Notícias, iPad

Auria: gravação de 48 pistas e VSTs no iPad

Marcus Padrini janeiro 24, 2012 13 Comments »

Durante a NAMM 2012, a Wave Machine Labs anunciou um novo aplicativo para o iPad que tem tudo para ser revolucionário. O Auria é um gravador de 48 pistas para o tablet da Apple e promete finalmente trazer ao iOS um padrão de instrumentos virtuais VST.

Por mais que seja difícil acreditar, os desenvolvedores afirmam que o aplicativo é capaz de gravar 18 pistas de áudio simultaneamente (sim, você leu dezoito!), utilizando o Camera Connection Kit e interfaces de áudio USB compatíveis. A aposta é que o mesmo processo possa funcionar muito bem com 24 pistas. O único limite é a disponibilidade de interfaces com esta quantidade de entradas que sejam compatíveis com o iPad.

O Auria também será o primeiro aplicativo a utilizar em sua descrição o termo “VST”. Ter o popular formato de instrumentos virtuais para o computador funcionando no iPad é um velho sonho da maioria dos músicos donos do tablet. Porém, ainda não será desta vez que os VSTs irão funcionar simplesmente arrastando pastas e arquivos para seu iPad com o iTunes. Na verdade, a Wave Machine Labs está auxiliando empresas que desejam migrar seus instrumentos e efeitos virtuais para o padrão iOS. E, como sempre, tais efeitos e instrumentos irão acompanhar o aplicativo, ou terão que ser adquiridos por compra dentro do título (in-app purchase).

Confira a apresentação do Auria para iPad:

Aí vão as principais características do aplicativo:

  • Playback de até 48 pistas simultâneas.
  • Grave até 24 pistas de uma só vez.
  • Suporte para formato VST.
  • Importação e exportação no formato AAF.
  • Inclui plugins da PSPaudioware, Fabfilter e outros.

A torcida é para que o Auria consiga fazer o que o TableTop ainda não conseguiu: despertar a vontade de desenvolvedores de VSTs para a criação de versões iOS de seus plugins. Também fico curioso sobre o desempenho do novo app nos dois modelos atuais do iPad.


Posts Relacionados

13 Comments

  1. deniscass janeiro 24, 2012 at 7:58 am - Reply

    Hummm… Gostei da apresentação, mas pela data de disponibilidade, eles devem ter preparado o aplicativo pro Ipad 3. Pq com todos aqueles plugins rodando em uma só trilha acho que o Ipad 2 não aguenta tanto. Os outros apps sofrem pra rodar 24 pistas com o recurso freeze de efeitos, acho complexo conseguir as 48 pistas funcionais na geração atual do ipad e sem falar na possibilidade de gravação simultanea de 18 pistas… como não vi nenhuma interface pro ipad capaz de tantos canais no camera connection kit que é USB 2.0, teria que ser um USB 3 ou algo mais poderoso para alimentar com energia essa interface…

  2. Giusoares janeiro 24, 2012 at 10:02 am - Reply

    Show de BOLA otima notica, Bem segundo o FOrum da Multitrack DAW baseado em uma conta que é feita sobre o usb 1.0 da uma base de 17 canais.

    As a limit, a back of the envelope calculation:
    USB 1 fullspeed at 12 mbps (1.5 MBps)
    Mono track LPCM data rate at 88.2 KBps
    1.5 / 0.0882 = 17

    Bem se ELES prometem 18 e o usb do ipad for 2.0 ai sim teremos os 18 canais REAL.

    Eu particulamente estou muito feliz… Pois ter um programa de qualidade de e recursos dentro do ipad é maravilhoso. VSTs é um sonho que esta prestes a se realizar.

    E mais uma coisa, a empresa Harmonicdog que é desenvolvedora da multitrack Daw disse que ate o momento eles nao encontraram interfaces que sejam compativeis com IPAD de MULTICANAIS a unica encontrada por eles até o momento foi a TASCAM us 800 as demais nao funcionaram.

    Então vamos esperar e ver qual interface sera compativel,
    E ESPERAR esse grande LANÇAMENTO.

    Agora trabalhar com 48 pistas… Com vsts acho meio impossivel…mas vamos esperar pra ver.

    O interessante que o ipad nao é mais visto como um BRINQUEDO MUSICAL e sim uma NOVA FERRAMENTA MUSICAL!!!!!!

  3. Marlon Moraes janeiro 24, 2012 at 8:14 pm - Reply

    Só acredito vendo… Se rolar, vai ser um App revolucionário e divisor de águas!!! Por enquanto tô meio incrédulo.

    • musicapps janeiro 24, 2012 at 10:43 pm - Reply

      Pois é, minha função aqui é não ser incrédulo. Mas confesso que espero performance excepcional apenas com o novo iPad. :)

      • Marlon Moraes janeiro 24, 2012 at 11:25 pm - Reply

        Ai realmente o iPad 3 vai entrar na minha lista de prioridade 0. :) o meu iPad 1, já não esta agüentando o tranco agora, imagina com uma coisa dessas!!! Bão D+!!!

      • Souza maio 31, 2012 at 3:29 pm - Reply

        Amigo, sou novo aqui, me registrei agora a pouco mas gostaria de saber alguma novidade do Auria, já que o lançamento estava previsto para maio e hoje é o ultimo dia do mês. Valeu

  4. Diego janeiro 30, 2012 at 5:38 pm - Reply

    aproveitando o tópico, existe hoje algum app estilo DAW que seja capaz de gravar audio ou midi vindo de outro app dentro do mesmo ipad?

    • musicapps fevereiro 11, 2012 at 9:27 pm - Reply

      MIDI sim, vários (NLOG, Genome e outros). Para áudio, os desenvolvedores ainda preparam algo.

  5. Giusoares janeiro 31, 2012 at 1:19 am - Reply

    Ate o momento nao,
    Existem desenvolvedores trabalhando para que isso seja possivel, seria fantastico poder usar um app em segundo plano e poder gravar em um Multitrack DAW, mas vamos esperar.

  6. Souza maio 31, 2012 at 3:23 pm - Reply

    Olá. Hoje são31 de maio, p ultimo dia do mês anunciado para o lançamento do App Auria da Wavemachine e até o momento 03:21 não pintou nada na Apple Store. Será que vai rolar esse lançamento hoje mesmo?

    • Souza maio 31, 2012 at 3:25 pm - Reply

      E quanto tempo leva isso?

  7. Tony Villa Nova julho 7, 2012 at 4:02 pm - Reply

    Caro Marcos, quero saber se um Ipad pode rodadar o Sample Tank para ser controlado por um EWI. grato

Leave A Response


3 × = quinze