Pesquisas já indicaram que a maioria dos apps baixados em iPhones e iPads é utilizada apenas uma vez e depois cai no esquecimento dos usuários. Com os aplicativos musicais não é diferente. Já cheguei a ter mais de 150 títulos instalados em meu iPad e, sinceramente, não utilizava mais do que 5 ou 6 com maior frequência. Enquanto isso, outros ficaram no esquecimento, seja por possuírem timbres fracos ou por não apresentarem boa tocabilidade.
Porém, existem apps musicais versáteis, com ótima tocabilidade e timbres poderosos. Pensando nisto, o site MusicRadar fez uma pesquisa com seus leitores para eleger os melhores aplicativos musicais da atualidade para iPhone, iPad e iPod Touch.
Foram 22 selecionados e irei reproduzir a lista dos Top 10 por aqui, do melhor para o pior colocado, com breves comentários sobre cada um.
-
1- GarageBand
Baseado na popular versão para Mac, o GarageBand é um grande sucesso tanto em iPhones como em iPads. O app possui timbres de alta qualidade, compatibilidade MIDI, possibilidade de gravação de áudio, simulação de amplificadores e muito mais por um preço bem pequeno!
[Ver na App Store] [O que já falamos dele por aqui]
-
2- iMaschine
Com 16 pads e mais de 400 samples, o iMaschine foi o primeiro lançamento da Native Instruments para o iOS. Capaz de gravar loops utilizando seus timbres de alta qualidade, é uma ótima opção para fazer música em qualquer lugar, com dispositivos que cabem no bolso.
[Ver na App Store] [O que já falamos dele por aqui]
-
3- Animoog
O primeiro sintetizador iOS da tradicional fabricante de instrumentos analógicos só poderia ser um sucesso. O Animoog tem uma forma própria de geração de timbres e tocabilidade interessante. A compatibilidade MIDI e a flexibilidade de configurações para modificar os timbres reproduzidos fazem do aplicativo um dos mais poderosos sintetizadores para iPad e iPhone.
[Ver na App Store] [O que já falamos dele por aqui]
-
4- NanoStudio
Um dos primeiros e mais completos aplicativos musicais para o iOS, o NanoStudio ficou ainda melhor após se tornar um app universal, funcionando com interface otimizada no iPad. A usabilidade e a capacidade de rodar em praticamente todos os dispositivos iOS já lançados são alguns dos destaques do NanoStudio.
[Ver na App Store] [O que já falamos dele por aqui]
-
5- TouchAble
O TouchAble é um controlador dedicado ao Ableton Live. Os usuários podem controlar o popular software sem fios utilizando o tablet da Apple.
[Ver na App Store] [O que já falamos dele por aqui]
-
-
6- Lemur
Ele já foi um hardware que teve sua morte decretada pelo iPad. Acabou ressurgindo em versão para o tablet. Controlador extremamente versátil, o Lemur não é dos apps mais baratos que existem por aí. Porém, oferece a maior parte das funcionalidades da versão hardware extinta, por um preço muito mais baixo.
[Ver na App Store] [O que já falamos dele por aqui]
-
7- Korg iMS-20
Os sintetizadores para iOS passaram a ser vistos com outros olhos após a chegada do iMS-20. Simulação de um famoso sintetizador analógico, o iMS-20 possui ótima interface, bons timbres e compatibilidade MIDI, além de oferecer o gostinho de operar um sintetizador analógico, com cabos no painel e tudo mais.
[Ver na App Store] [O que já falamos dele por aqui]
-
-
8- BeatMaker II
Um dos maiores concorrentes do NanoStudio, o BeatMaker II é outra boa opção para produzir faixas completas com o iPhone ou iPad. Assim como seu concorrente, possui timbres mais voltados para a música eletrônica.
[Ver na App Store] [O que já falamos dele por aqui]
-
-
9- iKaossilator
É impossível não se divertir com o iKaossilator. Inspirado no Korg Kaossilator, o aplicativo mistura ótima interface e grande timbres. É possível gerar músicas em segundos, sem nenhum conhecimento musical. O resultado pode ser exportado para outros apps iOS.
[Ver na App Store] [O que já falamos dele por aqui]
-
10- Amplitube
Ele é o primeiro app para guitarristas a figurar na lista dos melhores. Famoso por sua versão para Mac/Windows, o Amplitube mobile transforma iPhones, iPods Touch e iPads em simuladores de amplificadores e efeitos para guitarra e baixo.
[Ver na App Store] [O que já falamos dele por aqui]
-
E então, o que achou dos primeiros colocados? Você pode ver a lista com todos os 22 apps no MusicRadar e quem sabe não sugere os seus 10 ou 5 melhores aplicativos musicais nos comentários logo abaixo?
Como que o SampleTank não ficou nem entre os 10 primeiros?
Ótima pergunta.
Para mim só falta o iKaossilator e o Garage Band. Para música eletrônica eu gostei do Rhythm, mais fácil de mexer que o Rebirth para Iphone/Ipod.
E eu achando que o Music Studio fosse uns dos bons…
Olá,
Estou a algum tempo gravando com garageband no iPad . Estou usando a interface da apogge JAM para as gravações de guitarra, baixo, bateria eletrônica roland, violao e vozes. Estou tendo bastante qualidade nas gravacoes entretanto estou tendo problema na mixagem pois alguns instrumentos saem um pouco fora do tempo e vi que nova versão do garageband nos Mac existe uma função que corrige isso que chama correspondência de groove. Voces sabem se existe algum aplicativo que supre essa função?