Matérias, Notícias, Produção Musical, Reviews, Reviews de Apps, iPad

Quasar: tweak feito por brasileiro reinventa a multitarefa no iPad jailbroken e traz novas possibilidades para apps musicais

Marcus Padrini maio 1, 2012 14 Comments »

Há alguns dias, recebi do nosso leitor Maycon James a dica do Quasar, um novo tweak para iPad capaz de permitir a abertura de vários aplicativos em janelas na tela do tablet com jailbreak, simultaneamente. O que parecia algo legal para tocar com apps musicais abertos ao mesmo tempo na tela do iPad se mostrou muito maior e poderoso. É exatamente isto que irei mostrar nesta matéria.

Para explicar melhor, um tweak é um programa que, quando instalado, altera características de um sistema, geralmente agregando novas funcionalidades. Nos iPads e iPhones com jailbreak, os tweaks fazem com que o iOS passe a se comportar de maneira diferente, com novos recursos que dificilmente seriam implementados pela Apple. Tais tweaks podem ser adquiridos na loja de aplicativos para iPads e iPhones com jailbreak, a Cydia Store.

-

Jailbreak não é pirataria

Antes de mais nada, vale lembrar que Jailbreak não significa pirataria. Atualmente, é possível destravar o seu dispositivo para recursos proibidos pela Apple e utilizar somente aplicativos legais, comprando normalmente apps na App Store e adquirindo outros títulos na Cydia. Títulos estes que, por um motivo ou outro, não foram ou não seriam aprovados pela Apple. Baixar aplicativos pagos de graça é outra história.

Porém, antes de sair por aí desesperado fazendo jailbreak de seu iPad ou iPhone, recomendo a leitura deste post até o final. O procedimento é relativamente simples para determinados dispositivos e versões do iOS. Acontece que tudo pode ser bem complicados com aparelhos mais modernos e a versão mais recente do sistema.

-

Quasar: fazendo a diferença nos apps musicais

Mas vamos falar do Quasar! Criado pelo desenvolvedor brasileiro Pedro Francheschi, o tweak ganhou destaque na internet muito rapidamente. A ideia do Quasar é permitir a abertura de aplicativos em janelas na tela do iPad. Isto significa, no mínimo, poder verificar seu e-mail enquanto o Twitter e o Facebook também estão abertos na mesma tela. Mas esta aplicação é uma das mais básicas tendo em vista o que o Quasar é capaz de fazer. :)

Para os apps musicais, nosso assunto principal, o Quasar possibilita experiências inéditas. Por exemplo: que tal tocar com o MorphWiz e GarageBand ao mesmo tempo? Ativar um sequenciador MIDI e fazer melodias no Bebot tendo acesso a tudo em uma mesma tela?

Vamos a alguns exemplo:

Porém, a coisa não para por aí. O que o Quasar faz para a música em iPads Jailbroken é reinventar a multitarefa no iOS. Exagero? Não mesmo. Quantos aqui já não passaram pela tentativa frustrada de controlar o Animoog ou o Sunrizer com o Geo Synthesizer?  Quantos não gostariam de usar apps controladores MIDI para controlar o GarageBand? Quem não quer combinar os apps musicais que desejar sem limitações de compatibilidade? Pois quase tudo isto é possível com o Quasar.

Ao abrir dois apps musicais na tela do iPad, eles de fato parecem estar rodando ao mesmo tempo. Não é necessário nem mesmo ativar o modo de áudio em background para que um possa tocar ao mesmo tempo que o outro.

Vamos às demonstrações:

Então, como vocês puderam perceber, o Quasar remove boa parte das limitações para a utilização simultânea de apps musicais. Observem que, em boa parte dos meus exemplos, usei o app MidBridge para fazer a conexão MIDI entre os apps CoreMIDI.

Limitações

Apesar de legal, a solução do Quasar não é mágica. O bom desempenho depende do poder de processamento do dispositivo e de quantos e quais apps musicais estarão funcionando ao mesmo tempo. Alguns apps mais pesados irão provocar o fechamento de outros, assim como eventuais travamentos e outros comportamentos estranhos.

Porém, é interessante trabalhar com aplicativos comuns como se estivessem preparados para áudio em background. Nunca havia conseguido fazer um playback no GarageBand e tocar com outro app enquanto isso, ou controlar o Korg iMS-20 com outro app MIDI, por exemplo.

-

Quem pode comprar e instalar?

Basicamente, qualquer iPad com jailbreak pode receber a instalação do Quasar. O tweak pode ser encontrado na Cydia Store, por 9.99 dólares. A instalação é simples e intuitiva. Após concluí-la, seu dispositivo será reiniciado e o Quasar já estará em funcionamento. É bom lembrar que o recurso pode ser desativado, a qualquer momento, nas configurações do iPad.

-

Como saber se meu iPad pode receber jailbreak?

Recomendo a leitura na própria internet. São muitos os sites em português falando do assunto. Para simplificar, no momento em que este artigo está sendo produzido, a situação é a seguinte: dispositivos com o processador A4, como o iPad 2 e o iPhone 4, e modelos anteriores podem receber jailbreak de forma simples e indolor, desde que possuam instalada no máximo a versão 5.0.1 do iOS. Mais orientações neste post do MacWorld.

iPads e iPhones com o iOS 5.1 e modelos com processadores mais avançados ainda são um caso complicado e envolvem jailbreak que requer ligação ao computador a cada boot do dispositivo, ou simplesmente não poderão ter jailbreak realizado na versão 5.1 do iOS. Então, se seu iPad está com o iOS 5.1, não recomendo o Jailbreak no momento de maneira alguma.

No meu caso, fiz jailbreak do meu iPad 1, que ainda não havia sido atualizado para o iOS 5.1 e estava na versão 5.0.1. O desempenho dos apps musicais simultâneos no Quasar já foi satisfatório, mas acredito que em iPads mais novos a situação fique ainda melhor, graças ao maior poder de processamento.


Posts Relacionados

14 Comments

  1. Giusoares maio 1, 2012 at 9:25 pm - Reply

    Iradoooo muito lokoooooo heim…. jailbroken ja fiz muitas vezes em meu ipod touch e somente uma vez no ipad2, mas depois resolvi usar normalmente, mas infelismente eu estou na versao 5.1 se desligar o ipad bye bye volta tudo ao normal…..

    Gostei muito desse aplicativo, quero ver como funciona com um app de guitarra mais o sampletank.

    Se fosse possivel gravar o som de todos apps em um multitrack daw, seria perfeito hehehe.

    mas ae é querer de mais…rsrsr

    Show de bola curti muito

  2. fantichel maio 2, 2012 at 12:11 am - Reply

    Gente, alguém pelo amor de Deus pede para esse Ph desbloquear o CCK para funcionar(novamente) no iPhone 4 iOS 5.0.1 e 5.1! Até pago por isso…
    Tenho um teclado controlador e o CCK. Meu sonho é usa-lo no iPhone!
    (Ajudem a divulgar até chegar ao conhecimento dele que existem muitos músicos querendo isso!)

  3. Maycon maio 2, 2012 at 12:38 am - Reply

    Valeu pela atenção e pelo excelente post Marcus!

    • musicapps maio 2, 2012 at 1:11 am - Reply

      Eu é que agradeço pela dica! :)

  4. @paresq maio 2, 2012 at 11:14 am - Reply

    Cara, quando eu vi a noticia deste tweak pensei: Certeza que o Marcos vai testar com os Apps musicais e postar uma matéria sobre.

    Porém veio mais rápido do que eu esperava, parabéns Marcos, ótimo post como sempre.

  5. paulohlp maio 2, 2012 at 1:20 pm - Reply

    Muito bacana. O desempenho deve ser lindo no "Novo Ipad".

  6. fantichel maio 2, 2012 at 4:48 pm - Reply

    Sério que ninguém se interessa pelo desbloqueio do CCK?

  7. Matheus Barros maio 7, 2012 at 3:54 pm - Reply

    O que vocês acharam da performance?
    Tentei rodar o Tabletop e o Studiotrack juntos e pareceu que ficou muito pesado :( rs

    Abs!

    • musicapps maio 12, 2012 at 8:42 am - Reply

      Depende dos apps abertos. Vale lembrar que o tabletop reune vários apps dentro do mesmo. É sempre bom fechar todos os apps que não estejam em uso e, de quando em quando, liberar a memória do iPad, com algum app capaz de fazer isso.

  8. @HugoLourenco44 maio 25, 2012 at 11:04 am - Reply

    Só pra atualizar a galera aqui: Saiu hj o Jailbreak pra IOS 5.1.1, todos os devices, exceto Apple TV.

  9. Gustavo junho 27, 2012 at 7:31 pm - Reply

    Aqui o quasar travou com o garageband + wi orchestra hehehe. vou testar mais uma vez! Quero gravar instrumento de sopro no garageband, mas tá difícil improvisar algo!

  10. Felipe março 13, 2013 at 1:41 am - Reply

    Galera tentei instalar no meu ipad 3 deu conflito e ficou em modo de segurança aluem poderia me ajudar

  11. Jeferson maio 19, 2014 at 9:31 am - Reply

    Tem pro iPad Air?

    • musicapps maio 19, 2014 at 12:05 pm - Reply

      Jeferson, tudo bem? Tudo indica que este recurso estará disponível em breve em novas atualizações do iOS. Abs

Leave A Response


× 3 = nove