Edifier: testamos 5 modelos de caixas e monitores de referência [Review]

edifier musicapps

Desde que iniciei o MusicApps, sempre recebo e-mails pedindo dicas de caixas de som e monitores de referência. O assunto é bem amplo, afinal existem centenas de modelos, com as mais variadas especificações e diferentes preços.

Pelo que percebo nos contatos, temos leitores com necessidades bastante diferentes. Alguns querem uma caixa legal para melhorar o som do falante interno do computador/notebook. Outros procuram uma opção para amplificar seus apps favoritos para iPad e iPhone, mas sem perder a mobilidade. E temos ainda aqueles que querem na verdade um monitor de referência para o home studio: procuram qualidade, mas não querem gastar tanto ou nem precisam de muita potência.

O pessoal da Quanta Store já havia me falado das caixas da Edifier, dizendo que a empresa estava oferecendo ótimas caixas acústicas e também verdadeiros monitores de referência. Então, decidimos fazer o teste de cinco modelos bem diferentes de caixas amplificadas fabricadas pela empresa. Um deles pode ser exatamente o que você está procurando.

A linha Edifier 2.0

A Edifier tem várias linhas de caixas acústicas, mas aqui vamos falar somente de modelos 2.0, o tradicional LR, que eu simplesmente adoro e não troco por nada, seja para ouvir música, tocar ou criar algo.

Recebi cinco modelos 2.0 e, logo que comecei a abrir as embalagens, a construção de todos eles me surpreendeu. Os modelos que recebi utilizam MDF mais espesso em sua estrutura, o que, combinado aos falantes e às dimensões, ajuda a oferecer um som com mais volume, presença e ótimos graves.

Para não me deixar influenciar, evitei ler qualquer especificação dos modelos recebidos antes de realizar os testes. E foi comparando a experiência com as especificações que veio a minha segunda surpresa: todas as caixas testadas parecem falar bem mais alto do que a potência especificada pelo fabricante.

Todas as caixas que vou mostrar aqui são construídas em MDF com 12mm e, por isto, são bem robustas. Todos os modelos são amplificados, isto é, funcionam ligados à energia elétrica e são capazes de amplificar e reproduzir sinais de áudio de equipamentos como o notebook, iPad, iPhone e mesas de som.

Um ponto bastante interessante e comum a todos os modelos da resenha: as caixas da Edifier são extremamente silenciosas quando nada está sendo reproduzido, mesmo quando o volume está no máximo. Nada de zumbidos ou ruídos. Chega a ser difícil dizer quando elas estão ligadas ou desligadas.

Outro detalhe legal é que todos os modelos permitem remover, com muita facilidade, a tela de proteção dianteira, caso você prefira o visual dos falantes.

Confira detalhes e comentários dos modelos testados pelo MusicApps.

R 1000 TCN: opção compacta com qualidade

Edifier R1000 TCN MusicApps

A R1000TCN foi a caixa mais compacta que recebi. Cada unidade do par conta com um woofer de cerâmica de 4,5″ e tweeter de 3/4″. O material do woofer evita distorção nos graves.

Com apenas 22 cm de altura, o volume da R1000TCN é excelente e ela se comporta bem mesmo em níveis de pressão sonora mais elevados. O par oferece 16W de potência (8+8) e controle de presença de graves, na parte traseira de uma das caixas.

O modelo permite conectar até 2 equipamentos simultâneos, através das entradas RCA, o que pode ser ótimo para quem toca combinando iPad e iPhone, iPad e Notebook, etc (basta utilizar cabos  2RCAx 1P2 Estéreo).

Para quem quer melhorar o áudio do notebook, amplificar aplicativos iOS ou trocar caixinhas multimídia por mais qualidade, sem precisar de tanto volume, a R1000TCN é mais que recomendada, ainda mais levando em consideração seu custo benefício.

Veja o modelo na Quanta Store.

edifier R1000 TCN back MusicApps

R1200T: excelente acabamento

edifier R1200T MusicApps

O acabamento em madeira das R1200T deixa qualquer mesa mais bonita. Também com 16W de potência, considero este modelo uma das melhores opções para um home office ou pequeno estúdio de música móvel.

Os mesmos recursos da R1000 TCN podem ser encontrados aqui, porém com um visual mais legal. Além disto, gostei mais dos graves da R1200T, em relação ao modelo R1000TCN. Provavelmente, por ser um pouco maior (24 cm de altura), a R1200T leve alguma vantagem.

Comparei a R1200T com algumas caixas de micro system que tinha por aqui e a qualidade e a naturalidade do timbre da Edifier são impressionantes.

Veja o modelo na Quanta Store.

Edifier R1200 T back MusicApps

Monitor R1600T: pequeno e poderoso

edifier R1600 T MusicApps

O R1600T foi a primeira grande surpresa dos testes. Com falantes de 4,5″, realmente não esperava tanto volume e graves tão bem definidos. As especificações apontam a potência do par como 32W (16+16), mas parece ser mais.

O modelo é uma versão compacta de outro monitor que irei comentar em breve, o R2000T, e traz ótimas características, como os controles na lateral do monitor e a possibilidade de ajustar os níveis de graves e agudos. Por falar em graves, vale destacá-los neste pequeno monitor. Um amigo baterista decidiu testar a sua bateria eletrônica com o R1600T e ficou muito feliz com os resultados. Nada de graves rachando.

Assim como as outras caixas da Edifier, o R1600T é construído em MDF com 12mm de espessura, sendo muito robusto. Ótima opção para quem não tem muito espaço, mas quer mais volume.

Veja o modelo na Quanta Store.

edifier R1600T back

Monitor R2000T: caixas grandes,  graves de respeito

edifier R2000T

Este é o monitor que você vê na maioria das minhas fotos de teste com apps e sintetizadores virtuais. Sou tecladista e, por isto, extremamente chato com a reprodução de frequências mais graves. No home studio não queria ter caixas imensas ou caríssimas, mas também não abro mão dos graves. Por muito tempo usei um par do modelo Roland CM-30, um monitor combo que eu adoro. Porém, nas frequências mais graves, lá estava aquele som ligeiramente distorcido. Também não conseguia muita presença com os CM-30.

Curiosamente, o Edifier R2000T e o Roland CM-30 têm falantes com mesma medida, 6,5 polegadas, e tweeter de 25mm. A Roland informa que cada CM-30 oferece 30W de potência. A Edifier diz que o RS2000T disponibiliza 25W por caixa. Porém, a performance do R2000T foi consideravelmente melhor, tanto em volume, quando na reprodução das frequências mais graves. Fui aumentando o volume e nada de som rachando por aqui.

edifier r2000T  lateral

O R2000T pode ser utilizado como monitor de referência tranquilamente, contando com os controles de equalização e volume na lateral da caixa amplificada. O único porém é que você irá precisar de espaço. Cada caixa do par tem 32 cm de altura e 27 de profundidade.

Por aqui, ele chegou e ficou. Para as minhas necessidades, é o modelo certo.

Veja o modelo na Quanta Store.

edifier r2000T back MusicApps

Monitor R1900TIII: potência e definição

edifier R1900T III MusicApps

De todas as caixas amplificadas da Edifier que testei, a definição do som do R1900TIII foi a que mais me impressionou. Mesmo em volumes mais altos é possível ouvir graves, médios e agudos com muita clareza. O modelo é a terceira geração da série R1900, já conhecida pela fidelidade de suas caixas acústicas amplificadas.

O falante de 5″ não decepciona na hora de reproduzir graves altos e nítidos. Mesmo com o volume no máximo, os graves não geram distorção.

O Edifier R1900TIII é capaz de oferecer 60W de potência (30+30). Seu design mais fino facilita o posicionamento das caixas em espaços reduzidos. Excelente opção para quem procura um bom par de monitores para home studio ou simplesmente deseja tocar e ouvir música com ótima potência e grande fidelidade sonora.

Veja o modelo na Quanta Store.

edifier R1900TIII MusicApps

Considerações Finais

Se as caixas da Edifier não são as mais bonitas que você já viu, recomendo ouví-las antes de tirar qualquer conclusão. A construção de todos os modelos testados é realmente incrível e qualidade sonora não deixa nada a desejar, em comparação com algumas marcas mais cara.

Com preços muito interessantes e grande fidelidade sonora, as caixas e os monitores testados são ótimas opções para home studio ou para a sua mesa de home office. Tudo depende da sua necessidade.

Se você tem dúvidas sobre qual modelo escolher, mande seu comentário abaixo, ou até mesmo siga a @EdifierBra no Twitter. Vi que o pessoal da empresa tira várias dúvidas por lá e é bastante atencioso.

Curta e compartilhe!