Roland lança apps iOS para conectar sintetizadores e baterias eletrônicas ao iPhone

rl_friend_jam

A Roland está apresentando na Musikmesse 2012 o Roland Wireless Connection, um sistema que permite conectar teclados, sintetizadores e baterias eletrônica ao iPhone para diferentes finalidades. Com um adaptador Wifi-USB, fabricado pela Netgear e distribuído pela Roland, conectado a um instrumento musical compatível, o usuário será capaz de interagir com os aplicativos Air Recorder e V-Drums Friend Jam.

Com o Air Recorder será possível gravar no iPhone performances de sintetizadores, baterias e acordeons eletrônicos da Roland, sem fios. Da mesma forma, músicas do iPhone poderão ser reproduzidas e enviadas ao instrumento compatível. Com o playback do iPhone, vários usuários poderão tocar juntos e gravar o resultado em uma única faixa, que poderá ser utilizada por outros apps de áudio no iPhone.

O V-Drums Friend Jam é uma espécie de rede social de bateristas  que possuem instrumentos da série de mesmo nome. A ideia é conectar músicos de diferentes locais do mundo e promover Jams, além de dar dicas e avaliar as performances dos bateristas, com pontuação e tudo mais. Software semelhante existe para Mac e PC. Porém, na versão para iPhone, tudo irá ocorrer sem fios.

Interessante como, há até pouco tempo, wi-fi era algo muito pouco confiável para se trabalhar com boa resposta em apps musicais e controladores MIDI. Estou curioso para testar a solução da Roland para iOS. Poderei fazer isso assim que o adaptador estiver disponível pois tenho um dos teclados compatíveis com a novidade. Por falar neles, aí estão os modelos que funcionarão com os aplicativos para iPhone (utilizando adaptador wi-fi). Sintetizadores: JUNO-Di, JUNO-Gi, JUPITER-80, JUPITER-50, Lucina AX-09, e BK-5/BK-5 OR. V-Drums: TD-30, TD-15, and TD-11. V-Accordions: FR-1x.

Curta e compartilhe!