GuitarJack 2 para iPhone/iPad: primeiras impressões

GuitarJack 2

Há muito tempo procuro uma interface de áudio para dispositivos iOS que fosse capaz de realizar tudo o que eu gostaria de fazer na hora de realizar uma gravação usando o iPhone ou o iPod Touch. Tive alguma esperança de poder usar os mesmos acessórios que utilizo com o iPad, mas como a Apple não liberou a compatibilidade do Camera Connection Kit com o iPhone, a busca continuou.

Vou explicar melhor. Adoro o iO Dock. Porém, ele funciona apenas com o iPad e, pelo tamanho e pela necessidade de ligar na tomada para funcionar, não é a solução mais portátil do mundo. Finalidades diferentes. O iRig é legal para simular um efeito ou gravar qualquer coisa de maneira mais informal, quando não há a preocupação de eliminar completamente os ruídos . A Apogee JAM é fantástica para gravar violões, baixos e guitarras com grande qualidade, mas realiza apenas gravação mono. Sou tecladista. Muitas vezes preciso gravar em estéreo. Aliás, muitos aqui possuem iPad e iPhone e tenho certeza que gostariam de utilizar o dispositivo menor como um gravador profissional para registrar o áudio gerado pelo tablet e seus apps musicais. Pois bem, parece que minha busca acabou.

A Sonoma Wire Works me enviou no final da semana passada a nova versão da sua interface GuitarJack. O acessório funciona com iPad (1 e 2), iPhone (4 e 4S) e iPod Touch (a partir da segunda geração), possui uma conexão mono P10 para instrumentos e microfones, uma entrada estéreo P2 e saída para fones de ouvido.

Não foi nada difícil perceber porque a GuitarJack 2 é mais cara que seus concorrentes. Sua construção em alumínio faz da interface a mais robusta que já experimentei para os dispositivos iOS.

A GuitarJack 2 pode ter o ganho de suas entradas alterado, através do painel de controle presente no app FourTrack. Isto torna possível usar o acessório para gravar violões, guitarra, baixo, teclados e até mesmo microfones dinâmicos, sempre com qualidade digital. Os primeiros testes foram animadores. Irei postar amostras e vídeos no review que vai aparecer por aqui nos próximos dias.

Veja que legal esta configuração de um pequeno estúdio de música móvel com iPad 2, iPhone 4, GuitarJack 2 e fone AKG K240 MKII. Áudio gerado pelo iPad sendo gravado em estéreo pelo iPhone 4 com o MultiTrack DAW, sempre com qualidade digital e nenhum ruído. Monitoração através da própria GuitarJack 2, que promete oferecer mais volume para o fone do ouvido do que a saída tradicional dos dispositivos iOS.

Por enquanto, agradeço a Sonoma pelo envio da GuitarJack 2 para testes no MusicApps e deixo a informação de que o acessório pode ser adquirido online no site da Sonoma Wire Works, com possibilidade de envio para o Brasil.

Curta e compartilhe!