Matérias, Notícias, Novo na iOS App Store!, Produção Musical, iPad

Auria: aplicativo capaz de gravar até 24 pistas de áudio simultaneamente chega à App Store

Marcus Padrini julho 18, 2012 39 Comments »

Foi uma longa espera. Quase seis meses se passaram desde que o aplicativo Auria para iPad foi anunciado na NAMM 2012 pela Wave Machine Labs, em janeiro deste ano. O app deu o que falar quando os desenvolvedores divulgaram como um de seus principais diferenciais a possibilidade de gravação simultânea de até 24 canais e a reprodução de 48 pistas de áudio. Tudo isto em um iPad. Agora, o Auria chega à App Store com boas avaliações e pretende ser o melhor título de produção musical já lançado para o tablet da Apple.

Além da quantidade de canais que podemos gravar ou reproduzir simultaneamente, o que podemos falar do Auria? O aplicativo foi desenvolvido para ser utilizado em produções caseiras e também em trabalhos profissionais. Para isto, sua interface teve que ser projetada para ser simples, para qualquer usuário não ficar perdido, e seus recursos numerosos o bastante para não frustrar os mais exigentes.

Parece ter funcionado. Nos vídeos abaixo, podemos ter uma boa ideia do que o Auria tem a oferecer para duas realidades diferentes. No primeiro caso, o making of da música demo do aplicativo. Uma banda, seus instrumentos, um celeiro(?), um iPad com o Camera Connection Kit, interface USB compatível e lá está a gravação acontecendo.

No segundo exemplo, Russ, do canal Pro Tools Expert no YouTube, rasga elogios ao novo aplicativo e chega a rir de seu preço (49.99 dólares), afirmando que é o Auria é uma excelente ferramenta em sua faixa de preço.

Além disso, a Wave Machine Labs é mais um desenvolvedor a tentar trazer os plugins de áudio para o iOS. A diferença é que o Auria já chega com nomes de peso, como no caso dos plugins de efeitos da PSP.

Outro ponto alto nas especificações é o poderoso editor wave. Fades e outros ajustes na forma de onda são descritos como ações extremamente simples. Porém, confesso que não sou o mais crédulo neste tipo de interface para tarefas como estas. Editar o áudio gravado no Meteor e no Multitrack DAW me mostraram que a tela do iPad não possui resolução (ao toque) tão precisa a ponto de trabalharmos confortavelmente com botões e comandos tão pequenos e gestos muito sutis, com a mesma velocidade e baixa taxa de erro do bom e velho mouse. Ou então, eu simplemente posso não ter coordenação motora alguma. Nunca se sabe.

E como você pode usar o Auria? Além de adquirí-lo na App Store, será necessário ter bons acessórios feitos para o iPad ou que sejam compatíveis com o tablet usando o Camera Connection Kit. Aí vão dois posts que poderão ajudar.

Música no iPad: gravação de áudio com excelentes resultados

Tascam US-800: MIDI e gravação de até 8 canais de áudio com o iPad (Review)

Vale lembrar que a quantidade de canais que podem ser gravados ao mesmo dependerá da interface de áudio e da sua compatibilidade com o iPad.

Se alguém aí já está utilizando o Auria, não deixe de enviar suas impressões nos comentários!

Auria - Mobile Music Production (AppStore Link) Auria – Mobile Music Production
Desenvolvedor: WaveMachine Labs, Inc.
Preço: USD 12.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

39 Comments

  1. Blues Overdrive julho 18, 2012 at 8:35 am - Reply

    Eu não achei o preço tão engraçado como o Sr. Russ.

    • musicapps julho 18, 2012 at 7:16 pm - Reply

      Nem eu.

      • Marcus julho 19, 2012 at 12:39 pm - Reply

        È verdade galera mas o fator principal q penso seja importante e q eles nao mostram no video do making off è qual placa de audio eles usaram para gravar simultaneamente a banda ao vivo?! Penso q essa app traz recusrsos muito bons mas por exemplo um outro q poderia ser implementado è o de poder usar a placa de audio da motu ultra lite mk3 hybrid ou qualquer uma otra q tenha 8 in e 8 out para podermos escolher qual saida mandar um metronomo por ex… A motu tmb bem q podia lançar uma app compativel com as suas placas…. Brincadera ne… Por acaso vcs conhecem uma app q tenha timbres REALMENTE BONS pra usar um master keyboard ao vivo ? Akela da ik multimedia num me facinou tnt assim nao…

  2. Fábio Lopes julho 18, 2012 at 10:10 am - Reply

    Olá! Tenho utilizado o Auria esta semana testando em gravações antigas que tinha feito com outros apps: justamente operações simples, mas que até então não eram oferecidas no iPad(como seleções de áreas isoladas e uma enorme gama de microajustes nas mesmas- como os 4 tipos diferentes de fade e crossfade) e me agradou bastante a capacidade de zoom em cada faixa e senti pessoalmente uma facilidade grande em trabalhar com os ajustes(talvez o fato de utilizar o iPad como ferramenta de design gráfico tenha me dado uma facilidade maior para operar a tela de toque…hehehe). Achei fantástico o plugin opcional Micro Warmer, semelhante ao que já usava em desktop…dá outra vida! Sinceramente, estou bastante entusiasmado com esse app. No mínimo um novo conceito prum tablet.

    • musicapps julho 18, 2012 at 7:17 pm - Reply

      Ótimo review, Fábio! Obrigado!

  3. @paresq julho 18, 2012 at 4:19 pm - Reply

    Cara minha mão ta coçando de vontade de comprar este App, mas 50 obamas ta puxado einh… Alguem já comprou? Oque acharam?

    Este App parece ser fantástico!!!!

    • musicapps julho 18, 2012 at 7:18 pm - Reply

      Dá uma olhada no que disse o Fábio. O review dele é animador.

      • Arthur Metz agosto 15, 2012 at 3:57 pm - Reply

        Olá!
        Fiquei estremamente empolgado com este app! É incrível, e não vejo a hora de comprar ele!
        Porém, tenho uma dúvida quanto à ele.
        Gostaria de saber se ele é compativel com a interface Tascam iU2. Olhei no site, no local em que estão relacionados os equiamentos compativeis e os não compativeis e não vi nada sobre esta interface…
        Você tem algum conecimento, saberia me dizer se é compativel ou não?
        Aguardo o retorno!
        Abraço

    • Giusoares julho 19, 2012 at 12:14 am - Reply

      Adriano pode comprar que vale cada CENTAVO gasto,muito bom mesmo.

  4. Giusoares julho 19, 2012 at 12:12 am - Reply

    Realmente é fantastico! sem palavras, tem praticamente tudo que eu estava esperando.
    Multitrack Daw, e Meteor, ficou pra traz FACIL.
    É meio salgado o preço, mas vale cada CENTAVO GASTO.
    vou tentar explorar mais, estou querendo Grava uma batera com a tascam usando 6 MIC e ver o resultado.
    cada dia que passa e lança esses novos apps eu digo SEI QUE FIZ A COMPRA CERTA. ipad é maravilhoso.

    • @paresq julho 19, 2012 at 7:41 pm - Reply

      Legal Giu, valeu da informação, upa uns videos pra gente ver o resultado, mas mesmo assim vou esperar mais um pouco, estou guardando grana pra pegar um Korg Kronos em NOV. :)

  5. Marlon Moraes julho 19, 2012 at 5:46 pm - Reply

    Na época do anuncio na NAMM eu fiquei meio incrédulo, agora eu estou é maravilhado com esse App, aqui pra nós como disse Mr. Russ, R$100,00 por 24r/48p tem um custo beneficio, aceitável. Quanto custa um mixer básico com 8 canais por exemplo?
    A única coisa que eu realmente não gosto é ter que usar Hub USB com as interfaces de áudio, se tivesse uma interface dessas wireless aí sim seria perfeito, pois utilizar um dispositivo móvel como iPad ou iPhone conectado via cabo, perde um pouco da magia.
    De qualquer forma é um avanço e tanto!!!

    • Giusoares julho 21, 2012 at 9:47 pm - Reply

      Eu estou maravilhado, com tudo, eu penso no que eu queria no passado, queria comprar um Macbook e uma interface pra gravar com qualidade semi profissional, hj com apenas 1 ipad e uma interface se faz a miseria com qualidade proximo a qualidade profissional, enquanto ao preço é meio caro para um app, mas penssando em umprogama profissional para mac, preço de plugins para mac. Os preços se tornam baratos comparando ao plugins de mac PC. Entao temos um App semiprofissional com preço em conta.
      Marlon no caso da Tascam nao precisa de HUB. Usb direto no CCK., mas se fosse Wireless seria fantastico…. Abs

      • Marlon Moraes julho 22, 2012 at 4:01 pm - Reply

        Valeu pela dica da Tascam Giu, mas que wireless seria fantástico, isto seria sim, tenho esperanças que em breve ainda vai ocorrer, abraços!

    • Wesley Oliveira outubro 4, 2013 at 12:23 pm - Reply

      Ola Amigo, como vc gravar esses 24 canais? É DE 2 EM DOIS É ISSO? pq como disse não ha interface para ipad, com mais de 2 canais simultâneo.

  6. @JefArts julho 20, 2012 at 11:15 am - Reply

    Show de bola mesmo!! Senhores peço uma ajudinha…pois ainda sou leigo no assunto…minha intenção é fazer gravações da minha banda…como no primeiro vídeo acima..então vai a pergunta…qual é a interface onde está conectado todos os mic's, guita, baixo e teclado ? Ou é uma mesa de som com saída USB pro Ipad? eu não descobri no vídeo:(…..

    • Giusoares julho 21, 2012 at 9:34 pm - Reply

      Entao amigo me
      Parece q a interface de audio é aquele que é em formato de
      RACK DEMONSTRADO NO MIN. 0:45 com um multicabo em mão. Enquanto a gravaçao ao vivo, nao foi feito ao vivo, percebe -se no video q eles estao gravando alguns instrumentos juntos, tipo guitarra e batera, se colocar no AURIA SOMENTE PARA ESCUTAR A BATERA, vai perceber um som de guitarra vazando na gravaçao da batera, se tivesse gravado ao vivo, o mic OVER DA BATERA captaria o som dos outros instrumentos.
      Use uma interface tascam us 800 que resolvera seu problema, no site da auria tem uma lista de interface compativeis. Abs

  7. Saimon julho 23, 2012 at 12:03 pm - Reply

    Confio em tua palavra ao dizer que ele é impreciso na hora de edições, pois ao ver seus videos tocando no ipad concluo que coordenação motora certamente é uma de suas qualidades.

  8. Bruno Rios julho 23, 2012 at 5:50 pm - Reply

    Olá, Marcus. Primeiramente, como todos, gostaria de parabenizá-lo pelo site. Já o acompanho há alguns meses e, além de guitarrista, sou um entusiasta dos apps musicais. Com isso, não posso deixar de checá-lo diariamente.

    Gostaria de aproveitar o espaço para fazer uma pergunta que nem está tão relacionada a esse post específico, mas que achei mais oportuno aproveitá-lo do que ressucitar um tópico muito antigo.

    Temos visto ótimas DAWs para iPad e iPhone, mas minha grande inquietação é gravar com qualidade na DAW que possuo em meu Macbook, através da minha interface, os sons que produzo com apps como Morphwiz, Animoog, dentre outros. De maneira precária, ligo um cabo P10, com adaptador, no iPad e a outra ponta vai na interface e capto como um "instrumento real". Funciona, mas não tenho certeza se essa é a maneira mais adequada. O melhor seria gravar a faixa no próprio iPad e exportá-la para o projeto?

    A pergunta é um tanto boba, mas vejo muita coisa por aí sobre como gravar nos dispositivos móveis e pouca coisa sobre como se utilizar dos apps em gravações em "dispositivos fixos".

    Utilizo uma Fast Track Pro e o Logic 9 em um Macbook Pro 13".

    Bem, é isso, espero que a dúvida elucide as angústias de outras pessoas.

    Sorte e um grande abraço.

  9. Eduardo Falcão julho 27, 2012 at 8:46 pm - Reply

    Olá, comprei o auria e funciona sem problemas. Consegui baixar as musicas demo na parte de compras mas qualquer coisa paga, dá erro e diz para tentar depois. Alguém conseguiu comprar os in apps?
    Outra coisa, Giu, li no site do app que a tascam que vc usa tem um problema em relação à monitoração é verdade? E consigo ter mais que um out stereo para uso ao vivo com endereçamento de canais para os outs?

    Obrigado e espero que possam me ajudar!

    • Giusoares julho 27, 2012 at 11:17 pm - Reply

      sim amigo esta com um problema no VOLUME de monitoração que é independente do volume master da tascam, A tascam possui um volume geral, que mesmo que vc não use no ipad ele funciona como um MIXER, e possui um volume de MONITORAÇÂO que é o que vem do IPAD, ( esse volume de monitoração não funciona) mas como foi dito no forum eles estão trabalhando para uma proxima atualização corrigir esses erros, e outros BUGs quem vem acontecendo. (mas equanto eles não resolvem esse BUG, eu consigo monitorar direto da saida do ipad (sem problemas)

      mas ainda não tive o prazer de testar tudo, so fiz pequenos testes, latencia baixissima, equalizadores e compressores TOP, bem precisos, quero poder gravar a BATERA MICROFONADA.mas não tive tempo ainda.
      abs

      • Eduardo julho 28, 2012 at 7:26 pm - Reply

        Obrigado!

      • Eduardo Falcão agosto 10, 2012 at 9:44 am - Reply

        Giu, minha us800 esta para chegar e talvez vc possa me ajudar…
        Posso usar ipad2+us800 como mixer para som ao vivo? Ou seja usar efeito do auria e ter alguma saida para PA?

        Os pre amps da tascam clipam na monitoração?

        Me de algumas dicas por favor!

        Abraços

  10. Arthur Metz agosto 15, 2012 at 10:39 am - Reply

    Bom dia!
    Em primeiro lugar, fiquei empolgado demais com o Auria!!! É simplismente incrível!
    Pessoal, queria saber se a Tascam iU2 é compativel com esse app…
    Olhei no site da WaveMachine, nas interfaces relacionadas, mas não encontrei esse modelo…
    Alguém pode responder?
    Abraço!

    • musicapps agosto 15, 2012 at 10:52 pm - Reply

      Todas as interfaces de áudio compatíveis com o iPad são compatíveis com o Auria. Abs!

      • Arthur Metz agosto 27, 2012 at 4:36 pm - Reply

        Muito obrigado!
        Em breve, se for de interesse, mando algum comentário ou dica do seu uso!
        Abraço!

  11. Arthur Metz setembro 13, 2012 at 4:17 pm - Reply

    Marcus!
    Estou esperando a chegada da minha Apogee One para comprar o Auria!
    Mas fiquei com uma dúvida agora… O Auria é capaz de importar gravações feitas no Garageband? Pergunto isso em razão de que os teclados do Garage são muito interessantes… Podes me responder?

    Assim que chegar a interface mandarei algumas gravações!

    Abraço!

  12. Daniel setembro 21, 2012 at 10:42 am - Reply

    Eu já comprei o Auria e não me arrependi!
    Já to fazendo minhas gravações por ele…

    • Arthur setembro 26, 2012 at 10:50 am - Reply

      Sabes se o Auria é capaz de importar tracks do Garageband? Pergunto por conta dos timpbra do Garage…

      Obrigado!

      • musicapps outubro 16, 2012 at 4:45 pm - Reply

        Sim, vc poderá importar o arquivo finalizado do GB para o Auria, depois de enviá-lo por e-mail.

  13. Odemar Costa novembro 3, 2012 at 10:28 pm - Reply

    Marcos, boa noite. Sou narrador há 56 anos. Trabalho em meu homestudio e atendo a produtores de áudio e vídeo de todo o mundo http://www.portuguesebrazilvoiceover.com e http://www.odemarcosta.com Busco estar mais preparado para atender às solicitações de onde quer que esteja. Utilizo meu Ipad com alguns softwares que me permitem editar, sakvar em mp3 e enviar o áudio por Internet 3G. Utilizo microfone de condensador que exige alimentação Phantom power fornecida por um pequeno e portátil pré USB ART DUAL PRÉ. Limito-me a gravar minha voz em scripts para documentários, limpando-os e editando-os para enviá-los ao produtor de vídeo para a devida finalização. Nunca ouvira falar desse software. Localizei-o hoje e com ele seus comentários. Hoje utilizo Pocket Wave Pad, com bons recursos de ediçao, mas confesso que estou prestes a gastar nessa aquisião. Preciso (como estou muitas vezes na estrada) estar preparado para
    trabalhar até de dentro de meu estúdio improvisado em meu automóvel com vidros fechados, em local de pouco ruído externo) Se não for o melhor, haverei de ser o mais ágil no bem atender! Foi um prazer ler suas postagens. Odemar Costa – odemarlocutor@gmail.com

    • musicapps novembro 5, 2012 at 11:57 pm - Reply

      Odemar, ele é o que existe de melhor para gravação e edição de áudio hoje no iPad. Obrigado pela sua mensagem e gostaria de convidá-lo para nosso grupo de música com dispositivos móveis no Facebbok https://www.facebook.com/groups/grupomusicapps Será ótimo contar com você por lá! :)

  14. Odemar Costa novembro 10, 2012 at 12:59 pm - Reply

    Marcus, bom dia. Instalei o auria em meu Ipad. Meu conhecimento com Inglês é rudimentar. Meu interesse nesse software é poder ter minha voz e transferíla para duas ou três pistas para facilitar a narração de textos para produtores de vídeos. Não aciciono efeitos, mixagens, nada. Comprei-o pela vantagem de poder ter na tela mais algumas pistas para separ trechos para agrupá-los. Para gravar scripts e editá-los já utilizo o Pocket wave Pad que me permite salvar os áudios em mp3 e enviá-los aos clientes, diratamente do Ipad via 3Gs. Deixe-me seu email e telefone para agendar umas aulas com você, visto que Start Guide do Auria contém areia em demasia para "meu caminhãozinho" rs, rs, rs.
    Bom fim de semana, Odemar Costa, http://www.portuguesebrazilvoiceover.com e clique em "institucional" do site http://www.portaldbo.com.br Um grande abraço. Locutor e Jornalista Odemar Costa – email odemarlocutor@gmail.com

  15. Erik Baal abril 17, 2013 at 1:24 am - Reply

    Comprei agora em 2013 ja meio atrasado, mas to usando em conexão perfeita com SAMPLE TANK usando audiobus, so to apanhando ainda pra questões simples como uso do metronomo por exemplo.

  16. Agnaldo janeiro 7, 2015 at 4:49 pm - Reply

    Boa tarde, eu gostaria de saber se eu consigo gravar várias rádios ao mesmo tempo nesta app.
    Se não, me indique algum programa que faça isso, preciso fazer a gravação de 4 rádios em um mesmo computador.

  17. Airton junho 29, 2016 at 10:55 pm - Reply

    Boa noite, meu iPad é o new 3 , será que terei problemas no funcionamento do Áuria ?

    • musicapps julho 6, 2016 at 3:16 pm - Reply

      Não, apenas conseguirá trabalhar com menos tracks simultâneas.

Leave A Response


6 − = três