Figure chega à App Store: sons do Reason no seu iPhone/iPad por 99 cents

O segundo aplicativo da Propellerhead para o iOS acaba de chegar à App Store! O Figure, diferente do ReBirht, não pretende recriar um software ou instrumento já existente. Em vez disto, a proposta é apresentar uma interface simples e objetiva, com a qual o usuário possa criar ideias musicais em poucos minutos. Apesar de ter funcionamento e recursos bastante básicos, o Figure conta com os mesmo timbres encontrados no popular software Reason para o computador.

A estrutura não é nenhuma novidade. Apps como iKaossilator e iMaschine possuem funcionamento bastante semelhante. São 3 instrumentos para o usuário montar ou combinar bases, ritmos e melodias: baixo, percussão e lead. Porém, alguns recursos, como a limitação da quantidade de notas na escala e a automação de filtros independente dos pads, usados para ritmos e melodias, são diferenciais.

Se a proposta é criar algo em poucos minutos, fiz o teste:

Nesta primeira versão, o Figure chega sem recursos que os usuários do iOS se acostumaram a encontrar nos melhores apps musicais, como MIDI, copiar/colar áudio, gravação de performance, exportação de áudio por e-mail, ect. Porém, a boa notícia é que ele pode ser adquirido por apenas 99 centavos de dólar.

Gostei bastante da interface e dos timbres do app. Outro detalhe legal é que, mesmo não sendo universal, a Propellerhead caprichou na resolução das imagens da interface para o iPhone e o Figure tem boa aparência no iPad. Tão boa que em momento algum tive a sensação de estar usando um app em modo compatibilidade. Por outro lado, é difícil entender porque não lançar o app já em versão universal.

[app 511269223]

Curta e compartilhe!