Cantor: sucessor do Geo Synth traz recurso de tocabilidade inédito

Cantor

O desenvolvedor Rob Fielding (Mugician e Geo Synthesizer) acaba de lançar seu novo aplicativo, o Cantor. Com interface muito semelhante a do Geo Synthesizer, o Cantor traz algumas novidades interessantes. A maior dela é um novo recurso para definir a intensidade das notas, baseado na área dos dedos que está em contato com a tela.

Basicamente, funciona da seguinte forma: quanto maior a área do dedo em contato com uma determinada nota, maior volume ela terá. O interessante é que tudo ocorre de forma muito natural, uma vez que, quando queremos tocar uma nota mais forte, a ação normal é justamente pressionar a tela com mais força, aumentando a área do dedo em contato com a nota.

Este é o primeiro aplicativo para iPad/iPhone a utilizar tal sistema para determinar a intensidade das notas que estão sendo tocadas. A detecção de área esteve presente a fase beta do Geo Synthesizer, mas acabou não sendo lançada com o aplicativo. Os desenvolvedores temiam problemas com a Apple. A documentação para desenvolvedores iOS não contempla a função utilizada por Rob Fielding.

O ponto alto do Cantor é o trabalho como controlador para outros apps iOS preparados para lidar com sua sofisticada implementação MIDI. Assim como o Geo Synthesizer, o Cantor é capaz de disparar notas de uma melodia em 16 canais MIDI, de forma cíclica, fazendo com que cada nota tocada seja enviada em um canal MIDI diferente, permitindo bends independentes. A novidade é que tais aplicativos agora poderão receber também dados sobre a intensidade das notas tocadas no Cantor.

Para quem já está se aventurando com apps controladores MIDI comandando outros aplicativos em background, a compra do Cantor é altamente recomendada. São recursos MIDI avançados por um preço bem baixo.

[app 528194314]

Se você está na dúvida sobre quais são os melhores apps para usar com o Cantor, aí vão as minhas dicas:

[app 338977566]

[app 457216963]

[app 431031166]

Ah, e se você tem dúvidas sobre como tocar com o Cantor, é só dar uma olhada em tudo que já publicamos sobre o Geo Synthesizer. A ideia é a mesma. Há ainda um recurso de loop que mostraremos em um novo post.

Curta e compartilhe!