Moog Doodle: hoje é dia de sintetizador na página inicial do Google

Se estivesse vivo, Robert Moog estaria completando hoje 78 anos. Criador dos famosos sintetizadores analógicos Moog Modular, Minimoog e vários outros, revolucionou a música de sua época, dando aos artistas possibilidades sonoras inexistentes até então. Estes instrumentos fantásticos continuam presentes em boa parte das produções musicais da atualidade e ainda são sonho de consumo de muitos tecladistas.

Em uma merecida homenagem (e também bela ação de marketing), o Google e a Moog Music estão exibindo hoje, na página inicial do maior buscador do mundo, um pequeno sintetizador virtual, que pode ser tocado com o mouse, em qualquer navegador.

Com visual inspirado no Minimoog, o Moog Doodle permite alterar o timbre por meio de knobs, além de possibilitar a gravação de até 4 pequenas faixas de áudio. A gravação pode ser compartilhada por um link gerado pelo doodle.

A Moog disponibilizou um pequeno manual do Moog Doodle (em inglês).

Em 1970, os sintetizadores ocupavam salas inteiras, pesavam toneladas e custavam uma fortuna. Em 2003, uma emulação do grande Moog Modular para o computador foi criada pela Arturia e aprovada por Robert Moog. Em 2011, a Moog lançou seu sintetizador para iPad, o Animoog, que, por um bom tempo, foi vendido por menos de 1 dólar. Agora, temos um pequeno sintetizador bem na home do Google.

Dá para imaginar quantas pessoas terão contato com este pequeno instrumento virtual hoje?

Curta e compartilhe!