, intro/ ending que seria fundamental pra tocar ao vivo.

  9. Paulo fevereiro 6, 2013 at 11:47 pm - Reply

    Boa noite. Minha dificuldade esta no fato que o DO 1 esta disparando um seqüência midi do programa. Como utilizo basicamente os pianos fico limitado pelo fato de nao poder tocar esta tecla. Alguém sabe como desabilitar esta função?

    • @paresq fevereiro 9, 2013 at 2:46 pm - Reply

      Olá Paulo. No menu Keys tem um botão de loop na tela, vc precisa desmarca-lo para desabilitar a função dos loops que ficam ativos nas notas graves do teclado. Peguei uma foto do ST para iPhone mas é bem parecido com do iPad. Tem um botão de loop marcado, é só desmarcar.
      http://a949.phobos.apple.com/us/r1000/087/Purple/...

  10. Washington fevereiro 7, 2013 at 10:07 pm - Reply

    Marcus eu sei que fica até repetitivo, mas tenho que parabeniza-lo pelo blog, muitíssimo útil!

    Gostei muito do Post sobre o Sample Tank ao vivo, no entanto, não estou conseguindo combinar os timbres. Escolho um para cada "part" A, B, C e D e quando seleciono os ou mais, só é reproduzido o som daquele que está com a letra que identifica o part iluminada.

    O que eu estou fazendo de errado?

    Grande abraço a todos!

    • @paresq fevereiro 9, 2013 at 2:48 pm - Reply

      Olá Washington,

      Vc conseguiu selecionar mais de um ao mesmo tempo? Ex: clicando com 4 dedos de uma vez, um em cada parte. Caso sim, e ainda estiver acontecendo, verifique se todos os timbres estão no canal 1.

      Abraç

    • musicapps fevereiro 13, 2013 at 2:52 pm - Reply

      Obrigado pelo comentário e por acompanhar o MusicApps. Confira as dicas dadas aqui nos comentários e você deverá conseguir fazer o que pretende. Abs!

  11. Luís março 10, 2013 at 8:21 pm - Reply

    Tenho um ipad 2 iOS 6.1.2 e a alguns dias atras baixei o app Sample Tank e não consigo usa-lo com o câmera conect kit ligado no meu teclado Roland GW8, queria saber se existe algum modo de usar com o cck ou tenho mesmo que comprar o irig midi?

    • @paresq abril 11, 2013 at 7:58 pm - Reply

      Olá Luís, o Sample Tank funciona normalmente com o CKK, vc nao precisa comprar o iRig Midi para usa-lo. Tente desinstalar o programa e baixar novamente, ja vi casos onde isto resolvia o problema. Se não funcionar, verifique os canais midi, se os mesmos encontram-se no canal 1 por ex.

  12. Herbert Veiga abril 12, 2013 at 4:02 pm - Reply

    Alo amigos, desde já parabenizando o trabalho de vcs!
    Estou querendo uma solução, tenho um iPad e quero usa-lo como sampler, mais como fasso para usar ele sem q o metrônomo apareça no pA?
    Por favor m ajudem…

    • Herbert Veiga abril 12, 2013 at 4:03 pm - Reply

      Ok..

    • @paresq maio 5, 2013 at 1:08 pm - Reply

      Qual aplicativo de musica vc está usando?

  13. Herbert Veiga abril 12, 2013 at 4:21 pm - Reply

    Preciso q vcs m ajudem em uma duvida..como faço para usar meu iPad como sample? Desde já parabenizando o trabalho de vcs..

  14. leandro julho 10, 2013 at 4:28 pm - Reply

    Amigo muito bom me ajudou pakas. mas gostaria de saber se tem como tirar aqueles loops das 1º oitavas pra que eu pudesse usar os baixos mais graves do piano? grato

    • musicapps julho 13, 2013 at 4:12 pm - Reply

      Com o instrumento desejado selecionado, na aba KEYS, deixe desativado o botão que vem logo ao lado dos botões A, B, C e D. O que apresenta uma figura de uma pauta musical.

  15. Eduardo setembro 20, 2013 at 8:22 pm - Reply

    cara parabéns muito bom !!! toco teclado e to investindo neste campo muito vasto de sons virtuais !! vc me tiro muitas duvidas !!! se de faz mais videos de tutoriais do SampleTank !!! um abraço !!

    • @paresq outubro 21, 2013 at 10:22 am - Reply

      Muito Obrigado Eduardo :)

  16. Fabio brasil outubro 14, 2013 at 6:34 am - Reply

    Marcos, eventualmente algumas notas travam utilizando o sample tank ou garage band. Como resolver ?

    • musicapps outubro 18, 2013 at 11:33 am - Reply

      Verifique seu controlador MIDI ou interface utilizada. Este comportamento não é o esperado. Abs

  17. andré outubro 18, 2013 at 6:39 pm - Reply

    ola amigo queria saber se posso gravar a voz no beatmaker 2 ou no sampletamk se poder me ajudar agradeço obrigado ….

    • musicapps outubro 19, 2013 at 10:17 am - Reply

      No beatmaker 2, com certeza. No Sampletank, não.

  18. Alysson novembro 20, 2013 at 10:14 am - Reply

    Como colocar os 4 timbres selecionados no sampletank no mesmo canal, para tocarem juntos, e depois salvar? Desde já agradeço aos parceiros.

  19. Marcos janeiro 7, 2014 at 9:32 pm - Reply

    Alguém mais experiente no app pode me dizer como desabilitar das teclas de A-1 a C1 a função de disparar o looping?

    • musicapps janeiro 8, 2014 at 11:24 am - Reply

      Há um botão com a figura com uma espécie de pentagrama (pauta) no canto superior esquerdo da tela. Você deverá desabilitá-la em cada instrumento. Abs

  20. Marcio B abril 23, 2014 at 4:12 pm - Reply

    Olá! Parabéns pelo site mas, tenho uma curiosidade. Eu toco violão e canto e levo comigo um IPad que uso até para soltar algumas trilhas feitas por mim no CUBASI e gostaria de saber se existe alguma forma de trabalhar com o IPad como se fosse um teclado arranjador tendo meu violão como o disparador? Dedsde já muito grato e mais uma vez parabéns pelo site.

    • musicapps abril 24, 2014 at 8:20 am - Reply

      Existem alguns apps capazes de converter áudio em MIDI, como o Thumbjam. Porém, acredito que para o que você deseja, eles ainda não sejam tão confiáveis para levar ao palco e disparar sequências acionadas pelo violão. Abs!

  21. Joaquim maio 1, 2014 at 2:10 am - Reply

    Parabens pelo site e dicas mto bom mesmo. Agora preciso saber sera que usando o M Audio Axion 61, ele faz tdo certinho? dai conecto o Sample Tank nele e ja posso usar como vi nos videos? ( Desculpe talves seja um pergunta meio besta, mas sou meio leigo nesse assuntos ainda mas quero aprender) Obrigado.

  22. Philippe maio 15, 2014 at 11:47 pm - Reply

    Blz! Sabe dizer se ele tem algum acordeon? Se são bons os sons ou existe outro software que você conheça que seja melhor em sintetizar acordeons. Valeu!

  23. Ighordimas junho 10, 2015 at 7:18 pm - Reply

    Boa noite gostaria de saber se o aplicativo KORG im1 funciona com o acessório da Ik multimídia o Irig midi 2. Obg desde já.

  24. rogerio outubro 8, 2015 at 3:30 pm - Reply

    ola marcus, no video vi uma mesa de som do lado do teclado, vc usa ela como?

  25. Francisco outubro 6, 2016 at 5:50 pm - Reply

    Olá, estou tendo problema ao abrir 3 aplicativos ao mesmo tempo. Igrand, Ilectric e galileo organ. Quando uso o pedal de sustain começa a dar ruídos. Provavelmente memória ou processador. Seria o caso de mudar de ipad? Tenho o ipad 3. Abraços

    • musicapps outubro 11, 2016 at 1:10 pm - Reply

      Francisco, acho que vc pode antes tentar desativar o pedal de sustain no Galileo. Talvez essa sustentação de notas em todos eles possa estar gerando isso. Abs

Leave A Response


9 + = dezessete