Matérias, Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

Quanto custa expandir os timbres de seus apps musicais favoritos para iPad/iPhone?

Marcus Padrini fevereiro 21, 2012 9 Comments »

Os aplicativos musicais para iPhone e iPad evoluíram muito no último ano. Além da qualidade sonora, outro recurso que se desenvolveu foi a expansão dos timbres de alguns títulos. É comum encontrar apps que permitem a compra de pacotes de timbres em lojas virtuais no próprio aplicativo. Mas quanto custa ter mais sons de qualidade em seus aplicativos favoritos?

Vamos começar a falando de um dos aplicativos que possuem maior possibilidade de expansão, o SampleTank para iOS. A IK Multimedia apostou, como sempre, em uma versão gratuita e outra completa e paga (19 dólares). Porém, comprar a versão full não quer dizer ter acesso a todos os timbres disponíveis. Grande parte dos sons pode ser obtida apenas com a aquisição de pacotes de timbres. Normalmente, estas coleções são vendidas por 4.99 dólares cada e oferecem cerca de 20 timbres. Fazendo as contas: 50 centavos de real por cada novo som. Oferta semelhante é oferecida pelo app Alchemy, um interessante sintetizador para iOS, que disponibiliza uma série de coleções para a compra no aplicativo.

O recém lançado Seline Ultimate está vendendo pacotes de timbres por 1.99 dólar. Cada coleção traz 8 novos instrumentos. Novamente chegamos aquele resultado dos 50 centavos por cada novo timbre.

Era questão de tempo para que usuários desses aplicativos começassem a desenvolver seus próprios timbres. Alguns decidem compartilhá-los gratuitamente, como fizemos aqui com a coleção timbres para o SampleWiz, enquanto outros tentam vender o trabalho de criação em forma de pacotes. Tive notícia de duas coleções que estão sendo vendidas na internet para os apps Animoog (30 dólares) e NLogSynth Pro (15 dólares). Confira.

-

Coleção LUFTRUM 8 para o Animoog

- 64 presets por 19 dólares (55 centavos por preset). Site da coleção.

-

Coleção App Sound para NlogSynth Pro e NLog PolySynth (Mac)

- 96 presets + 20 drum loops por 5 dólares (menos de 10 centavos por preset). Site da coleção.

-

O mesmo já acontecia e continua acontecendo na venda de timbres para teclados sintetizadores e instrumentos virtuais. Existem sites inteiros destinados a isto. Eu mesmo já comercializei uma coleção com centenas de timbres para o antigo sintetizador Yamaha DX7, fruto de um trabalho de inúmeras noites programando na síntese FM. A diferença é o preço do instrumento para o qual os timbres são feitos. Um pacote de timbres de um sintetizador por 10 reais, para um equipamento que custa mais de mil, é uma coisa, mas como calcular o preço de timbres para produtos que não custam mais do que 40 ou 60 reais (os mais caros)?

Já li várias opiniões bastante diferentes sobre essas duas coleções lançadas para apps musicais para iPad e iPhone e também sobre a venda de timbres dentro dos apps, mas adoraria saber o que os leitores do MusicApps pensam sobre o assunto.

Quanto você estaria disposto em investir para ter mais timbres de qualidade em seus apps favoritos? Você já comprou pacotes de timbres nos próprios aplicativos? Estaria disposto a investir em coleções feitas por outros usuários? Mande a sua opinião nos comentários.


Posts Relacionados

9 Comments

  1. Mario fevereiro 21, 2012 at 5:19 pm - Reply

    Nem me fale disso… Fui olhar os preços dos pacotes do Ampkit+, e é de 4,99US$ PRA CIMA… Eu mesmo uso só os que vem nele mesmo….

  2. Jorge P. fevereiro 21, 2012 at 10:34 pm - Reply

    Eu acabei comprando depois de uma dica sua de promoção no SampleTank. Mas nem de longe vou fazer disso um hábito. O motivo é a quantidade absurda de apps musicais para iOS. E muitos deles já vêm com timbres muito bons. É tanta coisa que nem dá tempo de verificar um por um. Exemplo? Sunrizer. São muitos timbres…

  3. Marcos fevereiro 22, 2012 at 12:18 am - Reply

    Olá, qual o método que você usa para gravar os sintetizadores e etc? Estou prestes a adquirir um sintetizador analógico, não sei muito bem qual ainda – se tiver a dica de algum barato e bom – ou uma MCP, mas não acho em lugar algum. A única coisa que tenho que poderia, pelo menos na minha cabeça, auxiliar na gravação seria o meu Macbook, mas ultimante estou passando sufoco na hora da passagem de som do meu ipad para o GarageBand – há outro programa melhor e acessível? -, sempre se tento muito chiado. Você usa alguma mesa de som pra organizar tudo isso? Sem chiado nem nada, preciso de um computador com uma placa de som melhor? Obrigado pela atenção!

    • musicapps fevereiro 25, 2012 at 10:27 pm - Reply

      Marcos, temos umas dicas legais sobre, mas acredito que seja mais legal ainda falarmos sobre isso em nosso fórum. Dê uma passada lá http://musicapps.com.br/forum Abs!

  4. @paresq fevereiro 22, 2012 at 10:06 pm - Reply

    Acho válido a opção de venda de pacotes, porém as vezes podemos nos sentir com uma sensação desagradavel, ex: o SampleTank não é barato, quando vc ve os videos do fabricante, eles mostram todos os timbres, ai vc compra o app e verifica que nao vem nem metade deles, ai vc precisa pagar duas ou três vezes a mais para ter tudo oq vc precisa.

    Mas por outro ponto acho interessante o app te dar a possibilidade de expandir os timbres.

    Eu comprei o pack de pianos do SampleTank por causa de um único timbre, acho que poderiam vender tamb timbre por timbre, sendo mais barato e customizável para cada usuário.

    Estou precisando de mais timbres de naipes de metais pra usar no iPad, o único que vi até agora éo próprio SampleTank, mas acho q ainda não vai resolver minha necessidade.

  5. denny fevereiro 23, 2012 at 4:10 pm - Reply

    Sobre o SampleTank no iPad, ele funciona com teclado controlador conectado via camera-connection-kit? E os timbres de piano são bons?

    • musicapps fevereiro 25, 2012 at 10:25 pm - Reply

      Funciona sim. Os timbres de pianos e sintetizadores são bem legais!

  6. denilsonlima junho 16, 2012 at 5:22 am - Reply

    Gostaria de saber se à possibilidade de carregar timbres de outros app no samplet ank ou nano studio,ou de controla-los simultaneamente

    • musicapps junho 16, 2012 at 9:23 am - Reply

      É possível controlar mais de um app ao mesmo tempo. Basta que eles estejam trabalhando com áudio em background e recebendo sinais MIDI simultaneamente.

Leave A Response


7 − = quatro