Instrumentos e Acessórios, Matérias, Notícias, Reviews, iPad, iPhone/iPod Touch

iRig MIDI: iPhones, iPods e iPads como módulos de timbre poderosos e compactos (Review)

Marcus Padrini fevereiro 5, 2012 39 Comments »

Se existe um ponto principal que podemos indicar para demonstrar a distância entre a evolução da produção musical em iPhones e iPads e em outros Smartphones e Tablets, ele é a implementação MIDI.  A tecnologia para promover a comunicação entre instrumentos musicais e outros equipamentos não é nova, ficou popular ainda na década de 80, mas continua sendo o padrão utilizado em teclados e interfaces controladores de todas as grandes marcas. Permitir a utilização de equipamentos MIDI para controlar aplicativos musicais ou usá-los para controlar outros instrumentos reais foi um dos maiores acertos da Apple para transformar iPhones e iPads em dispositivos ainda mais atraentes para os músicos.

Da implementação do coreMIDI no iOS para cá, vimos uma série de interfaces MIDI chegando para trabalhar com estes dispositivos. Foi aí que a competição começou e, como em toda briga por mercado, os usuários são agraciados com mais possibilidades de escolha. A IK Multimedia apresentou a iRig MIDI, uma interface extremamente compacta para iPhone, iPad e iPod Touch. Recebi o produto da Quanta Store para review e hoje vou mostrar o que você pode esperar da iRig MIDI!

-

O que há na caixa?

iRig MIDI

Como os demais produtos da IK Multimedia para iOS, a iRig MIDI possui embalagem simples e prática. Nela encontramos a interface e seus cabos: 2 cabos com conectores MIDI tradicionais x conectores tipo P3 (foto acima) e cabo USB x mini USB para permitir a carga dos dispositivos, mesmo quando a iRig MIDI está em funcionamento. Por falar no cabo mini USB, o que chega com a interface é realmente curto. Pensar em uma outra extensão ou em outro cabo mais longo pode ser uma boa ideia.

Confira o unboxing que realizamos:

-

Construção

A iRig MIDI é bem construída. Apesar de ser de plástico, o acessório parece ser resistente. Leve e bastante compacta, transportar a iRig MIDI é tarefa simples para qualquer bolso.

A interface possui leds indicadores de atividade MIDI, o que facilita visualizar se tudo está funcionando corretamente. A conexão mini USB é bastante importante. Manter a carga de dispositivos como o iPod Touch é fundamental para quem deseja utilizar o dispositivo em ensaios mais longos ou até mesmo no palco.

Sobre a construção, apenas um detalhe poderia ser incrementado: a conexão ao dispositivo iOS poderia oferecer uma espécie de trava para impedir que a iRig MIDI se desconecte acidentalmente. Não que isto tenha acontecido nos testes. Na verdade, a maioria dos acessórios para o iOS não possue tal trava. Mas pensando em situações mais extremas, segurança nunca é demais.

-

Compatibilidade com iPad, iPhone e iPod Touch

Versatilidade é um dos pontos altos da iRig MIDI. Enquanto interfaces MIDI que precisam do Camera Connection Kit para funcionar não são compatíveis com iPhone e iPod Touch, a iRig MIDI trabalha muito bem com o iPad (1 e 2), iPhone (a partir do 3GS) e iPod Touch (a partir da terceira geração).

-

iRig MIDI para transformar dispositivos iOS em módulos de timbre

Aos tecladistas e bateristas que estão lendo este review, pergunto: que tal um módulo com ótimos timbres e do tamanho de um iPod Touch para você levar no bolso? Pois é. Esta é uma das vantagens que a iRig MIDI pode oferecer: transformar iPhones e iPods Touch em módulos extremamente compactos.

Claro que nada adianta nada ter a interface se não existirem bons aplicativos musicais para fornecer grandes sons. E, neste caso, a própria IK Multimedia resolveu boa parte do problema com o lançamento do SampleTank para iOS. Disponível em versão única para iPad, iPhone e iPod Touch, o SampleTank possui centenas de timbres devidamente categorizados por família de instrumento.

Vários timbres são de extrema qualidade. Mesmo não oferecendo grande polifonia ( cerca de 16 notas por instrumento podem soar ao mesmo tempo), o SampleTank para iOS poderá oferecer boa parte do que você precisa para um ensaio, prática em casa ou até mesmo em shows.

SampleTank (AppStore Link) SampleTank
Desenvolvedor: IK Multimedia US, LLC
Preço: USD 19.99
Baixar na App Store!

Confira algumas amostras:

Pianos com o SampleTank

Vários instrumentos em ação

Meus experimentos com os sintetizadores do SampleTank

Ótimo vídeo do Giuliano Soares demonstrando como usar a iRig MIDI e uma bateria eletrônica Roland para controlar os timbres do SampleTank para iOS.

Vale lembrar que a iRig MIDI é uma interface coreMIDI, ou seja, é compatível com todos os apps coreMIDI para o iOS. Já são dezenas de sintetizadores, drum machines, controladores, etc.

-

iRig MIDI para controlar sintetizadores e outros instrumentos

Já existem ótimos apps que funcionam como controladores MIDI. É muito legal poder usar o iPad ou iPhone para controlar sintetizadores e outros equipamentos MIDI. Neste caso, tudo que você precisa é de um bom app controlador e da iRig MIDI. Conecte a porta “OUT” da iRig MIDI ao seu equipamento MIDI e comece a controlá-lo com o iPhone, iPod Touch ou iPad.

Outro característica importante: a iRig MIDI oferece uma conexão chamada “THRU”, fundamental para quem deseja colocar o dispositivo iOS no meio de uma cadeia de equipamentos MIDI. A porta “THRU” funciona repetindo os sinais que chegam através da conexão In da interface. Para entendê-la melhor, aí vai um exemplo: imagine que você está usando um único teclado para controlar o SampleTank rodando em seu iPod Touch e também um outro módulo sintetizador MIDI que você possua. O teclado do seu controlador está dividido para enviar mensagens para os canais MIDI 1 e 2, por exemplo. O canal 1 vai controlar o SampleTank e o 2 irá comandar o seu outro equipamento MIDI. Neste caso, a conexão ficaria da seguinte forma: teclado controlador -> iRig MIDI (porta in) -> Porta “THRU” da iRig MIDI ligada ao outro equipamento MIDI.

-

Disponibilidade

Recebemos a iRig MIDI da Quanta Store para testes. A empresa oferece o produto em seu site e você pode comprá-lo aqui.

-

Conclusões sobre o iRig MIDI


A iRig MIDI é uma interface MIDI extremamente compacta para iPad, iPhone e iPod Touch. Se por um lado a iRig MIDI é a cara da pioneira MIDI Mobilizer da Line 6, por outro a IK Multimedia lançou em seu produto recursos importantes que a Line 6 esqueceu de adicionar à segunda geração de seu acessório, como a porta MIDI THRU e a conexão mini USB, para carregar os dispositivos durante o uso da interface. Nesta comparação iRig MIDI x MIDI Mobilizer, não teria dúvidas para escolher a primeira.

Se você possui equipamentos/instrumentos com conexões MIDI tradicionais e deseja fazer com que eles “conversem” com seu iPhone/iPod Touch/iPad, a iRig MIDI é uma das melhores opções para tornar isto possível.

-

MusicApps sobre o iRig MIDI:

Construção e Durabilidade (4/5)
Facilidade de utilização: (5/5)
Portabilidade: (5/5)
Compatibilidade: (5/5)
Profissional: (3.5/5)
Preço: (3.5/5)
Geral: (4.3/5)

-

Veja nossas fotos do iRig MIDI

Error fetching Flickr photos: A feed could not be found at http://api.flickr.com/services/rest/?method=flickr.photos.search&lang=en-us&format=feed-rss_200&api_key=424b21f98918e2f0f0d1421b8f138184&user_id=58339760@N04&sort=date-taken-asc&tags=irigmidi&per_page=40

*Veja a galeria no Flickr


Posts Relacionados

39 Comments

  1. Rodrigo_Cyfer fevereiro 8, 2012 at 9:52 am - Reply

    Não entendo muito, mas eu quero aprimorar meus conhecimentos então: qual a diferença entre o iRig e o iRig Midi?

    • musicapps fevereiro 9, 2012 at 7:02 am - Reply

      O iRig é um adaptador para ligar sua guitarra ou violão ao iPhone/iPad/iPod Touch. O iRig MIDI permite ligar qualquer equipamento MIDI a esses dispositivos. Abs

  2. Rodrigo_Cyfer fevereiro 8, 2012 at 9:53 am - Reply

    Ah e o que é iRig STOMP????
    Pra que serve?

  3. Carlos Campello fevereiro 13, 2012 at 7:34 pm - Reply

    Comprei uma bateria Medeli com saída MIDI e um iRig MIDI (nos EUA) pra usar com meu iPad2. Espero que, junto com o SampleTank, eu melhore a qualidade do som da bateria, já que os kits que vem com ela não passam de bonzinhos :)

  4. Seyr fevereiro 16, 2012 at 8:30 pm - Reply

    E aí pessoal.
    Chegou meu irig midi, mas não sei por onde começar.
    Tenho um sansamp psa1 e um midiverb 4 da alesis e todos tem porta midi.
    Alguém se habilita em me ajudar?

  5. Rodolfo Grilu fevereiro 27, 2012 at 12:31 am - Reply

    Olá… Você sabe me dizer se os violões da Godin são compatíveis com o sistema irig midi??? abraços

    • Wagne Medrado agosto 30, 2013 at 12:00 am - Reply

      Não são compatíveis. Os violões godin possuem uma conexão de 13 pinos, diferente da conexão midi tradicional, necessitando um outro equipamento para fazer a conexão

  6. Joao Cleber março 14, 2012 at 1:08 pm - Reply

    Como faço para desligar o arpejador quando toco na região grave do piano?

  7. Josiel Brito maio 4, 2012 at 9:51 pm - Reply

    Boa noite,

    Pessoal, sou novo por aqui. Tenho um ipad e um Alesis QS6, como vocês devem saber os timbres de paino acustico, grand piano etc..não são muito bons, estou vendo diversos videos sobre a possibilidade de usar um sintetizador como controlador do Ipad e tirar sonstimbres maravilhosos dele. Sei que vou precisar tambem de um adptador e tal…mas minha duvida maior é a seguinte; será que o QS6 é compativel? Só para conhecimento ele tem uma pequena chave atras exclusiva para conecção com aparelhos da Apple. Será que rola? No aguardo muito ancioso.

    • musicapps maio 12, 2012 at 8:44 am - Reply

      Respondido por e-mail, mas mesmo assim: funciona. :) Tente o iRig MIDI

  8. Guilherme maio 14, 2012 at 4:57 pm - Reply

    Parabéns pelo post Marcus, tenho um Iphone4, pretendo comprar um iRig MIDI , para conecta-lo o meu Juno-d, os timbres de piano, piano acústico, e pianos elétricos do Juno são bons, mas vi que com o iRig, dá pra se implementar vários timbres incríveis ao controlador. Valeu!

  9. Eduardo maio 28, 2012 at 5:37 pm - Reply

    ola marcos pretendo comprar irig midi como faco no rio de janeiro
    um abraco valeu

  10. João Camargo Junior maio 31, 2012 at 4:47 pm - Reply

    Marcos
    Primeiro lugar o meu abraço a você. Tenha certeza absoulta que voce tem sido uma grande benção na vida da galera. Obrigado pela sua dedicação em nos passar tantas informações valiosas. Estou com ipad 2 e pode estar certo tudo que sei de aplicativos musicais aprendi com voce. VALEU CARA!!!.
    Tenho apenas uma dúvida. Baixei o aplicativo SampleTank free. Fiz o meu cadastro e ele pede um serial para desbloquear o restante. Vou comprar o Irigmidi. Comprando o irigmidi ele ja vem com serial ou preciso comprar o aplicativo pago? Se eu comprar apenas o sampletank ele ja me dá o serial?
    abração
    obs. acabei de ouvir a sua entrevista na CBN. Como diria a minha mãe.." Você é meu orgulho" rss.

    • musicapps julho 31, 2012 at 11:34 pm - Reply

      O serial irá desbloquear vários timbres. Porém, alguns só serão liberados com a compra dos pacotes. Abs!

  11. @danielcampos15 junho 19, 2012 at 2:24 am - Reply

    Marcos primeiramente estou muito feliz de ter achado seu blog nessa madruga. Como é bom encontra outras pessoas afim de criar bom conteúdo. Parabéns cara, já virei leitor!

    Queria de cara lhe fazer uma pergunta: essa interface funciona no novo iPad( iPad 3)?

    Desde já muito obrigado. Agora vou andar pelo site ara conhecer quais apps ter para tirar ótimos timbres para meu teclado :)

    • musicapps junho 20, 2012 at 11:09 pm - Reply

      Olá. Seja bem-vindo! Funciona, sim! Abs

  12. vinicius junho 28, 2012 at 2:58 pm - Reply

    a minha grande duvida é, ele fica sem latencia?

    eu conseguiria tocar ao vivo ou fazer ensaio me utilizando dela?

    essa é a minha grande duvida entre comprar um ipad (ou continuar com meu ipod touch) ou comprar um macbook para servir como modulo

    • joabe julho 9, 2012 at 9:15 pm - Reply

      Boa pergunta a do vinicious. Gostaria de saber a resposta também para poder comprar esse adaptador.

    • musicapps julho 9, 2012 at 10:50 pm - Reply

      Vinícius, mesmo adorando iPads e iPhones, se você puder investir em um macbook para tocar, nem pense duas vezes. As possibilidades são muito maiores e a estabilidade também. Mas, respondendo sua pergunta, sim. Fica com latência baixíssima. Tão pequena quanto a dos notebooks. Abs

  13. Thyago Amaral julho 29, 2012 at 9:18 am - Reply

    Senhores, alguém aqui tem problema em carregar o iPad 1 pela iRig MIDI? No meu caso é apenas no iPad 1 ele não carrega nem com reza braba, porém no 4S tudo sem problema.

    Tem algo que possa ser feito?

  14. @knknls julho 31, 2012 at 2:21 am - Reply

    Oi amigo gostaria de saber qual éo teclado que você utilizou no video abaixo de onde diz varios instrumentos em açao, de qual marca é e o modelo, pretendo comprar um teclado novo, pois toco em uma banda, e gostaria de estar usando o ipad como seu controlador. E se tambem posso utilizar o irig normal no teclado na entrada convencional phone/ outiput ?? Desde ja agradeço

    • musicapps julho 31, 2012 at 11:35 pm - Reply

      Estou usando um Novation SL61 MKII. Não entendi a dúvida do iRig.

  15. joao setembro 19, 2012 at 12:23 pm - Reply

    qual quer controlador com saida midi e compativel com o irig midi?
    o irig midi é o melhor e o mais completo entre os outros?

  16. Carlos maio 31, 2013 at 6:24 pm - Reply

    Olá Marcos, gostaria de uma ajuda sua , não consigo ligar de maneira nenhuma meu teclado UMX da Berhringer com esta interface da Irig midi no IPad, quando uso o sample tank e conecto a interface no iPad , nada acontece.
    Existe algum registro a ser feito ou outra coisa a ser feita?
    Desde já, obrigado pelas orientações!

  17. Willy março 21, 2014 at 10:33 am - Reply

    Olá Marcos, seus posts tem ajudado muito ! Parabéns pelo excelente trabalho !
    Influenciado por você comprei o Irig para usar com o meu iphone 4 mas percebi que quando uso 2 instrumentos combinados no Sample tank (piano e pad) dá latência. Já testei em outros controladores e o problema persiste, tentei reinstalar o Sample Tank e tbem não deu certo .. pode me ajudar ?

    • musicapps março 24, 2014 at 3:07 am - Reply

      Willy, isto deve estar ocorrendo por conta do grande processamento necessário para estes dois timbres simultâneos. Infelizmente, o iPhone 4 não apresenta configurações suficientes para atividades musicais que exigem um pouco mais. É possível nas configurações do SampleTank escolher a latência um pouco maior, desativar o wifi, fechar todos os apps desnecessários, etc. Ainda assim, pode ser que o problema continue. Abs

  18. Flávio Rodrigues maio 6, 2014 at 1:22 am - Reply

    Saudações Marcus! Tenho apenas uma pergunta: essa interface funciona no iPad 4 (Tela Retina)?! Se não, como faço para ligar meu Ipad no meu Yamaha P95?!

    Desde já agradeço.

    • musicapps maio 6, 2014 at 2:37 pm - Reply

      Funciona sim. Vc só precisa ter um cabo adaptador Lightning x 30 pinos (porta dock), vendido pela própria Apple. Abs!

  19. Edison setembro 5, 2014 at 7:15 pm - Reply

    Que Deus te abencoe Marcus.. Por favor..Será que nao existe um manual ou uma cartilha detalhada de como fazer essa coisa funcionar corretamente… Não consigo acessar nada no IRIG MIDI pelo IPAD 4..Só aparece aquela tela preta com a mensagem RECORDING..Mas nao aparece aplicativo nenhum..Tenho que baixar? Grato.

    • musicapps setembro 9, 2014 at 5:25 pm - Reply

      Sim, a iRig MIDI não chega com nenhum app. É preciso baixar apps compatíveis :) Abs!

  20. Edison setembro 5, 2014 at 7:18 pm - Reply

    Amigos.. Tem alguém aqui do Rio para trocarmos opiniões e duvidas pessoalmente…Sou de Bonsucesso e meu email é homem_educado_50@hotmail.com.. Sou leigo no assunto e gostaria muito de aprender..Obrigado MArcus.. Voce é uma ajuda e tanto… Mas tambem temos que respeitar seu espaço de tempo né? Valeu.

  21. Nino Senna setembro 7, 2014 at 12:08 pm - Reply

    Tem como eu adaptar um cabo midi de 13 pinos para ligar um violao godim ao iRig Midi??
    Comprei um iRig Midi e pra minha surpresa, quando fui testa-lo em meu violao Godim, vi que a entrada midi era outra. A do violao é de 13 pinos. Posso mandar fazer um cabo?

    • musicapps setembro 9, 2014 at 5:27 pm - Reply

      Nino, tudo bem? Infelizmente não sei informar. A melhor opção é entrar em contato com o suporte do violão e verificar se ele permite a utilização de um cabo com pontas diferentes.

      • Nino Senna setembro 10, 2014 at 4:24 pm - Reply

        Eu teria que mandar fazer um cabo igual ao que vem no iRig Midi, sendo que com uma das pontas com entrada midi de 13 pinos. Por conta da saida do violao. O iRig reconheceria?
        Obrigado.

        • musicapps setembro 11, 2014 at 12:59 pm - Reply

          O ideal, como disse antes, é buscar o suporte do violão. Entender o que ele envia/recebe via MIDI e se será compatível com equipamentos que utilizam o conector com menos pinos. Fica difícil saber se o iRig MIDI irá reconhecer sem conhecer o que é enviado ou como funciona o MIDI do violão. Isto apenas o manual ou o suporte técnico do fabricante do violão poderá responder. Abs

Leave A Response


um + 2 =