Quasar: tweak feito por brasileiro reinventa a multitarefa no iPad jailbroken e traz novas possibilidades para apps musicais

Há alguns dias, recebi do nosso leitor Maycon James a dica do Quasar, um novo tweak para iPad capaz de permitir a abertura de vários aplicativos em janelas na tela do tablet com jailbreak, simultaneamente. O que parecia algo legal para tocar com apps musicais abertos ao mesmo tempo na tela do iPad se mostrou muito maior e poderoso. É exatamente isto que irei mostrar nesta matéria.

Para explicar melhor, um tweak é um programa que, quando instalado, altera características de um sistema, geralmente agregando novas funcionalidades. Nos iPads e iPhones com jailbreak, os tweaks fazem com que o iOS passe a se comportar de maneira diferente, com novos recursos que dificilmente seriam implementados pela Apple. Tais tweaks podem ser adquiridos na loja de aplicativos para iPads e iPhones com jailbreak, a Cydia Store.

Jailbreak não é pirataria

Antes de mais nada, vale lembrar que Jailbreak não significa pirataria. Atualmente, é possível destravar o seu dispositivo para recursos proibidos pela Apple e utilizar somente aplicativos legais, comprando normalmente apps na App Store e adquirindo outros títulos na Cydia. Títulos estes que, por um motivo ou outro, não foram ou não seriam aprovados pela Apple. Baixar aplicativos pagos de graça é outra história.

Porém, antes de sair por aí desesperado fazendo jailbreak de seu iPad ou iPhone, recomendo a leitura deste post até o final. O procedimento é relativamente simples para determinados dispositivos e versões do iOS. Acontece que tudo pode ser bem complicados com aparelhos mais modernos e a versão mais recente do sistema.

Quasar: fazendo a diferença nos apps musicais

Mas vamos falar do Quasar! Criado pelo desenvolvedor brasileiro Pedro Francheschi, o tweak ganhou destaque na internet muito rapidamente. A ideia do Quasar é permitir a abertura de aplicativos em janelas na tela do iPad. Isto significa, no mínimo, poder verificar seu e-mail enquanto o Twitter e o Facebook também estão abertos na mesma tela. Mas esta aplicação é uma das mais básicas tendo em vista o que o Quasar é capaz de fazer. :)

Para os apps musicais, nosso assunto principal, o Quasar possibilita experiências inéditas. Por exemplo: que tal tocar com o MorphWiz e GarageBand ao mesmo tempo? Ativar um sequenciador MIDI e fazer melodias no Bebot tendo acesso a tudo em uma mesma tela?

Vamos a alguns exemplo:

Porém, a coisa não para por aí. O que o Quasar faz para a música em iPads Jailbroken é reinventar a multitarefa no iOS. Exagero? Não mesmo. Quantos aqui já não passaram pela tentativa frustrada de controlar o Animoog ou o Sunrizer com o Geo Synthesizer?  Quantos não gostariam de usar apps controladores MIDI para controlar o GarageBand? Quem não quer combinar os apps musicais que desejar sem limitações de compatibilidade? Pois quase tudo isto é possível com o Quasar.

Ao abrir dois apps musicais na tela do iPad, eles de fato parecem estar rodando ao mesmo tempo. Não é necessário nem mesmo ativar o modo de áudio em background para que um possa tocar ao mesmo tempo que o outro.

Vamos às demonstrações:

Então, como vocês puderam perceber, o Quasar remove boa parte das limitações para a utilização simultânea de apps musicais. Observem que, em boa parte dos meus exemplos, usei o app MidBridge para fazer a conexão MIDI entre os apps CoreMIDI.

Limitações

Apesar de legal, a solução do Quasar não é mágica. O bom desempenho depende do poder de processamento do dispositivo e de quantos e quais apps musicais estarão funcionando ao mesmo tempo. Alguns apps mais pesados irão provocar o fechamento de outros, assim como eventuais travamentos e outros comportamentos estranhos.

Porém, é interessante trabalhar com aplicativos comuns como se estivessem preparados para áudio em background. Nunca havia conseguido fazer um playback no GarageBand e tocar com outro app enquanto isso, ou controlar o Korg iMS-20 com outro app MIDI, por exemplo.

Quem pode comprar e instalar?

Basicamente, qualquer iPad com jailbreak pode receber a instalação do Quasar. O tweak pode ser encontrado na Cydia Store, por 9.99 dólares. A instalação é simples e intuitiva. Após concluí-la, seu dispositivo será reiniciado e o Quasar já estará em funcionamento. É bom lembrar que o recurso pode ser desativado, a qualquer momento, nas configurações do iPad.

Como saber se meu iPad pode receber jailbreak?

Recomendo a leitura na própria internet. São muitos os sites em português falando do assunto. Para simplificar, no momento em que este artigo está sendo produzido, a situação é a seguinte: dispositivos com o processador A4, como o iPad 2 e o iPhone 4, e modelos anteriores podem receber jailbreak de forma simples e indolor, desde que possuam instalada no máximo a versão 5.0.1 do iOS. Mais orientações neste post do MacWorld.

iPads e iPhones com o iOS 5.1 e modelos com processadores mais avançados ainda são um caso complicado e envolvem jailbreak que requer ligação ao computador a cada boot do dispositivo, ou simplesmente não poderão ter jailbreak realizado na versão 5.1 do iOS. Então, se seu iPad está com o iOS 5.1, não recomendo o Jailbreak no momento de maneira alguma.

No meu caso, fiz jailbreak do meu iPad 1, que ainda não havia sido atualizado para o iOS 5.1 e estava na versão 5.0.1. O desempenho dos apps musicais simultâneos no Quasar já foi satisfatório, mas acredito que em iPads mais novos a situação fique ainda melhor, graças ao maior poder de processamento.

Curta e compartilhe!