Matérias, Notícias, Produção Musical, iPad

O Novo iPad para se fazer música: vale a pena?

Marcus Padrini maio 15, 2012 19 Comments »

O Novo iPad

Recentemente, recebi diversos e-mails de leitores perguntando o que diferencia o Novo iPad dos seus modelos anteriores para se fazer música. Apesar de já ter experimentado o novo modelo, ainda não possuo o Novo iPad e nem sei se chegarei a comprar um. O motivo da dúvida eu explico agora neste post.

Desde sua apresentação, o Novo iPad foi caracterizado pela Apple como a grande evolução (ou revolução) em termos de resolução de imagem em um tablet. De fato, sua tela, com o dobro da resolução e 4x mais pixels em relação ao modelo anterior, é superior e possui definição capaz de impressionar.  O grande poder de fogo atribuido ao Novo iPad, porém, sempre está relacionado a jogos, vídeos e fotos.

Mas e para os apps musicais, o que mudou? Aparentemente, nada. Em conversa com alguns desenvolvedores, pude perceber que, se por uma lado o iPad ganhou processador gráfico superior e mais memória RAM (1GB), por outro, estas mesmas novidades parecem ficar ocupadas demais em cuidar de todo o poder gráfico do novo tablet.

Vale dar uma olhada neste comparativo de performance. O iPad 2 é o preto e o Novo iPad, o branco. Observe como o Novo iPad se destaca apenas nas aplicações de gráficos mais complexos. O iPad 2 teve desempenho melhor em vários casos.

Até o momento, não tenho notícia de nenhum aplicativo musical que se destaca rodando no Novo iPad, em comparação à performance do mesmo título no iPad 2. Os apps musicais atualizados recentemente receberam apenas ajustes de resolução para o Novo iPad. E, por falar em iPad 2, o modelo continua sendo vendido na versão wi-fi com 16 GB e agora conta com uma vida útil da bateria um pouco maior.

Na minha opinião, continua valendo aquela velha máxima da atualização de produtos da Apple: dá para ser feliz saltando sempre um modelo entre uma compra e outra.

O Novo iPad será excelente para quem comprou apenas o iPad 1 ou está adquirindo um iPad pela primeira vez. Para os músicos que já possuem o iPad 2, o investimento só se justifica se a qualidade da nova tela fizer diferença para outras aplicações além da música.

Tratando-se exclusivamente de apps musicais, o Novo iPad e o iPad 2 são praticamente equivalentes. Talvez possa existir alguma diferença na hora de trabalhar com vários apps em plano de fundo, devido ao aumento da memória RAM. Porém, nada disto foi confirmado até o momento.

Por enquanto, ficarei somente com meus iPads 1 e 2. E você? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.


Posts Relacionados

19 Comments

  1. Giusoares maio 15, 2012 at 1:05 am - Reply

    Eu cheguei exatamente nessa opnião, eles só aumentaram a memoria e o processador grafico, nada mais. A unica vontade de ter o novo Ipad é pelo fato de ele tirar fotos e gravar videos com qualidades exelente. Só isso nada mais. Alem do mais eu possuo o alesis io dock, e concerteza ainda nao fizeram adaptador para esse modelo,pelo menos até o momento.

    Te mais

  2. deniscass maio 15, 2012 at 1:19 am - Reply

    Também sou desenvolvedor de aplicativos e não vi diferença mesmo na questão de processamento e em aplicações que pedem mais processamento ou memória. Talvez em algum update de software da Apple para o Novo Ipad superar isso. Ouvi dizer que o processador tem mais dois núcleos de processamento desativado (ele seria um quad-core) e se isso for verdade, seria ótimo ter um Ipad quad-core pros nossos apps musicais.

    Aproveitando, não sei se mais alguém já notou, mas notei que depois do IOS 5.1.1 estou tendo problemas para usar apps como o Alchemy junto com Geosynth e o Sunrizer… antes eu conseguia controlar os dois com o Geosynth ou o Soundprism… dava pra fazer uns pads maravilhosos com o alchemy e o sunrizer em background… agora não dá mais… estranho… :(

    • rafael dantas maio 15, 2012 at 11:45 am - Reply

      Depois da atualização do iOS 4.3.5 para o iOS5, que quase matou o Alesis iODock, eu tenho medo de atualizar meu iPad…

  3. @HugoLourenco44 maio 15, 2012 at 7:45 pm - Reply

    Se conseguir fazer negócio no meu iPad 2, vou acabar trocando, mas por outros motivos, pois para apps musicais o 2 ainda está cumprindo a tarefa com bastante folga….
    Abs!

  4. Maycon maio 15, 2012 at 10:28 pm - Reply

    Eu tenho um iPad 1 e um iPhone 3GS…
    Eles possuem a mesma memória, 256, contudo, alguns jogos mais pesados ou mesmo apps musicais como o GARAGEBAND apresentam crash no iPad e nunca caíram no iPhone.
    Estava interessado em comprar o New iPad… Mas parece que o 2 é uma opção melhor.

  5. Marlon Moraes maio 16, 2012 at 2:42 pm - Reply

    Tinha o iPad1 e já não estava dando pra utilizar alguns apps principalmente o GB, como sou arquiteto e a performance em gráficos é importante pra mim também, não tive duvidas troquei pro Novo iPad e estou super satisfeito!!!

  6. LucasOliveira maio 16, 2012 at 5:34 pm - Reply

    Penso exatamente desse jeito, diferença pra Apps não tem mesmo, a não ser os que utilizem a GPU, acredito que o 2 ainda é o melhor Custo x Benefício, mas, como ainda não tenho iPad, logo, se Deus quiser, pegarei o iPad de 3ª geração…

  7. ArthurMetz maio 17, 2012 at 1:28 pm - Reply

    Olá! Não tenho ipad ainda, mas quero muito comprar um… O Novo iPad me chamou muita atenção por conta da camera e da resolução. Porém, me interessa muito o Alesis IO dock. Pelo que tenho lido o Novo iPad não funciona com esse dock… Vcs sabem se a Alesis tem planos para um dock para a 3ª geração do tablet?
    Obrigado!

    • Sergito show Dj maio 24, 2012 at 3:43 am - Reply

      Olá no momento ainda n chegou o meu Io Dock mais o Ipad 3 sim. Eu andei conversando com um amigo que tem o io dock e ele disse que o Ipad 3 Encaixou perfeito no Io Dock sem folgas e que ficou perfeito sem erros nenhum.

      • musicapps maio 27, 2012 at 11:27 am - Reply

        Ótimo! Obrigado pela ajuda!

  8. ArthurMetz maio 17, 2012 at 2:15 pm - Reply

    Olá! Não tenho ipad ainda, mas quero muito comprar um… O Novo iPad me chamou muita atenção por conta da camera e da resolução. Porém, me interessa muito o Alesis IO dock. Pelo que tenho lido o Novo iPad não funciona com esse dock… Vcs sabem se a Alesis tem planos para um dock para a 3ª geração do tablet?

  9. @paresq maio 17, 2012 at 9:54 pm - Reply

    Tenho o iPad2 e nao pretendo Comprar o New iPad, pelo menos por enquanto. Acho q até compensa, pois a gente (ou a maioria) nunca usa exclusivamente para a música. Sem contar que o preço está muito bom.

    Meu único medo é quando lançar o iOS 6, com certeza ele vai poder usar todo o potencial do novo Hardware do iPad, afinal o iOS 5 não foi desenvolvido para um processador 4 núcleos.

    Vamos aguardar e ver a diferença, acho q ainda é cedo pra dizer. Quero um macbook agora :)

  10. Marcelo Souza maio 22, 2012 at 11:30 pm - Reply

    Hmm. Eu já acho que faz diferença. Pra quem já usou o IMS20 Synth no ipad, sabe que ficar lento aquele monte de coisa escrita minuscula na tela do ipad 1 e 2 não rola, toda hora vc tem que ficar dando zoom pra ler direito, o MESMO App, quando sair pra RETINA vai ficar MUITO mais legivel TUDO. A legibilidade de todos os Apps de musica com 500 botões na tela, vai melhorar absurdamente. Alguns já fizeram update e eu senti uma boa diferença, o TableTop por exemplo, dá pra ler tudo nos modulos, mesmo em zoom OUT. Pode ser uma diferença marginal, mas vale a pena.
    E o iPad é uma TELA, tendo mais processamento dedicado à TELA (e parece que mais RAM liberada), os programas tendem a trabalhar mais "soltos", com mais CPU pro som, por exemplo. (Suposição logica).
    Mas pro uso geral concordo que vale mais a pena pra quem não tem ipad ou tem ipad1 do que pra quem tem ipad2. Lembrando que o novo ipad tá mais barato que o ipad 1 e 2 no lançamento e tá valendo mais a pena comprar aqui do que importar declarando (sai mais barato aqui, pasmem !)
    Como eu estou sentindo uma diferença MUITO positiva com o retina (pq leio muito e uso pra imagem), eu acho que valeu cada centavo e to doido que saiam logo todos os Apps pro Retina, incomoda ver coisas com a res do ipad antigo depois q acostuma com o novo. :)

  11. Gustavo junho 17, 2012 at 10:27 pm - Reply

    Graças a esse site acabei comprando meu iPad, começando pelo 'novo iPad'. Agora é começar a seguir as dicas pra me divertir com música!!!

    • musicapps junho 17, 2012 at 11:50 pm - Reply

      A Apple ainda vai me pagar por isso. ;) Seja bem-vindo!

  12. celso junho 27, 2012 at 6:58 pm - Reply

    tinha um ipad 2 excelente mas as mudanças para o ipad 3 ou novo ipad são muitas esqueceram de dizer a resolução da tela impressionante maior que full hd 2780X acho 1520 full hd 1920×1080, para musica por enquanto mudou pouca coisa, mas as camera de 5mpx e filmagens em full hd da filmadora são mudanças importantes, e essa memoria ram a mais faz a diferença bom meu ipad 3 chegou ontem ainda estou fuçando nele, mas só de olhar para a tela a gente ja ve a diferença teve muitas mudas tecnologicas sim, mas o ipad 2 ainda contuna sendo uma boa opção gostava muito do meu abraços

  13. Eduardo fevereiro 14, 2013 at 2:16 pm - Reply

    Bom, vou aproveitar o tópico e perguntar uma coisa, comprei a algum tempo o novo Ipad (3) uso lindo ele, porém comprei o câmera connection kit e não consigo ligar o meu controlador da akay que eu utilizava no iPhone, alguém teria alguma sugestão?

    • musicapps fevereiro 15, 2013 at 12:21 am - Reply

      Preciso saber qual é o controlador e como é que vc usava ele com o iPhone. Abs

Leave A Response


+ seis = 13