Matérias, Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

Roland lança apps iOS para conectar sintetizadores e baterias eletrônicas ao iPhone

Marcus Padrini março 22, 2012 10 Comments »

rl_friend_jam

A Roland está apresentando na Musikmesse 2012 o Roland Wireless Connection, um sistema que permite conectar teclados, sintetizadores e baterias eletrônica ao iPhone para diferentes finalidades. Com um adaptador Wifi-USB, fabricado pela Netgear e distribuído pela Roland, conectado a um instrumento musical compatível, o usuário será capaz de interagir com os aplicativos Air Recorder e V-Drums Friend Jam.

Com o Air Recorder será possível gravar no iPhone performances de sintetizadores, baterias e acordeons eletrônicos da Roland, sem fios. Da mesma forma, músicas do iPhone poderão ser reproduzidas e enviadas ao instrumento compatível. Com o playback do iPhone, vários usuários poderão tocar juntos e gravar o resultado em uma única faixa, que poderá ser utilizada por outros apps de áudio no iPhone.

O V-Drums Friend Jam é uma espécie de rede social de bateristas  que possuem instrumentos da série de mesmo nome. A ideia é conectar músicos de diferentes locais do mundo e promover Jams, além de dar dicas e avaliar as performances dos bateristas, com pontuação e tudo mais. Software semelhante existe para Mac e PC. Porém, na versão para iPhone, tudo irá ocorrer sem fios.

Interessante como, há até pouco tempo, wi-fi era algo muito pouco confiável para se trabalhar com boa resposta em apps musicais e controladores MIDI. Estou curioso para testar a solução da Roland para iOS. Poderei fazer isso assim que o adaptador estiver disponível pois tenho um dos teclados compatíveis com a novidade. Por falar neles, aí estão os modelos que funcionarão com os aplicativos para iPhone (utilizando adaptador wi-fi). Sintetizadores: JUNO-Di, JUNO-Gi, JUPITER-80, JUPITER-50, Lucina AX-09, e BK-5/BK-5 OR. V-Drums: TD-30, TD-15, and TD-11. V-Accordions: FR-1x.


10 Comments

  1. Giusoares março 22, 2012 at 2:14 am - Reply

    Muito loko, show….
    Mas nao é uma realidade pra mim, minha batera é antiga.
    Deveria pelo menos ter uma conexão midi, mas nem tem.

    Espero que um dia a roland faca um app de MODULO de Bateria eletronica, que seria fantastico, pois sao um dos melhores timbres do mercado.

  2. Johnatan março 22, 2012 at 10:38 pm - Reply

    Previsão de sair para android?

    • musicapps março 22, 2012 at 10:50 pm - Reply

      Por enquanto, é pouco provável.

  3. Gabriel abril 4, 2012 at 5:44 pm - Reply

    Como faço p comprar? Nao tem na app store.

    • musicapps abril 4, 2012 at 10:35 pm - Reply

      Ainda não foram lançados! :)

  4. LucasOliveira abril 10, 2012 at 6:19 pm - Reply

    Muito Bom, a música hoje está muito ligada com os gadgets da Apple, e é bom saber que meu Juno Di já é compatível!

  5. michael douglas dezembro 26, 2012 at 5:08 pm - Reply

    eu queria saber se isso no juno-di, pode ser gravado varias faixas com um sequencer, desde ja agradeço abrçss

  6. Paulinho Pereira maio 29, 2015 at 9:57 am - Reply

    Eu Tenho um FA 08 da Roland, qual o melhor conector e onde comprar?

  7. musicapps outubro 18, 2013 at 11:33 am - Reply

    Se ela tiver uma porta MIDI OUT, com certeza. Bastará usar uma interface de áudio como a iRig MIDI. http://musicapps.com.br/2012/02/irig-midi-iphones...

Leave A Response


+ nove = 14