Matérias, Notícias, Novo na iOS App Store!, iPad, iPhone/iPod Touch

GarageBand: Jam Session, Smart Strings e novidades que pedíamos há tempos

Marcus Padrini março 9, 2012 19 Comments »

O Novo iPad está chegando. Porém, em seu anúncio, uma outra novidade surgiu para animar os músicos que já tocam com as duas primeiras gerações do tablet ou com iPhones: mais uma atualização do app GarageBand. E não é uma simples correção de bugs, mas sim uma versão cheia de novidades muito interessantes.

Talvez a maior inovação seja o recurso Jam Session, que permite aos usuários criar músicas tocando em vários iPads/iPhones/iPods Touch ao mesmo tempo, sincronizados via bluetooth ou wi-fi. No final da Jam, todos possuem o registro do que foi tocado pelo grupo. Legal, não? (vídeo no site da Apple)

Mas outras novidades mais discretas são ainda mais úteis. O tão sonhado editor MIDI na forma de piano roll chegou ao GB para iOS. E ele é extremamente simples de usar!

Não menos solicitado pelos usuários, o recurso de mesclar pistas de áudio foi implementado e eleva bastante as possibilidades de criação musical com o tablet. Agora, quando seu projeto está cheio de trilhas e você deseja acrescentas outras vozes ou instrumentos, basta combinar o áudio de pistas existentes em uma só pista de áudio para liberar espaço. Mais simples e funcional, impossível.

Todo mundo fica feliz com novos timbres e instrumentos, então a Apple caprichou. O GarageBand atualizado traz o novíssimo Smart Strings, uma interface que combina os instrumentos de corda da orquestra, como violino e o violoncelo, e tem uma maneira especial de gerar os timbres de orquestra.Quanto mais vezes você desliza o dedo sobre o acorde selecionado, mais expressivo será o som gerado.

Os acordes podem ser editados e ainda é possível tocar cada instrumento separadamente. Um detalhe: com um teclado MIDI conectado, é possível tocar com os instrumentos do Smart Strings, porém sem separá-los.

Além dos Strings, o GB traz novos baixos sintetizados no Smart Bass e novos sintetizadores no Smart Keyboard.

Outra coisa bem legal é poder exportar seus trabalhos para o Facebook, SoundCloud e Youtube.

Fiz até um teste.

Quando já ia fechando o GarageBand, vejo um botão curioso na tela de configurações, chamado “Fade Out”. Por mais que a Apple não tenha dado o braço a torcer e inserido um controle fade para cada faixa, pelo menos agora temos como encerrar as canções com o Fade Out do próprio iPad. Por falar em braço a torcer, nada ainda de recursos para rodar o GB em background e nem notícias da cópia do áudio gerado para a utilização de outros apps.

Enfim, já não é de hoje que sabemos que a Apple entrega a felicidade em pílulas.

Gostou da nova atualização do GarageBand? Conte duas impressões nos comentários abaixo.

GarageBand (AppStore Link) GarageBand
Desenvolvedor: Apple Inc.
Preço: Free
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

19 Comments

  1. Giusoares março 9, 2012 at 12:51 am - Reply

    Curti muiiito . Lance de combinar audio pra diminuir o numeros de pistas é exelente, os som do Smat strings sem duvidas muitos perfeito. Da pra fazer muita coisa, poder compartilhar com o face soundcloud gostei bastante, editar midi, UFAAA isso eu sentia falta…rsrsrs
    O que faltou mesmo como vc disse é trabalhar em background audio copy paste, e o famoso fade in, fade out nos audios…. Quem sabe um dia..rsrsrs

  2. @BladeDantas março 9, 2012 at 9:13 am - Reply

    Também adorei as novidades do Garageband…o Smart Strings é maravilhoso, e poder mesclar as faixas realmente ajuda e muito…agora só falta mesmo copiar/colar áudio e audio background…aí sim esse app será absoluto entre todos os outros da mesma categoria…

  3. lopesco março 9, 2012 at 12:33 pm - Reply

    Finalmente um editor de notas…eu ainda mantenho um app de piano no ipad só pór causa dessa funcionalidade que os mais avançados como GB não tinham(até ontem…)
    falta agora controlar os timpres via midi virtual e poder exportar áudio sem necessidade de malabarismos de mandar pro itunes e depois de volta pro aplicativo desejado…quem sabe no key note do ano que vem?Mas sem dúvidas foi uma grata atualização…

  4. @paresq março 9, 2012 at 1:37 pm - Reply

    Concordo com o Giu e Lopesco.

    Muito bom as cordas novas, só achei estranho algumas coisas.
    Perceberam o quando o GB ficou pesado? (Claro que é um convite subliminar para vc comprar o New iPad…rs, mas enfim… )
    Achei estranho no pizzicato tocar só quando tira o dedo dos ribbons.
    Também achei que quando vc troca de acorde (nos ribbons da tela) da uma pausa muito longa, o ideal será conseguir quase que misturar um acorde com o outro, pra não ficar brechas.

    Não sei se conseguiram entender com clareza meu comentário, ou se perceberam isto.

    Mas antes que digam que eu sou um velho reclamão…rs… digo que estou boqueaberto com o novo iPad e claro com as atualizações do GB.

    • Giusoares março 9, 2012 at 5:46 pm - Reply

      Tb achei estranho isso adriano, fica uma pausa entre um nota e outra,mse as notas se misturassem seria bem melhor, iria ficar bem natural…. Pensando em uma musica com o BIT mais rapido, ficara dificl tocar com essa TAL PAUSA… Mas como sempre sao detalhes…. Mas fiquei muito imprecionado com a qualidade dos timbres dos strings, principalmente quando toca todos ao mesmo tempo…. Que som hiem..
      Mas ra valendo pelo PREÇO. Rrsrsrsr

  5. luizportnoy março 9, 2012 at 1:51 pm - Reply

    Ainda sinto falta de uma coisa: os Smarts Instruments de corda (guitarra e baixo), não possuem casas mais aguda. Não é possível criar um solo com notas mais altas, por exemplo. No mais, o Garage Banda está cada vez melhor!

    • @paresq março 9, 2012 at 8:32 pm - Reply

      Fato!

    • Gustavo junho 21, 2012 at 8:29 pm - Reply

      Usando uma "gambiarra", ou seja, ligando o kit camera num controlador, você consegue tocar essas notas mais agudas, no controlador!!!

  6. powa março 9, 2012 at 5:25 pm - Reply

    Pessoal, vale a pena pegar um Gaia Roland?

  7. Marlon Moraes março 9, 2012 at 7:09 pm - Reply

    Gostei muito dessa atualização do GB, principalmente da edição das notas midi em piano roll, bem intuitivo e facil de usar, até então minhas pistas de midi ficavam todas recortadas para conseguir uma sincronia melhor, usava muito a opção "Dividir"… rs
    Os timbres das cordas "smart strings" são muito bons, e o efeito é legal (prá quem ta reclamando do atraso entre acordes e da extensão dos "smarts instruments", pelo menos agora pode ser editado via piano roll :) )
    O que eu ainda gostaria que mudasse:
    1 – Possibidade de importar audio com mais facilidade e poder alterar o andamento dessas pistas.
    2 – Mandar um arquivo para um amigo no formato nativo sem itunes, com todas as pistas de audio e midi (sera que essa opção de Jam pode resolver isso?)
    3 – Importar arquivos midi
    PS. Marcus esse Fade Out já estava presente na versão anterior do GB]
    Ainda que em doses homeopáticas o GB ja evolui muito e pelo preço!!!! pra mim é o melhor App para iOS

    • Giusoares março 10, 2012 at 3:30 am - Reply

      Marlon Moraes onde esta o FADE OUT ?, eu não achei, abs

      • Marlon Moraes março 10, 2012 at 1:32 pm - Reply

        Olá Giuliano

        É que na na tradução eles trocaram esse termo "Fade Out" por "Diminuendo", clique em Ajustes (aquele icone com a chave de fenda) e fica na penúltima linha. Descobri meio que por acaso desde a ultima versão.

        Abraços,

        • Giusoares março 11, 2012 at 2:26 am - Reply

          Ok! Valeu achei.. Heheh agora melhorou os finais das musicas…rsrsr abs

  8. Cássio Cipriano maio 25, 2012 at 8:08 pm - Reply

    Essa atualização só vai funcionar pro novo iPad??? Porque eu tenho o Garage Band no meu iPad 1 e quando pediu atualização, eu fiz, só que não apareceu mudança nenhuma =/

    • musicapps maio 27, 2012 at 11:25 am - Reply

      Funciona em todos os iPads. Reinicie o iPad e tente fazer a atualização novamente, se ela estiver disponível.

  9. denilsonlima junho 16, 2012 at 5:11 am - Reply

    gostaria de saber se é possivel criar layers e splits no garage band

    • musicapps junho 16, 2012 at 9:22 am - Reply

      Não é. Use o SampleTank para isso. Abs

Leave A Response


9 × = oitenta um