Guias e Tutoriais, Matérias, Notícias, iPad

Dicas para você fazer a melhor gravação possível com o Alesis iO Dock

Marcus Padrini abril 20, 2012 9 Comments »

Elogiado por alguns, criticado por outros. O iO Dock da Alesis não é exatamente uma unanimidade. Porém, apesar de relatos de usuários que tiveram problemas de atualização do firmware no Windows e outras pequenas falhas de funcionamento, o fato é que muitas pessoas estão utilizando o iO Dock em suas gravações. A Alesis decidiu então dar algumas dicas aos usuários sobre como obter a melhor gravação possível com o acessório.

Abaixo, estou inserindo o vídeo em inglês, mas logo depois coloco o resumo com os principais pontos citados na apresentação da Alesis em português.

Segundo o especialista, os seguintes cuidados deverão ser observados na hora de gravar áudio com o iO Dock:

  1. Utilizar a versão mais recente do iOS. (atualmente é a 5.1)
  2. Utilizar a versão mais recente do Firmware do iO Dock (a atual é a 1.0.7).
  3. Trabalhe com a versão mais atual de seu app de gravação.
  4. Coloque o iPad em modo Avião para desativar o Wi-fi e Bluteooth.
  5. Atenção ao nível de ganho na entrada. Para se ouvir durante a gravação, prefira sempre diminuir o volume das faixas já gravadas a aumentar o volume do que você está gravando no momento. A dica será óbvia para muitos, mas não custa alertar: se ao gravar ou reproduzir o áudio do seu projeto os indicadores de ganho de entrada ou saída apresentarem luzes vermelhas, a ponto de atingir o máximo dos medidores, seu trabalho com certeza ficará prejudicado e o áudio irá “estourar”em alguns pontos.

Se você é usuário do iO Dock e está conseguindo bons resultados em suas gravações, conte nos comentários como tem feito. Se está enfrentando problemas, comente também! Outros leitores do MusicApps poderão ajudá-lo.


Posts Relacionados

9 Comments

  1. Giusoares abril 20, 2012 at 1:20 am - Reply

    No inicio eu queria ate vender, pois os barulhos e chiados eram desagradaveis, mas ao sair a atualização do fw 5.1 resolveu 100% do problema

    Ja usei o io dock com app Jam up e um controlador MIDI e rolou de boa 2 horas tocando e nao deu nehum problema

    Ja gravei com app Multitrack Daw obtives otimos resultados….
    Segue um audio que gravamos, o guitarristas é um amigo meu Jesse vieira, com uma boss gt8, eu so gravei a batera.
    http://soundcloud.com/giuliano-soares/jesse-m4a-1

    Hj eu nao vendo o alesis por nada.
    Estou muito satisfeito.

    • Márcio (Peneira) maio 13, 2012 at 12:19 am - Reply

      Meu primeiro io dock, trouxe de Miami, dias após seu lançamento…  ao ser conectá-lo via midi,  disparava notas aleatórias midi… Entrei no site da Alesis e achei uma atualização de firmware 1.0.7…. Segui todos passos e meu Io dock parou de funcionar!! Morreu!! Tentei reanimá-lo em diversos pcs e macs!! ( tenho 5 pcs e 1 mac) e nada adiantou!!! Entrei em contato com a Alesis de Cumberland, e eles me disseram pra procurar uma autorizada aqui no Brasil!!! Achei uma em Campinas, e ao mostrar o Io dock pro técnico, o mesmo disse: " legal, pra que serve esse aparelho"…me senti desamparado!! Meu Io dock ficou 33 dias na assistência e no final o técnico disse algo do tipo: a ribimboca da parafuzeta tá com problema e não temos peças pra consertar!!! Resolvi então "botar a boca no trombone" nas redes sociais… 
      A Alesis tem no facebook uma página que mais de 14 mil pessoas curtiram… E a cada propaganda deles do Io dock eu postava em baixo que o aparelho era ruim e contava meu problema… 4 dias após, o gerente comercial da Numark (responsável pela alesis brasil) me ligou e disse: " vamos resolver teu problema! Vamos trocar seu io dock… Só me dá uma semana"!! 2 dias depois o mesmo gerente  me ligou e disse: " na habro já está autorizada a troca do seu io dock… É só levar seu antigo e trocar por um novo"!!! E assim fiz!!  O novo Io dock só está funcionando plenamente depois de atualizar de novo o firmware pra 1.0.7!! Agora ele está funcionando plenamente e a contento!!!

  2. Wagner maio 27, 2012 at 11:03 am - Reply

    Ouvi uma entrevista sobre o site na CBN a achei muito interessante a proposta.
    Tenho uma duvida, tenho uma mesa da eurorack de 8 canais, posso conecta-lá direto no iPad para gravar instrumentos e voz?

    Muito obrigado,

    Wagner

    • musicapps maio 27, 2012 at 11:17 am - Reply

      Ei, Wagner. Seja bem-vindo. Sim, com certeza existe uma maneira. Se ela é USB, basta saber se é compatível com computadores MAC. Se ela for, irá funcionar conectada ao iPad com o Camera Connection Kit. Um acessório que vc pode ter mais informações aqui: http://musicapps.com.br/2010/12/review-apple-came...

      Se ela não for USB, um acessório como GuitarJack 2 resolverá o problema e permitirá que você ligue a saída da mesa à entrada do GuitarJack usando um cabo 2RCA mono x 1 P2 estéreo, por exemplo. <a href="http:// (http://musicapps.com.br/2012/01/guitarjack-2-para-iphoneipad-primeiras-impressoes/)“ target=”_blank”> <a href="http://(http://musicapps.com.br/2012/01/guitarjack-2-para-iphoneipad-primeiras-impressoes/)” target=”_blank”>(http://musicapps.com.br/2012/01/guitarjack-2-para-iphoneipad-primeiras-impressoes/)

  3. Diego outubro 30, 2012 at 5:58 am - Reply

    Ola! Boston muito de tubas dicas e tua visão Em relação a audio no Brasil!
    Tenho uma duvida: possuo uma fast track ultra, combo faço para utiliza- la com o Novo IPad? Grato! Abraço e sucesso!!

  4. branccao fevereiro 7, 2014 at 8:18 am - Reply

    Tenho um io dock e gostaria de saber se funciona ligar uma mesa com saída usb na entrada usb do io dock, existe uma forma de gravar varios canais ao mesmo tempo???

    • musicapps fevereiro 10, 2014 at 4:04 pm - Reply

      A USB do iO Dock é apenas para enviar e receber dados MIDI no computador. Não servirá como expansão de canais de áudio. A única maneira de fazer isto é adquirir uma interface de mais canais compatível com o iPad. Abs!

  5. Robson junho 1, 2016 at 5:33 pm - Reply

    Marcus, vc pode por favor dar um exemplo prático quando vc diz que a entrada USB MIDI do io Dock serve para enviar e receber dados MIDI pelo computador como isso funciona na pratica? Posso rodar um vst no computador através de um controlador MIDI conectado no pé e enviar dados para o io Dock que enviará através das saídas para uma mesa de som é isso?

    Obrigado

    • musicapps junho 16, 2016 at 1:07 am - Reply

      Quer dizer que vc pode usar um app controlador MIDI para enviar mensagens para um instrumento virtual no computador, ou usar um software MIDI qualquer no computador para controlar seus apps musicais. Abs!

Leave A Response


− um = 7