Dicas para tocar ao vivo com o iPad e o app SampleTank

Muito mais importante do que registrar os lançamentos de aplicativos musicais para iPhone e iPad é mostrar o que os músicos estão fazendo com eles para simplificar setups e facilitar a tarefa de tocar ao vivo, por exemplo. Este é o caso do nosso leitor Adriano Paresqui Bortoleto. Ele nos enviou dois vídeos que demonstram a utilização do iPad como parte importante do equipamento que utiliza para tocar ao vivo.

O Adriano optou por trabalhar com um teclado tradicional de 88 teclas, mas que possui diversidade limitada de timbres. Para ter mais sons disponíveis, a solução encontrada foi usar o iPad, o aplicativo SampleTank e um pequeno controlador Korg nanoKey.

Apesar do áudio não estar excelente, o vídeo abaixo dá uma boa ideia do que o Adriano conseguiu obter com esta solução. Outro app em destaque na performance é o SampleWiz de Jordan Rudess.

Sobre o vídeo o Adriano comenta:

Originalmente a introdução da música ”Teu Sangue” (última do vídeo) é feita na guitarra com uma distorção usada com um pedal que deixa com um som de sintetizador. Porém, como temos apenas um guitarrista, ficaria meio vazio sem a base de guitarra com distorção,  usei um timbre do SampleWiz que encaixou perfeitamente, principalmente executado diretamente na tela do iPad abusando dos slides.

A grande vantagem do SampleTank em relação a outros Apps é a facilidade de edição e velocidade para a troca de combinações.

No segundo vídeo, Adriano fala sobre o processo de montagem dos timbres no SampleTank e como utilizar o app ao vivo para mudar timbres, fazer combinações, etc. Vale a pena conferir.

Se você também está utilizando o iPad de forma criativa para aumentar suas possibilidades musicais, ou facilitar o dia a dia como músico, conte pra gente nos comentários!

[app 464783893]

[app 431031166]

Curta e compartilhe!