Audiobus: transmissão de áudio entre apps iOS em tempo real

Se há uma pergunta que já recebi dezenas de vezes ela é: como eu faço pra tocar com o aplicativo X e gravar no Y no mesmo iPad/iPhone/iPod Touch? Até hoje a resposta seria tentar utilizar os recursos de copiar e colar áudio, presente em alguns aplicativos musicais, sem poder gravar nada em tempo real. Porém, uma iniciativa de dois desenvolvedores, que também estiveram envolvidos no projeto de Portas MIDI Virtuais para o iOS, irá melhorar muito a realidade de quem quer tocar com iPhones e iPads.

O projeto Audiobus, conduzido pelos desenvolvedores da Tasty Pixel + Audanika, promete ser a solução para transmitir áudio – em tempo real – entre apps musicais para iOS rodando em um mesmo dispositivo.

E o que será possível a partir daí? Muitas coisas! Alguns exemplos:

  • Tocar com um aplicativo e gravar a performance com um outro título gravador rodando ao mesmo tempo.
  • Tocar com diversos apps ao mesmo tempo e gravar a performance com outro aplicativo, tudo em um mesmo dispositivo.
  • Timbres de um app poderão ser processados por um outro aplicativo de efeito, em tempo real.
  • Poder usar o próprio app para gravar áudio vindo de diversos aplicativos e ter uma nova experiência de gerar música no iOS. O Audiobus será um gravador Multipista.
  • Usar um app controlador MIDI para comandar um ótimo aplicativo gerador de timbres e gravar o resultado em um terceiro aplicativo. Tudo em tempo real.

Legal, não? A novidade deverá ser apresentada em breve e, por contar com participantes do projeto de desenvolvimento de Portas MIDI Virtuais, deverá contar com rápida popularização entre os melhores aplicativos musicais da App Store.

Curta e compartilhe!