Matérias, Notícias, Novo na iOS App Store!, Produção Musical, iPad, iPhone/iPod Touch

MultiTrack DAW atualizado para gravar em 24 bits. O que há de bom nisto?

Marcus Padrini julho 1, 2012 5 Comments »

O MultiTrack DAW, um dos softwares de gravação de áudio mais antigos para o iOS, acaba de receber mais uma atualização. Desta vez, a novidade é a possibilidade de gravar em 24 bits com o iPhone ou iPad, além de também possibilitar a escolha de diferentes frequências de amostragem (44.1, 48, 88.2 e 96 kHz).

Mas afinal, que diferença isto pode fazer na sua gravação? Acredito que muitos leitores saibam que CDs possuem áudio em 16 bits, mesmo aqueles que soam incrivelmente bem. É uma limitação da mídia. Uma padronização feita para garantir um determinado tempo de gravação em uma qualidade que seria suficiente para apresentar o áudio com muita fidelidade.

Porém, o fato do CD ter áudio em 16 bits não quer dizer que os instrumentos e vozes foram gravados nesta resolução. Um procedimento comum entre os profissionais é realizar a gravação e todas as outras etapas da produção em 24 bits e, somente depois dos últimos ajustes, fazer a conversão de 24 para 16 bits, utilizando técnicas capazes de diminuir ao máximo a perda de qualidade neste processo.

Se comparados à gravações feitas em 16 bits, os registros em 24 bits apresentam maior fidelidade, capturando melhor variações de dinâmica. Então, se o hardware permitir, a recomendação é gravar sempre em 24 bits.

-

Sample Rate ou Frequência de Amostragem

Frequência de Amostragem sempre é um assunto polêmico, principalmente na internet. É fácil achar que quanto maior a frequência, maior a qualidade da gravação. Porém, não há necessariamente esta relação entre frequência e qualidade. Sample rate de 44.1 kHz é capaz de registrar todas as frequências que podem ser ouvidas pelos seres humanos.

Para saber de situações em que a Frequência de Amostragem mais alta pode ser a mais recomendável, recomendo a leitura deste post do site Audição Crítica.

-

MultiTrack DAW

Voltando ao MultiTrack DAW, o app agora permite que o usuário escolha a resolução (16 ou 24 bits) e a sample rate (44.1, 48, 88.2 ou 96 kHz). Claro que tudo isto dependerá do hardware utilizado. Ou seja, você precisa ter uma interface de áudio que faça gravações com estas configurações para utilizar os novos recursos.

Sempre é bom dar uma olhada neste post sobre a compatibilidade de interfaces de gravação com o iOS.

Um ponto, meio técnico, mas bastante interessante sobre a gravação no MultiTrack DAW é que, mesmo quando o projeto for iniciado como 16 bits, se o hardware oferecer a gravação em 24 bits, o registro será feito em resolução superior e depois convertido para 16 bits por meio de dithering, processo que irá proporcionar maior qualidade no áudio capturado do que a simples gravação em 16 bits.

Então, agora o iOS tem um aplicativo capaz de gravar, simultaneamente, diversas pistas de áudio e trabalhar com as principais resoluções e Frequências de Amostragem disponíveis nos softwares de áudio para o computador. Gravar com mobilidade e muita qualidade acaba de ficar um pouco mais fácil.

MultiTrack DAW (AppStore Link) MultiTrack DAW
Desenvolvedor: Hamilton Feltman
Preço: USD 9.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

5 Comments

  1. Cleilton julho 1, 2012 at 2:49 pm - Reply

    Atualizei e, curioso, já testei. Só que o resultado não foi tão perfeito, pois ao tentar regular o volume de entrada de audio, percebi que, ao menos em meu iPad 2, havia um bug que não me permitiu alterar de fato. Daí o audio saturou. Vou realizar mais testes para confirmar…

    • musicapps julho 1, 2012 at 2:55 pm - Reply

      Cleiton, independente do bug, a dica é sempre tentar controlar o áudio de entrada na interface e não no software. Costuma ajudar a não ter problemas como este. Abs!

      • Cleilton julho 1, 2012 at 10:07 pm - Reply

        Valeu a dica! ;)

  2. Giusoares julho 2, 2012 at 12:09 am - Reply

    Realmente essa é uma ótima noticia!!!

    eu particulamente uso o ipad para gravar projetos musicas pessoais, por falta de um Macbook Pro, e sentia muita falta dessa possibilidade de gravar em 24 bits, mas ja estava bem satisfeito com os 16 bits oferecidos.
    só tenho algumas observações a fazer a respeito de algumas interfaces:

    APOGEE JAN grava em 24bits convertendo Analogico para Digital com 44.1khz e 48khz, mas no site diz que o ipad, iphone só suporta 44.1 khz, http://www.apogeedigital.com/products/jam.php#spe...

    ja a sonomawireworks GUITAR JACK 2 diz ser somente possivel reproduzir em 16bits devido a limitação do hardware, dizendo que assim que for possivel reproduzir em 24 bits tera uma atualização na interface GUITARJACK 2. http://www.sonomawireworks.com/guitarjack/guide/#...

    LINE6 mobile in ja trabalha com a qualidade de áudio 24-bit/48kHz http://line6.com/mobilein/specs

    Alesis io dock (não achei nada a respeito)

    cada empresa diz algo, como iOS é limitado a 16bits, outras dizem que é possivel 24bits a 48khz, em fim, achei que nunca seria possivel 24bits no ipad, iphone, mas ao ler no forum da HARMONICDOG criador do app MULTITRACK DAW tirei minha duvidas em realção a essa atualização. http://forum.harmonicdog.com/viewtopic.php?f=3&am... , realmente ELES TIRARAM LEITE DE PEDRA, e conseguiram resolver, e quebrando esse MITO de que o IPAD não reproduzia mas que 16bits.

    minha felicidade é saber que poderei usar minha TASCAM us-800 e desfrutar dos 96 KHZ em uma resolução de 24 bits

    só gostaria de saber sobre o alesis IO DOCK que no manual só diz que ( Frequency Response: 20 Hz – 20 kHz (+ 0.7 dB) ) NAO SEI SE ISSO QUER DIZER ALGO.

  3. Barbosa Sobrinho novembro 12, 2012 at 12:44 pm - Reply

    Adquiri o MultiTrack DAW e estou com dúvida quanto a gravação. É possível ouvir o playback numa faixa e gravar somente a voz na outra faixa? Quem poderia me orientar como fazer essa gravação?

Leave A Response


sete × 2 =