Matérias, Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

Propellerhead Figure para iOS: mais detalhes (Musikmesse 2012)

Marcus Padrini março 21, 2012 1 Comment »

Um novo vídeo do Figure, o novo app para iOS da Propellerhead, agora gravado com Nick do site Sonic State, revelou mais detalhes sobre a novidade. E elas são realmente bastante interessantes!

Confesso que inicialmente pensei que o Figure não passava de um iKaossilator, com todo respeito ao app da Korg. O conceito é parecido: uma ferramenta simples para registrar ou brincar com ideias musicais em qualquer lugar. Porém, o que o vídeo acima demonstra é que o Figure é mais e possui potencial para chegar além.

Assim como no iKaossilator, existem diferentes instrumentos que podem ser acionados em uma sequência que se repete indefinidamente. Como estes instrumentos soarão é o que o usuário poderá controlar com knobs virtuais e pads multitoque. E é justamente aí que o Figure brilha! Observe como existem muito mais parâmetros para se configurar do que no iKaossilator, por exemplo: os filtros possuem controles individuais e a complexidade das linhas melódicas pode ser bastante alterada. Palmas também para o Pad em tela inteira quando o dispositivo iOS está na horizontal.

A descoberta não tão legal: o aplicativo, pelo menos por enquanto, não é universal. Rodará no iPad em modo compatibilidade.

De qualquer forma, o fato dos desenvolvedores do Reason estarem fazendo algo inédito para o iPad e praticando o preço de 1 dólar no lançamento já diz alguma coisa. É hora de grandes desenvolvedores testarem o potencial do mercado musical no iOS e se prepararem para voos mais altos . Como o demonstrador disse no final do vídeo “queremos colocar muita coisa ainda aí” (no aplicativo). Há alguma dúvida de que será um sucesso?


Posts Relacionados

One Comment

  1. drbambei março 22, 2012 at 9:34 am - Reply

    Ainda bem que não gastei dindin com o iKaossilator. Quero esse para ontem! Porém Marcus, salvas as possibilidades maiores de configuração de parâmetros, achei-o muito parecido, no princípio de funcionamento, com o iMaschine.

Leave A Response


7 − três =