iRig MIDI: iPhones, iPods e iPads como módulos de timbre poderosos e compactos (Review)

Se existe um ponto principal que podemos indicar para demonstrar a distância entre a evolução da produção musical em iPhones e iPads e em outros Smartphones e Tablets, ele é a implementação MIDI.  A tecnologia para promover a comunicação entre instrumentos musicais e outros equipamentos não é nova, ficou popular ainda na década de 80, mas continua sendo o padrão utilizado em teclados e interfaces controladores de todas as grandes marcas. Permitir a utilização de equipamentos MIDI para controlar aplicativos musicais ou usá-los para controlar outros instrumentos reais foi um dos maiores acertos da Apple para transformar iPhones e iPads em dispositivos ainda mais atraentes para os músicos.

Da implementação do coreMIDI no iOS para cá, vimos uma série de interfaces MIDI chegando para trabalhar com estes dispositivos. Foi aí que a competição começou e, como em toda briga por mercado, os usuários são agraciados com mais possibilidades de escolha. A IK Multimedia apresentou a iRig MIDI, uma interface extremamente compacta para iPhone, iPad e iPod Touch. Recebi o produto da Quanta Store para review e hoje vou mostrar o que você pode esperar da iRig MIDI!

O que há na caixa?

iRig MIDI

Como os demais produtos da IK Multimedia para iOS, a iRig MIDI possui embalagem simples e prática. Nela encontramos a interface e seus cabos: 2 cabos com conectores MIDI tradicionais x conectores tipo P3 (foto acima) e cabo USB x mini USB para permitir a carga dos dispositivos, mesmo quando a iRig MIDI está em funcionamento. Por falar no cabo mini USB, o que chega com a interface é realmente curto. Pensar em uma outra extensão ou em outro cabo mais longo pode ser uma boa ideia.

Confira o unboxing que realizamos:

Construção

A iRig MIDI é bem construída. Apesar de ser de plástico, o acessório parece ser resistente. Leve e bastante compacta, transportar a iRig MIDI é tarefa simples para qualquer bolso.

A interface possui leds indicadores de atividade MIDI, o que facilita visualizar se tudo está funcionando corretamente. A conexão mini USB é bastante importante. Manter a carga de dispositivos como o iPod Touch é fundamental para quem deseja utilizar o dispositivo em ensaios mais longos ou até mesmo no palco.

Sobre a construção, apenas um detalhe poderia ser incrementado: a conexão ao dispositivo iOS poderia oferecer uma espécie de trava para impedir que a iRig MIDI se desconecte acidentalmente. Não que isto tenha acontecido nos testes. Na verdade, a maioria dos acessórios para o iOS não possue tal trava. Mas pensando em situações mais extremas, segurança nunca é demais.

Compatibilidade com iPad, iPhone e iPod Touch

Versatilidade é um dos pontos altos da iRig MIDI. Enquanto interfaces MIDI que precisam do Camera Connection Kit para funcionar não são compatíveis com iPhone e iPod Touch, a iRig MIDI trabalha muito bem com o iPad (1 e 2), iPhone (a partir do 3GS) e iPod Touch (a partir da terceira geração).

iRig MIDI para transformar dispositivos iOS em módulos de timbre

Aos tecladistas e bateristas que estão lendo este review, pergunto: que tal um módulo com ótimos timbres e do tamanho de um iPod Touch para você levar no bolso? Pois é. Esta é uma das vantagens que a iRig MIDI pode oferecer: transformar iPhones e iPods Touch em módulos extremamente compactos.

Claro que nada adianta nada ter a interface se não existirem bons aplicativos musicais para fornecer grandes sons. E, neste caso, a própria IK Multimedia resolveu boa parte do problema com o lançamento do SampleTank para iOS. Disponível em versão única para iPad, iPhone e iPod Touch, o SampleTank possui centenas de timbres devidamente categorizados por família de instrumento.

Vários timbres são de extrema qualidade. Mesmo não oferecendo grande polifonia ( cerca de 16 notas por instrumento podem soar ao mesmo tempo), o SampleTank para iOS poderá oferecer boa parte do que você precisa para um ensaio, prática em casa ou até mesmo em shows.

[app 464783893]

Confira algumas amostras:

Pianos com o SampleTank

Vários instrumentos em ação

Meus experimentos com os sintetizadores do SampleTank

Ótimo vídeo do Giuliano Soares demonstrando como usar a iRig MIDI e uma bateria eletrônica Roland para controlar os timbres do SampleTank para iOS.

Vale lembrar que a iRig MIDI é uma interface coreMIDI, ou seja, é compatível com todos os apps coreMIDI para o iOS. Já são dezenas de sintetizadores, drum machines, controladores, etc.

iRig MIDI para controlar sintetizadores e outros instrumentos

Já existem ótimos apps que funcionam como controladores MIDI. É muito legal poder usar o iPad ou iPhone para controlar sintetizadores e outros equipamentos MIDI. Neste caso, tudo que você precisa é de um bom app controlador e da iRig MIDI. Conecte a porta “OUT” da iRig MIDI ao seu equipamento MIDI e comece a controlá-lo com o iPhone, iPod Touch ou iPad.

Outro característica importante: a iRig MIDI oferece uma conexão chamada “THRU”, fundamental para quem deseja colocar o dispositivo iOS no meio de uma cadeia de equipamentos MIDI. A porta “THRU” funciona repetindo os sinais que chegam através da conexão In da interface. Para entendê-la melhor, aí vai um exemplo: imagine que você está usando um único teclado para controlar o SampleTank rodando em seu iPod Touch e também um outro módulo sintetizador MIDI que você possua. O teclado do seu controlador está dividido para enviar mensagens para os canais MIDI 1 e 2, por exemplo. O canal 1 vai controlar o SampleTank e o 2 irá comandar o seu outro equipamento MIDI. Neste caso, a conexão ficaria da seguinte forma: teclado controlador -> iRig MIDI (porta in) -> Porta “THRU” da iRig MIDI ligada ao outro equipamento MIDI.

Disponibilidade

Recebemos a iRig MIDI da Quanta Store para testes. A empresa oferece o produto em seu site e você pode comprá-lo aqui.

Conclusões sobre o iRig MIDI


A iRig MIDI é uma interface MIDI extremamente compacta para iPad, iPhone e iPod Touch. Se por um lado a iRig MIDI é a cara da pioneira MIDI Mobilizer da Line 6, por outro a IK Multimedia lançou em seu produto recursos importantes que a Line 6 esqueceu de adicionar à segunda geração de seu acessório, como a porta MIDI THRU e a conexão mini USB, para carregar os dispositivos durante o uso da interface. Nesta comparação iRig MIDI x MIDI Mobilizer, não teria dúvidas para escolher a primeira.

Se você possui equipamentos/instrumentos com conexões MIDI tradicionais e deseja fazer com que eles “conversem” com seu iPhone/iPod Touch/iPad, a iRig MIDI é uma das melhores opções para tornar isto possível.

MusicApps sobre o iRig MIDI:

Construção e Durabilidade [Rating:4/5]
Facilidade de utilização: [Rating:5/5]
Portabilidade: [Rating:5/5]
Compatibilidade: [Rating:5/5]
Profissional: [Rating:3.5/5]
Preço: [Rating:3.5/5]
Geral: [Rating:4.3/5]

Veja nossas fotos do iRig MIDI

[slickr-flickr tag=”irigmidi”]

*Veja a galeria no Flickr

Curta e compartilhe!