SpaceWiz: visual de jogo, recursos de poderosa ferramenta musical

Muitos leitores do MusicApps já devem ter comprado algum app musical do estilo “Generative Music”, termo popularizado por Brian Eno para descrever música gerada de forma dinâmica por sistemas, geralmente softwares no computador. Um bom exemplo é o sequenciador Nodebeat. O mais novo lançamento do gênero é o aplicativo SpaceWiz, de Jordan Rudess.

Geralmente, tais apps dispensam conhecimento musical e são capazes de gerar texturas sonoras interessantes, na maioria dos casos, acidentalmente. Mas o que o app de Jordan Rudess tem de diferente dos outros títulos do gênero presentes na app store? A resposta é: um ótimo trabalho na interface e recursos musicais interessantes, capazes de colocar o controle sonoro nas mãos (ou dedos) do usuário.

Com visual de jogo espacial, o SpaceWiz trabalha o seguinte conceito: há uma série de elementos (planetas) no espaço, organizados em um pequeno sistema solar. Cada um possui sua órbita e pode emitir um som característico quando atingido por partículas, que podem ser geradas pelos gestos do usuário na tela, de maneira automática e randômica (chaos generator), ou ainda por um satélite, capaz de disparar dezenas de partículas por segundo, em uma dada direção no espaço.

Seria apenas um jogo com apelo musical interessante, se não fosse por um detalhe: tudo que ocorre no aplicativo pode ser configurado pelo usuário! Defina o timbre de cada planeta, assim como a tonalidade, escala, órbita, tamanho, efeitos, etc. São muitas configurações disponíveis.

Além disto, o SpaceWiz oferece um sintetizador monofônico que funciona de forma independente do sequenciador com planetas e satélite.

É legal dar uma olhada no próprio Rudess explorando seu mais novo lançamento.

Em uma série de tutoriais, Rudess ensina como utilizar o SpaceWiz.

Mas como o SpaceWiz pode ser utilizado para se fazer música? Na minha opinião, de várias maneiras! O app é ideal para gerar sons de fundo para trilhas, criar introduções e produzir texturas diferentes que dificilmente seriam elaboradas com ferramentas convencionais.

Passei algum tempo explorando o SpaceWiz e já possuo uma opinião formada sobre o novo aplicativo. Trata-se de um título que irá agradar usuários com níveis de conhecimento musical bastante variados. Quer apenas ouvir sons legais gerados de maneira aleatoria? Tudo bem. Mas que tal poder editar cada detalhe e fazer este sistema soar mais próximo do seu gosto musical? Isto também é possível.

Se você gosta de um gerador de sons mais espaciais e também de alguma experimentação, o SpaceWiz é bastante recomendado.

[app 541828795]

Curta e compartilhe!