MultiTrack DAW atualizado para gravar em 24 bits. O que há de bom nisto?

O MultiTrack DAW, um dos softwares de gravação de áudio mais antigos para o iOS, acaba de receber mais uma atualização. Desta vez, a novidade é a possibilidade de gravar em 24 bits com o iPhone ou iPad, além de também possibilitar a escolha de diferentes frequências de amostragem (44.1, 48, 88.2 e 96 kHz).

Mas afinal, que diferença isto pode fazer na sua gravação? Acredito que muitos leitores saibam que CDs possuem áudio em 16 bits, mesmo aqueles que soam incrivelmente bem. É uma limitação da mídia. Uma padronização feita para garantir um determinado tempo de gravação em uma qualidade que seria suficiente para apresentar o áudio com muita fidelidade.

Porém, o fato do CD ter áudio em 16 bits não quer dizer que os instrumentos e vozes foram gravados nesta resolução. Um procedimento comum entre os profissionais é realizar a gravação e todas as outras etapas da produção em 24 bits e, somente depois dos últimos ajustes, fazer a conversão de 24 para 16 bits, utilizando técnicas capazes de diminuir ao máximo a perda de qualidade neste processo.

Se comparados à gravações feitas em 16 bits, os registros em 24 bits apresentam maior fidelidade, capturando melhor variações de dinâmica. Então, se o hardware permitir, a recomendação é gravar sempre em 24 bits.

Sample Rate ou Frequência de Amostragem

Frequência de Amostragem sempre é um assunto polêmico, principalmente na internet. É fácil achar que quanto maior a frequência, maior a qualidade da gravação. Porém, não há necessariamente esta relação entre frequência e qualidade. Sample rate de 44.1 kHz é capaz de registrar todas as frequências que podem ser ouvidas pelos seres humanos.

Para saber de situações em que a Frequência de Amostragem mais alta pode ser a mais recomendável, recomendo a leitura deste post do site Audição Crítica.

MultiTrack DAW

Voltando ao MultiTrack DAW, o app agora permite que o usuário escolha a resolução (16 ou 24 bits) e a sample rate (44.1, 48, 88.2 ou 96 kHz). Claro que tudo isto dependerá do hardware utilizado. Ou seja, você precisa ter uma interface de áudio que faça gravações com estas configurações para utilizar os novos recursos.

Sempre é bom dar uma olhada neste post sobre a compatibilidade de interfaces de gravação com o iOS.

Um ponto, meio técnico, mas bastante interessante sobre a gravação no MultiTrack DAW é que, mesmo quando o projeto for iniciado como 16 bits, se o hardware oferecer a gravação em 24 bits, o registro será feito em resolução superior e depois convertido para 16 bits por meio de dithering, processo que irá proporcionar maior qualidade no áudio capturado do que a simples gravação em 16 bits.

Então, agora o iOS tem um aplicativo capaz de gravar, simultaneamente, diversas pistas de áudio e trabalhar com as principais resoluções e Frequências de Amostragem disponíveis nos softwares de áudio para o computador. Gravar com mobilidade e muita qualidade acaba de ficar um pouco mais fácil.

[app 329322101]

Curta e compartilhe!