Auria: aplicativo capaz de gravar até 24 pistas de áudio simultaneamente chega à App Store

Foi uma longa espera. Quase seis meses se passaram desde que o aplicativo Auria para iPad foi anunciado na NAMM 2012 pela Wave Machine Labs, em janeiro deste ano. O app deu o que falar quando os desenvolvedores divulgaram como um de seus principais diferenciais a possibilidade de gravação simultânea de até 24 canais e a reprodução de 48 pistas de áudio. Tudo isto em um iPad. Agora, o Auria chega à App Store com boas avaliações e pretende ser o melhor título de produção musical já lançado para o tablet da Apple.

Além da quantidade de canais que podemos gravar ou reproduzir simultaneamente, o que podemos falar do Auria? O aplicativo foi desenvolvido para ser utilizado em produções caseiras e também em trabalhos profissionais. Para isto, sua interface teve que ser projetada para ser simples, para qualquer usuário não ficar perdido, e seus recursos numerosos o bastante para não frustrar os mais exigentes.

Parece ter funcionado. Nos vídeos abaixo, podemos ter uma boa ideia do que o Auria tem a oferecer para duas realidades diferentes. No primeiro caso, o making of da música demo do aplicativo. Uma banda, seus instrumentos, um celeiro(?), um iPad com o Camera Connection Kit, interface USB compatível e lá está a gravação acontecendo.

No segundo exemplo, Russ, do canal Pro Tools Expert no YouTube, rasga elogios ao novo aplicativo e chega a rir de seu preço (49.99 dólares), afirmando que é o Auria é uma excelente ferramenta em sua faixa de preço.

Além disso, a Wave Machine Labs é mais um desenvolvedor a tentar trazer os plugins de áudio para o iOS. A diferença é que o Auria já chega com nomes de peso, como no caso dos plugins de efeitos da PSP.

Outro ponto alto nas especificações é o poderoso editor wave. Fades e outros ajustes na forma de onda são descritos como ações extremamente simples. Porém, confesso que não sou o mais crédulo neste tipo de interface para tarefas como estas. Editar o áudio gravado no Meteor e no Multitrack DAW me mostraram que a tela do iPad não possui resolução (ao toque) tão precisa a ponto de trabalharmos confortavelmente com botões e comandos tão pequenos e gestos muito sutis, com a mesma velocidade e baixa taxa de erro do bom e velho mouse. Ou então, eu simplemente posso não ter coordenação motora alguma. Nunca se sabe.

E como você pode usar o Auria? Além de adquirí-lo na App Store, será necessário ter bons acessórios feitos para o iPad ou que sejam compatíveis com o tablet usando o Camera Connection Kit. Aí vão dois posts que poderão ajudar.

Música no iPad: gravação de áudio com excelentes resultados

Tascam US-800: MIDI e gravação de até 8 canais de áudio com o iPad (Review)

Vale lembrar que a quantidade de canais que podem ser gravados ao mesmo dependerá da interface de áudio e da sua compatibilidade com o iPad.

Se alguém aí já está utilizando o Auria, não deixe de enviar suas impressões nos comentários!

[app 524122834]

Curta e compartilhe!