Instrumentos e Acessórios, Matérias, Notícias, Outros Dispositivos, Reviews

Novation ZeRO SL MKII: para quando você precisa de knobs e faders reais

Marcus Padrini março 20, 2012 8 Comments »

novation zero

Há algum tempo possuo um teclado controlador da marca Novation, o 61 SL MKII. Lembro que quando decidi que ele seria um dos meus principais controladores, o que mais pesou na escolha foram algumas de suas características únicas, como o grande display retroiluminado e seus mais de 50 controles.

O painel desta série Novation é tão legal que se tornou um produto independente. O Novation ZeRO SLMKII é um controlador MIDI que traz simplesmente tudo que a série de teclados SL oferece, com exceção das teclas, e ainda conta com extras. Recebi o ZeRO SLMK II da ProShows e pude passar algumas semanas testando o controlador. Agora, conto um pouco da minha experiência com o produto.

-

O que é?

O Novation ZeRO SLMK II é um controlador MIDI dedicado a knobs, faders, pads e botões. Nada de teclas por aqui. O produto foi desenvolvido para oferecer total controle de softwares de produção musical e instrumentos virtuais no computador.

-

Para quem é?


Para músicos que gostam de maior precisão ao alterar timbres ou controles de instrumentos virtuais e softwares de gravação e produção de áudio. O ZeRO já traz modelos de controle para diversos softwares populares no mercado. Se precisar criar o seu próprio mapa de controles, o usuário contará com o software Automap, que falaremos mais adiante.

O ZeRO é uma bela opção também para controlar sintetizadores, sequenciadores, drum machines e outros equipamentos MIDI. Ele possui conexão MIDI USB e MIDI tradicional, sendo bastante versátil.

-

Construção e design

Mesmo sendo de plástico, o ZeRO é resistente. Portátil, leve e bonito, trata-se de um excelente controlador para se transportar, além de caber quase em qualquer superfície livre. Para se tornar uma opção mais ergonômica, o ZeRO vem de fábrica com pés que, quando instalados, permitem posicionar o controlador em um ângulo de 45 graus, ideal para alterar controles de maneira natural e precisa.

Além disso, o visual do ZeRO merece destaque. São muitas luzes e elas irão chamar atenção em qualquer palco. Sem comentar o visual que lembra um painel de sintetizador analógico antigo, porém com ar futurista. A primeira fila de knobs possui leds indicadores e a maioria dos botões são sensíveis ao toque, não sendo nem mesmo necessário pressioná-los para ativar a função ou selecionar um parâmetro.

Em relação aos teclados da linha SL, o ZeRO oferece dois grandes diferencial: faders mais longos e um controle de crossfader central. Ajustar os canais de uma gravação e configurar os timbres de seu instrumento virtual favorito fica bem mais fácil e preciso com estes controles.

Na parte de traz, muitas opções! Além da entrada para a fonte de alimentação (quando necessário), o ZeRO oferece conexão MIDI USB, entrada para pedais de expressão e switch, além de várias portas MIDI.  Uma opção interessante é utilizar o ZeRO combinado a um teclado controlador MIDI para comandar um software ou módulo sintetizador. Para isto, bastaria conectar o controlador à porta MIDI IN e depois usar o MIDI OUT para mandar as mensagens de ambos para o software/equipamento a ser controlado.

-

Automap e MIDI

A Novation aposta no software Automap para facilitar a vida dos usuários na interação com os instrumentos virtuais e softwares musicais. O Automap permite fazer o link rápido entre os controles na interface do software e o painel do ZeRO, por exemplo.

Para vários softwares já há mapas prontos. Basta selecionar um template e todos os controles do ZeRO irão controlar algum parâmetro de determinado instrumento virtual ou DAW. Se não há um modelo, fazer um é muito fácil. O software do Automap é bem simples de usar. Além disso, a função Learn pode ser ativada a qualquer momento assinalando um controle virtual a um knob em questão de segundos.

O Automap funciona em Macs e Pcs. Porém, se você irá usar o ZeRO para controlar equipamentos MIDI tradicionais, também há a opção de usar um editor fornecido pela Novation para criar templates MIDI, sem trabalhar com o Automap.

-

Com o iPad

Para quem desejar incrementar as possibilidades de controle dos apps musicais para iPad, o Novation ZeRO também é uma boa opção. Basta conectá-lo ao tablet utilizando algum interface MIDI, como a iRig MIDI ou MIDI Mobilizer II.

Obviamente, é necessário contar com apps musicais que possam ser controlados via MIDI. É o caso do Korg iMS-20, Sunrizer, iElectribe e outros.

O ZeRO não pode ser alimentado pelo iPad, mas pode trabalhar com fonte de alimentação externa.

-

Disponibilidade

O Novation ZeRO SLMK II é distribuido pela empresa ProShows, que gentilmente nos enviou uma unidade para review. Uma busca rápida na internet revelou preços do produto que variam de 800 a 1.200 reais.

-

Considerações

Minha experiência com o Novation ZeRO foi a melhor possível. Pude controlar facilmente uma série de softwares e equipamentos. Como ele possui grande flexibilidade MIDI, é possível estabelecer uma série de rotas e configurações sem dificuldades. Considero o produto um dos dos melhores disponíveis no mercado em sua categoria. Processos como gravação, mixagem e controle de parâmetros em tempo real ficam extremamente mais simples com um equipamento como este.

Não fosse o fato de ter o Novation 61 SLMK II, consideraria o ZeRO para a minha coleção.


Posts Relacionados

8 Comments

  1. Norberto França março 20, 2012 at 7:56 pm - Reply

    Hummmm , então posso configurar esse control pedal pra sustain também ? É um boa opção pra um controller que tenho aqui e não tem entrada pra sustain e expressão(TX Lower),seria o que eu chamo de par perfeito porque a Novation ZeRO SLMK II funcionaria como controle da minha DAW e interface MIDI
    Gostei do reveiw.

    • musicapps março 20, 2012 at 11:53 pm - Reply

      Norberto, é uma ótima opção para este caso.

  2. Giusoares março 20, 2012 at 11:12 pm - Reply

    Marcus, vc nao fez nenhum video demosntrando o equipamento?

    Com ipad, mac e pc, ?

    Achei bem interessante esse equipamento.

  3. andersonid março 27, 2012 at 3:08 pm - Reply

    Também possuo o Novation 61SL Mk II e a parte de knobs e faders (que é essencialmente o ZeRO SL só que com teclas) é muito bacana! ótimo produto! recomendo! o automap 4.3 é maravilhoso!

  4. Hermínio fevereiro 14, 2016 at 3:16 am - Reply

    Olá Marcus, estou interessado em usar um desses para controlar um módulo vintage oberheim matrix 1000. Como sou um completo analfabeto nesse assunto resolvi te perguntar se é possível. De acordo com este forum: https://www.gearslutz.com/board/electronic-music-... parece que sim. Mas como sou leigo não consigo entender os detalhes. Neste vídeo um cara consegue fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=rRjGv8t7QBI. Será que eu consigo controlar com um casio cz 5000? Ou o ideal seria mesmo um igual ao que o senhor possui, com as teclas? Abraço e parabéns pelo site e muito obrigado pela review. abs. Hermínio.

    • musicapps fevereiro 15, 2016 at 4:16 pm - Reply

      Consegue sim. Mas é importante saber quais parâmetros e como eles podem ser controlados no Matrix 1000. Se ele trabalhar com MIDI CCs (controles MIDI padrão), será muito simples. Basta definir cada knob ou fader do novation para enviar mensagens MIDI para cada CC específico. Porém, se o Matrix 1000 trabalhar apenas com mensagens MIDI exclusivas (conhecidas como Sysex), o processo pode ser mais trabalhoso, pois envolve programação. A melhor forma é baixar o manual do matrix e ler a sua implementação MIDI. Abraços!

Leave A Response


oito × = 8