Instrumentos e Acessórios, Mac, Matérias, Notícias, Reviews, Windows, iPad

Akai EWI USB: controlador de sopro para PC, MAC e até iPad [Review]

Marcus Padrini janeiro 14, 2012 86 Comments »

Akai Ewi USB

Geralmente, o mundo da tecnologia musical anda afastado dos instrumentistas de sopro. Enquanto tecladistas e guitarristas contam com centenas de sintetizadores virtuais, efeitos, controladores e acessórios, saxofonistas e flautistas usam no máximo um processador de efeitos e algum bom microfone. Justamente pensando em oferecer mais opções para estes músicos, surgiram os pouco habituais “wind controllers”, ou controladores de sopro.

O objetivo destes equipamentos é permitir que músicos acostumados com os instrumentos de sopro possam tocar com reproduções dos timbres de seus instrumentos e milhares de outros sons, oferecendo maior versatilidade em performances ao vivo e mais possibilidades criativas nos processos de composição e gravação no estúdio.

A Yamaha e a AKAI são as principais referências neste mercado. Por serem de interesse de um público bastante específico, geralmente os controladores de sopro são desenvolvidos para a utilização profissional, possuem ótima construção e diversos recursos para tornar a execução do instrumento mais confortável.

No último mês, tive a oportunidade de experimentar o EWI USB da Akai. O controlador é a versão mais simples do Akai EWI4000S e, ao contrário deste, não possui timbres e precisa sempre de um computador rodando algum instrumento virtual para funcionar.

O EWI USB já vem com um software da Garritan, tradicional desenvolvedora de aplicativos com sons de orquestra para PC e Mac, chamado Aria, repleto de timbres de instrumentos de sopro, orquestra, teclados e sintetizadores. O controlador é capaz de trabalhar com qualquer outro instrumento virtual para o computador e, para a minha surpresa, também funciona muito bem com o iPad.

Neste review, você ficará conhecendo as minhas impressões sobre o EWI USB da Akai e poderá conferir que o controlador é uma opção para instrumentistas de sopro e até mesmo para quem nunca tocou estes instrumentos.

-

O que há na caixa?

Além do EWI USB, temos o cabo USB, uma alça para o controlador, documentação e CD para instalação do software Aria da Garritan.

A construção do EWI é muito boa. Apesar de boa parte do material ser plástico, o controlador parece ter grande resistência. As chaves, apoios de polegar e rolamentos de mudança de oitavas são feitos de metal cromado.

-

Para quem é?

Desenvolvido com total inspiração nos instrumentos de sopro, a primeira indicação não poderia ser mais óbvia: qualquer músico, que já toque algum instrumento de sopro, irá se adaptar rapidamente ao EWI, principalmente os saxofonistas. Para quem quer contar com diversos timbres e continuar com o conforto do acionamento semelhante ao seu instrumento, o EWI pode ser uma excelente opção, seja para o palco ou para o estúdio. Por software é possível mudar a disposição das notas no instrumento, assim como suas funções.

Porém, músicos que nunca tocaram um sax ou uma flauta também poderão se aventurar com o controlador. Uma das maiores dificuldades do aprendizado inicial de qualquer instrumento de sopro não está presente no EWI: a embocadura. Então, qualquer pessoa que sopre no bocal irá produzir uma nota. Obviamente, será necessário estudar a posição das notas no controlador, assim como desenvolver um controle de respiração adequado.

-

Recursos e software

Acionamento das notas pelo toque

As chaves do EWI USB não se movem. Tudo acontece somente com a sensibilidade ao toque. Logo, não haverá necessidade de regulagem e nem mesmo ruídos mecânicos durante a prática do instrumento usando fones de ouvido.

Mudança de oitavas com rolamentos

A mudança de oitava ocorre com o  de deslizar o polegar pelos rolamentos da foto acima. Foi a característica que mais demorei a aprender, mas, com um pouco de prática, passou a ser mais natural. Você verá mais detalhes no vídeo que aparece no próximo tópico deste review.

Software Aria da Garritan

O software Aria, que acompanha o EWI USB, tem duas finalidades principais: fornecer uma coleção de timbres bastante variada e permitir a customização de comportamento do EWI e seus controles. E estamos falando de algo muito versátil por aqui. Praticamente tudo o que existe no EWI pode ser calibrado via software. Ataque das notas, o estilo de digitação, como o sensor do bocal influencia o timbre gerado, quais comandos MIDI os sensores próximos ao apoio de polegar irão enviar, etc. É bom citar que as configurações ficam gravadas no controlador, o que facilita a utilização do equipamento com outros instrumentos virtuais.

O Aria também permite que o músico toque com até 4 timbres carregados simultaneamente. O volume, pan e quantidade de reverb de cada instrumento carregado podem ser configurados individualmente. A qualidade dos sons varia bastante. Existem ótimos instrumentos e outros que não são nem mesmo usáveis. A boa configuração de efeito poderá gerar um resultado muito satisfatório.

-

Testes e apresentação

Por ser um controlador bem diferente e pouquíssimo explorado em sites em português, decidi fazer um vídeo um pouco mais detalhado.

-

Compatibilidade com o iPad

Simplesmente utilize o Camera Connection Kit e um Hub Alimentado USB para usar o EWI para controlar qualquer aplicativo coreMIDI. Se quiser customizar os parâmetros do EWI para o uso com apps iOS, use o FreeEWI, mais um app genial do desenvolvedor do MidiBridge.

FreEWI (AppStore Link) FreEWI
Desenvolvedor: Soft Audio
Preço: Free
Baixar na App Store!

-

Disponibilidade

O Akai EWI USB é importado pela Habro Music, que gentilmente nos cedeu uma unidade para review. O produto pode ser encontrado em lojas de instrumentos pelo país. Uma rápida pesquisa mostrou que o controlador está sendo vendido por cerca de 1.600 reais.

-

Conclusões sobre o Akai EWI USB

O Akai EWI USB é um controlador capaz de gerar muitas opções para instrumentistas de sopro e também para músicos que tocam outros instrumentos e procuram novas formas de expressividade e dinâmica ao controlar um instrumento virtual. Como qualquer instrumento, exige estudo e prática e, como quase todos os controladores, está limitado pela própria tecnologia MIDI. Determinados recursos de performance, como bends e harmônicos baseados na intensidade ou direção do ar no bocal, não poderão ser reproduzidos da mesma maneira, ou não soarão com a mesma naturalidade.

Para quem quer tocar com o iPad ou notebook, a praticidade é incrível. É conectar o cabo USB, escolher seu instrumento virtual e começar a tocar. Menor do que uma flauta transversal e bem menos delicado do que ela, o EWI é fácil de transportar e não exige montagem alguma, pois possui corpo único.

Se você for comprar ou já possuir o EWI USB, uma dica: dê uma olhada nos VSTis Mr. Sax e Ms. Sax, da Sample Modeling. Todos estão totalmente preparados para trabalhar perfeitamente com o EWI e possuem timbres impressionantes.


MusicApps sobre o EWI USB:

Construção e Durabilidade (4.5/5)
Facilidade de utilização: (4/5)
Portabilidade: (4/5)
Compatibilidade: (4/5)
Profissional: (5/5)
Preço: (3.5/5)
Geral: (4.1/5)

-

Veja nossas fotos do AKAI EWI USB

Error fetching Flickr photos: A feed could not be found at http://api.flickr.com/services/rest/?method=flickr.photos.search&lang=en-us&format=feed-rss_200&api_key=424b21f98918e2f0f0d1421b8f138184&user_id=58339760@N04&sort=date-taken-asc&tags=ewiusb&per_page=40

*Veja a galeria no Flickr


86 Comments

  1. @Koynonia janeiro 15, 2012 at 2:53 am - Reply

    Ótimo review mostrando mais esta forma de expressar nossa musica com praticidade! Parabéns!

  2. Norberto França janeiro 15, 2012 at 3:40 pm - Reply

    Obrigado pelo review,excelente!

  3. Carlos Antonio janeiro 22, 2012 at 3:07 pm - Reply

    pô, agora que fez o review, tá todo mundo feliz, já passou a noticia. Dá ele prá mim

  4. Silas Paranhos janeiro 26, 2012 at 12:37 pm - Reply

    Olá parabéns pela materia e pelo video.Sou saxofonista e estou quase comprando um ewi usb pois tenho a necessidade de tocar com timbre de metais.Vc poderia fazer uma demonstração com este sofware o aria com metais? Obrigado Silas Paranhos

  5. Junior janeiro 27, 2012 at 1:40 pm - Reply

    Adquiri um EWI USB e não consigo um sincronismo na execução das notas, existe uma perda na velocidade que atrapalha consideravelmente a melodia, pois quando toco a nota ela atrasa minimamente a ser executada pelo pc, e esse "minimamente" é horrível, existe alguma forma de resolver esta questão?! Muito obrigado.

    • musicapps janeiro 28, 2012 at 6:21 pm - Reply

      Junior, tudo bem? Dá uma olhada no manual. Via software você consegue fazer que o EWI responda bem mais rápido. De fábrica ele vem um pouco mais lento para facilitar a execução. Mas fique tranquilo que tem jeito sim. :)

      • jimmy maio 4, 2012 at 4:22 am - Reply

        Ola pessoal, estou adquirindo um ewi usado, e pelo que estou percebendo, o atraso ou (latency) latencia, acontece devido a forma com que o windows trabalha com audio, o problema parece ser resolvido conectando o ewi em um Macintosh, parece ser uma solução não muito barata, porem há uma solução, há alguns anos, está sendo desenvolvida uma tecnologia hack, para fazer com que o seu PC rode o sistema SL leopard retail em praticamente qualquer PC, ela se chama hackintosh, eu estou fazendo essa "migração" e gostaria de trocar experiencias com quem tiver o mesmo problema.
        jimmyx-games@hotmail.com, abraço

        • musicapps maio 12, 2012 at 8:49 am - Reply

          O problema com latência no Windows não é uma exclusividade do EWI. Praticamente todo e qualquer controlador MIDI e instrumento virtual sofrerão com isso se o usuário tentar usar o próprio audio do sistema, interfaces onboard, etc. Porém, falo com a experiência de quem toca ao vivo com windows e instrumentos virtuais há mais de 5 anos: é possível usar qualquer controlador/vsti com latência baixíssima no windows, basta usar uma interface dedicada e a configuração correta. Recomendo interfaces da Roland ou M-audio. Elas darão ao sistema a capacidade de trabalhar com um driver conhecido como ASIO. Ele resolve os problemas da latência. Repito, não é necessário ter um mac pra usar o EWI muito bem.

          • jaime maio 22, 2012 at 1:21 am -

            Ola Marcus,

            Gostaria se possível de mais alguns detalhes a respeito da interface da Roland ou M-audio, ela estaria entre o EWIusb e a entrada USB do micro? Comprei o EWI, e estou procurando soluções através de um MAC OS, mas pelo que eu entendi não é necessário. Sua sugestão será de grande interesse a todos que possuem, e que venham a possuir o EWIUSB, grato,
            Jaime

          • musicapps maio 22, 2012 at 11:57 pm -

            Acho que farei um post sobre música no computador, mas já posso adiantar algo. É assim: o windows não vem preparado nativamente para trabalhar com áudio e instrumentos virtuais em tempo real. Seu driver de áudio não dá conta do recado e o que temos é muita latência e ruídos. Para resolver o problema, fabricantes de interfaces adotaram um padrão de driver conhecido como ASIO. As principais interfaces de áudio USB e Firewire (pra não dizer todas) utilizam este tipo de driver para trabalhar no Windows. Só o fato de vc instalar o software da interface já irá garantir a tranquilidade para o trabalho com o áudio. Mas não, o EWI não trabalha conectado à interface. Ele a a interface estão conectados ao computador via USB.

  6. Silas Paranhos janeiro 29, 2012 at 4:29 pm - Reply

    OI então novamente vc poderia fazer uma demonstração do ewi usb com timbres de metais do aria por favor?Silas Paranhos

    • musicapps janeiro 29, 2012 at 7:50 pm - Reply

      Silas, obrigado pelo comentário. Infelizmente, não estou mais com o EWI USB. Ele já retornou para o fornecedor. Grande abraço!

  7. ivan fevereiro 29, 2012 at 1:39 am - Reply

    ola alguem sabe resolver o erro 43 que da quando conecta o ewi usb no pc pois o meu n liga mais e vive dando esse erro e não LIGA quem ja teve esse erro e poder ajudar agradeço ate+

    • mauricio also fevereiro 5, 2013 at 7:27 pm - Reply

      entao ivan eu tive o mesmo problema e não consegui resolver, a solução foi mandar para a autorizada e atraves deles foi solicitado a troca do equipamento por conta de algum defeito que ele apresentava.

  8. Eduardo março 11, 2012 at 11:45 am - Reply

    O mr. sax e o ms. são encontrado a venda no brasil?
    existe alguma forma de baixa-los ou compra-los mais barato?

    • musicapps março 11, 2012 at 11:00 pm - Reply

      Eduardo, não tenho indicação de revendas no Brasil. Acredito que seja possível comprar diretamente no site dos desenvolvedores.

    • musicapps maio 26, 2014 at 1:20 pm - Reply

      Geralmente podem ser comprados online no site do desenvolvedor.

  9. Eduardo março 21, 2012 at 10:09 pm - Reply

    Boa noite..
    COmprei um ewi Usb e ele está retardando som assim como o junior relatou na pergunta acima.
    Já olhei o manual e na internet mais não consigo de forma alguma fazer com que o dedilhado o o som sejam realizados no mesmo instante. Me dá uma ajuda aí.

    • Ricardo abril 10, 2012 at 9:04 pm - Reply

      Olá, uso um EWI faz um tempinho, e acho que posso ajudar… Muito provavelmente você está usado o EWI com Windows e numa máquina com placa de som incompatível com o padrão ASIO que garante baixa latência. A solução é instalar um programinha chamado asio4all, gratuito, e que faz um bypass via software de todas as camadas de áudio do Windows. Basicamente você vai precisar instalar o programa e depois configurar o Ária para enviar o som através dele.

      Abraço e boa música!

      • musicapps abril 11, 2012 at 11:24 pm - Reply

        Ricardo, boa dica! Além disso, ainda há os ajustes de resposta na parte de configuração.

    • bruno agne agosto 27, 2012 at 2:07 pm - Reply

      essa lentidão se chama LATÊNCIA, tem duas formas de resolver!
      1 – ou Instale o driver ASIO4forALL, depois se precisar a regulagem é totalmente intuitiva.
      2 – ou compre uma placa de som profissional USB ou FIREWIRE, M-audio ou a guitar link UCG102 da berigher tb da conta…

      abraço

  10. Wesley Sousa março 28, 2012 at 2:11 am - Reply

    Gostaria de adquirir um EWI para utilizar junto ao IPad, sobre o equipamento necessário para as conexoes, ainda nao sei como funcionam, poderia me dar uma breve explicação ?

  11. Paulo abril 7, 2012 at 9:53 pm - Reply

    Como ele poderia ser usado no palco, já que ele só conecta via USB? Teria que usar um cabo USB super comprido?

    • musicapps abril 11, 2012 at 11:27 pm - Reply

      Ele vem com um cabo razoavelmente longo. Porém, a utilização deve ser próxima ao notebook.

  12. Renan Montanaro abril 13, 2012 at 12:04 am - Reply

    Amigo, parabéns pelo review, muito bom mesmo. Estava vasculhando a internet acerca de algum post acerca do assunto em português e quando me deparei com este seu fiquei muito satisfeito. Como você liga ele numa mesa de som? Tem que ligar da saída de áudio do PC para a mesa de som? Aguardo sua resposta amigo. A partir de hoje serei um leitor fiel ao seu site, muito bom mesmo.

  13. Enio Prieto abril 13, 2012 at 1:02 pm - Reply

    Marcos Padrini, estou com um problema igual o do ivan.Sobre o reconhecimento do akai usb quando ligado no pc.Em alguns computadores ele pega em outros da o erro 43 não reconhece quando ligado e nem chega a acender a luz de status.Pode ser o sistema operacional que não é compatível?E se for qual sistema devo usar?

    • jimmy maio 4, 2012 at 4:31 am - Reply

      enio,

      tente fazer um hackintosh do seu PC, parece que é a melhor solução. Estou adquirindo um ewi, e tentando resolver essa questão da latencia também, eu ficaria muito satisfeito se todas as pessoas que tivessem o ewi usb entrassem em contato comigo pra trocarmos idéias sobre latencia e timbres, o email é jimmyx-games@hotmail.com, um abraço a todos.

  14. Marcos Filho maio 11, 2012 at 3:00 pm - Reply

    Maldito review ! Graças a ele tive de desembolsar 240 doláres com um brinquedinho desses. Um amigo trouxe dos EUA. Já chegou e estou na expectativa de fazer os primeiros testes. Abraços e obrigado.

  15. marco aurélio maio 12, 2012 at 3:33 pm - Reply

    Acho q todos já ouviram o timbre do EWI nas mãos do saudoso Michael Brecker ou mesmo do Bob Mintzer. Pois bem , aquele som maravilhoso qual é a fonte, alguém sabe?

  16. Rodrigo R. Batista maio 25, 2012 at 9:43 am - Reply

    Caro Marcos, parabéns pela matéria! Estou encontrando a seguinte dificuldade: não consigo fazer com que as oitavas mudem quando utilizo os rolantes de oitava. Posiciono o dedo polegar esquerdo entre os rolantes móveis, mas quando rolo a cima ou abaixo nada acontece. Poderia me explicar? Desde já agradeço. Rodrigo R.

    • musicapps maio 27, 2012 at 11:27 am - Reply

      Rodrigo, pode ser configuração dos rolamentos de oitava. É bom dar uma olhada no manual para ver direitinho como voltar todas as configurações de fábrica e ir ajustando ao seu gosto partir daí.

  17. sntanna junho 4, 2012 at 11:05 pm - Reply

    oi amigo..vc poderia me dizer qual o melhor se o "S" oou o "usb" e quais as diferenças de qualidade entre ambos? obrigado

    • musicapps junho 5, 2012 at 9:37 pm - Reply

      O USB é apenas controlador. O outro tem timbres internos.

      • tony villa nova agosto 11, 2012 at 12:03 am - Reply

        Isso mesmo, mas os timbres internos já estão superados e existe um novo banco de memoria com sons novos a vantagem do 4000s é que vç pode toca-lo até no meio do mato com um par de head fones pois ele tem um pre-amplificador no mais é igual ao USB. A propósito quero comprar bocal novo par o EWI o Sr sabe onde compro no Brasil?

    • bruno agne agosto 27, 2012 at 2:10 pm - Reply

      a diferença é que o 4000s já tem os sons do ARIA dentro dele "mas na minha opnião os sons do aria são muito sintetizados", o resto é IGUAL!!! tem até um video no youtube que mostra isso: http://www.youtube.com/watch?v=nW3vq23fLZk&fe...
      uma dica é pesquisar vsti de qualidade como os da 8dio studio solo violin, sample modeling, e outros…

  18. Afonso agosto 1, 2012 at 8:35 pm - Reply

    Olá, vou relatar um problema e a forma como eu resolvi, comprei o meu Akai EWIUSB, e ele funcionou perfeitamente, de início deu o delay que os outros referiram, mas solucionai, desativando vários programas que rodavam no PC, em segundo plano, assim tornando a resposta do instrumento imediata. Mas depois dos primeiros dois usos, fiquei uma semana sem ligá-lo, então, quando liguei, nada aconteceu, no PC apareceu um aviso que o dispositivo tinha apresentado um mau funcionamento e o LED não ligava. Como minha namorada teve problemas referentes à umidade no seu teclado, resolvi meu problema da mesma forma, ligo ele no PC e fico uns minutos com o secador de cabelos, a uma distância segura, "esquentando" o bicho, até que LED acenda, e então ele funciona 100%. Agora estou guardando ele soterrado em silica gel. Só não entendo que um instrumento de sopro possa ser afetado pela humidade, sendo que ele possui apenas o orifício de escoamento, o que impossibilita uma limpesa e secagem perfeita após o uso.

    • musicapps agosto 1, 2012 at 11:24 pm - Reply

      É. Não poder molhar o EWI é, no mínimo, estranho. :)

    • Rodrigo R. Batista abril 9, 2013 at 11:13 pm - Reply

      Afonso, por gentileza… passei uns dois meses sem utilizar o meu e a mesma coisa está acontecendo. Que distância segura é essa que vc diz e onde precisamente que vc coloca o jato do secador de cabelos? Se houver mais alguma dica estou curioso pra saber. Grato…

  19. tony villa nova agosto 12, 2012 at 9:06 pm - Reply

    Caro Marcus possuo um EWI USB e ele está apresentando um ruido quando digito uma nota ao tocar o dedo em qualquer tecla do instrumento , o ruido não é latência., pois uso ao ASIO forall o ruido ében baixo e grave já tentei todas as regulagens e não adianta o ruido sempre está lá o que faço?

    • musicapps agosto 12, 2012 at 11:30 pm - Reply

      Infelizmente, não tenho ideia. É melhor procurar um fórum do fabricante para obter ajuda de outros donos do EWI, Abs!

  20. Fábio Oliveira setembro 6, 2012 at 1:18 pm - Reply

    Boa tarde!

    Comprei o EWI usb para usar em alguns shows, mas estou enfrentando um pequeno problema… o delay!!!!
    Já mudei configuração no Sond Aria, mudei algumas configurações no meu pc, mas não consigo diminuir o delay. Há músicas que tenho que usar velocidade e isso está me prejudicando.
    O que devo fazer?

    Desde já agradeço.

  21. mauricio novembro 19, 2012 at 4:45 pm - Reply

    ola galera sou me chamo mauricio comprei um ewi usb, e como muitos outros colegas o meu pc acusa codigo 43 e o estatus nem chega a ascender gostaria de saber se algum de vcs tem alguma solução para esse problema obrigado…

  22. luiz carlos castro dezembro 10, 2012 at 10:24 pm - Reply

    comprei o ewi 4000s mais nao estou conseguindo colocar som de flauta voce tem alguma dica

  23. Mário dezembro 28, 2012 at 11:02 pm - Reply

    Olá Marcos,
    Você tem alguma dica de outro VSTi para sax tenor que não seja o MR SAX T, pois ele é muito caro !!!
    Obrigado.

    • musicapps janeiro 4, 2013 at 10:27 pm - Reply

      Se vc tiver o EWI, os timbres do softwares são bem satisfatórios. Existem diversas coleções de timbres com bons sons de sax como o Sampletank, Kontakt e o próprio Logic ou MainStage. Porém, dedicado mesmo é o Mr. Sax. Ah, lembrei de dois que tb usava, o Real Sax e o Sax Lab.

      • Mário janeiro 9, 2013 at 12:17 am - Reply

        Valeu Marcos ! Muito obrigado pela gentileza de sua resposta e atenção !!! Realmente tenho umEWI USB e depois de ver alguns vídeos no Youtube do EWI USB + MR SAX T, não resisti e comprei o danado !!! Vale cada centavo ! Apanhei um pouco para configurar, coisa e tal, mas, ficou show de bola! Impressionante os timbres e a semelhança com o sax tenor ! Com o ASIO4ALL resolvi o problema de latência e agora, é só alegria…….muito som !!!! Valeu brother !!!

        • musicapps janeiro 9, 2013 at 12:18 am - Reply

          Mário, depois se gravar um vídeo, não deixe de mandar pra cá! Terei prazer em divulgar! Abs!

  24. Vini Netto janeiro 8, 2013 at 2:06 pm - Reply

    Acabo de receber meu ewi 4000s! INstrumento sensacional, principalmente pela praticidade do plug&Play já que o mesmo possui sounbank interno. Porém não consigo de maneira nenhuma fazer o computador reconhecê-lo. Estou ligando ele via conexão MIDI a uma interface EDIROL FA-66, ligada a um macbook via firewire; Alguma dica para me ajudar?! Um abraço!

    • musicapps janeiro 9, 2013 at 12:20 am - Reply

      Vini, na teoria ( e na pratica tb) ele não será reconhecido, mas irá enviar as notas MIDI para a interface FA-66. Esta sim deve ser reconhecida pelo sistema. Se ela estiver funcionando adequadamente e o EWI estiver enviando notas MIDI, tudo irá funcionar normalmente quando vc selecionar a interface como fonte MIDI para qualquer instrumento virtual.

  25. silas paranhos janeiro 21, 2013 at 4:56 pm - Reply

    Olá eu tenho um ewi e ele está com problema nos sensores de oitava.Vc sabe quem é o representante da akai no brasil?abrço

  26. Ernandes janeiro 22, 2013 at 1:06 pm - Reply

    Boa Tarde, Amigos.

    Desculpem minha ignorância, vi que existem dois modelos e a minha pergunta é : em qualquer dos dois terei sempre que utilizar um computador/notebook, para executar o instrumento ?

    • musicapps janeiro 22, 2013 at 1:56 pm - Reply

      Apenas o EWI USB precisa de um computador para produzir timbres.

      • ernandes janeiro 22, 2013 at 8:03 pm - Reply

        Obrigado pela resposta. Interesantíssimo, esse instrumento.

  27. Hebert Pereira janeiro 22, 2013 at 11:28 pm - Reply

    Olá Marcus e boa noite.Comprei um Ewi envido ao seu ótimo post.Obrigado por esclarecer tantas duvidas mas estou apanhando um pouco com esse controlador tenho algumas experiências com uso de controladores e teclado e sou saxofonista também. A questão e da latencia que neste exato momento estou tentando resolver e devido a algumas resposta que li acho que irei resolve sem problemas mas o que mais esta me me intrigando e quando eu configuro o EWI no Ária as informações parecem não serem enviadas ao controlador…. O que estou fazendo de errado ? Tem como você me dar uma dica? Sobre outros VSTI stand Alone qual esta mais preparado para tocar melhor o são uma vez que tenho investido em teclado e estou sem verba para comprar um sax bom e quero usar o controlador como saxofone mesmo….vc pode me ajudar…Muito obrigado.
    Hebert

    • musicapps janeiro 23, 2013 at 1:31 am - Reply

      Hebert, acho que sei como resolver o problema. Nas configurações MIDI do Aria, certifique-se de que todas as possibilidades do EWI estão marcadas como In e Out. Pode ter nome repetido, marque assim mesmo. In e Out devem estar marcado para que o EWI receba as mensagens de configuração e envie seu status para o software. Tive o mesmo problema durante o review e resolvi desta forma. Experimente antes fazer o reset do próprio controlador no botão próprio para esta finalidade na extremidade inferior do instrumento. Abs

  28. Felipe Martins abril 4, 2013 at 11:16 am - Reply

    Olá Marcus! Desde a primeira vez q ouvi falar sobre o EWI achei ele muito bom, gostaria de comprar um. Porém tenho algumas duvidas sobre ele… Vc tem idéia de qual é o requesito de sistema que o ARIA precisa para rodar "liso" e ter uma baixa latencia, lembrando q vou usá-lo no sistema Windows. Abraços.

    • musicapps abril 5, 2013 at 8:48 am - Reply

      Qualquer computador mac atual, ou qualquer computador windows a partir do processador i3, com alguma interface de áudio ASIO, ou usando o driver ASIO 4all.

      • Felipe Martins abril 5, 2013 at 4:27 pm - Reply

        Ok! obrigado mesmo!

  29. Amaro julho 4, 2013 at 11:49 am - Reply

    https://soundcloud.com/j-lio-santanasax/akai-ewi-...

    Teste com Ewi 4000s com timbres da patchmanmusic.com. Estou gostando muito desse instrumento.

    • musicapps julho 4, 2013 at 4:24 pm - Reply

      Muito bacana!

      • Amaro julho 5, 2013 at 11:14 pm - Reply

        Graças ao musicapps,descobri essa possibilidade maravilhosa de usar o Ewi com ipad e estou montando meu setup para isso ,o que a meu ver é muito mais prático do que com uso do notebook ao vivo.Obrigado pela ajuda.

  30. Janderson agosto 14, 2013 at 10:24 pm - Reply

    Alguém pode me indicar uma loja online ou sabe me indicar alguém que vende o AKAI USB?

  31. Jorge Luiz outubro 29, 2013 at 2:31 pm - Reply

    Olá Marcus. Meu nome é Jorge e, acabo de entrar para este novo "mundo". Sou totalmente amador. Apaixonado por sax e, acabo de obter um AKAI EWI 4000S. Por ventura voce teria uma tabela de instrumentos disponíveis neste aparelho?

  32. Araujo novembro 26, 2013 at 12:16 pm - Reply

    TOCO SAX, COMPREI O AKAI USB. A MINHA DIFICULDADE ESTA SENDO O SOPRO. DEPOIS DE POUCOS MINUTOS FICO LOGO CANSADO. TOCO SAX ALTO, FICO MAIS DE DUAS HORAS TOCANDO NORMALMENTE, COM O AKAI, ESTOU TENDO MUITA DIFICULDADE. ALGUÉM PODE ME AJUDAR ME DANDO ALGUMA DICA? OBRIGADO.

    • musicapps novembro 26, 2013 at 12:57 pm - Reply

      Araujo, acho que a dica é realmente fazer muitos exercícios de respiração. Talvez aumentar a sensibilidade do Akai ao sopro nas configurações dele para precisar soprar menos.

  33. roberto janeiro 26, 2014 at 12:40 pm - Reply

    este também e um sax

  34. Leonardo fevereiro 5, 2014 at 2:01 pm - Reply

    Olá galera…

    Estou querendo adquirir um EWI USB para utilização em shows… a dúvida é: ele pode ser usado ao invés de Notebook com um IPOD ou IPHONE? se sim com quais aplicativos?

    • musicapps fevereiro 5, 2014 at 5:03 pm - Reply

      Poder, pode. Porém, você precisará também de um hub USB alimentado para ligar o EWI USB. A energia fornecida por iPads e iPhones não é suficiente para ligá-lo. Sobre os apps, basicamente qualquer sintetizador ou outro app com MIDI poderá ser usado. Existe um outro app chamado freewi que oferece algumas configurações interessantes para usá-lo no iPad e iPhone. Abs

  35. Sisnando Pedrosa fevereiro 10, 2014 at 8:58 pm - Reply

    Olá, amigão, Comprei um EWI USB estou gostando, mas ainda tem um pouco de latência. Qualquer placa de som externa M-Audio resolveria o problema? Outra dúvida: como configurar para desativar o sensor do polegar direito?

    • musicapps fevereiro 13, 2014 at 6:00 pm - Reply

      Olá! Provavelmente, sim. Desde que o computador possua também boa configuração. Sobre o sensor de polegar, vc deve estar falando do pitch bend, certo? Se sim, é nas configurações do software Garritan, que acompanha o EWI USB. Abs

  36. delmo fevereiro 20, 2014 at 8:41 pm - Reply

    Tenho um ewi 4000s e sou iniciante na área musical.
    Existe serviço profissional que eu possa contratar para customizar o meu instrumento (edição de som interno, instalação de software, conexão com pc, recomendação de acessórios, etc)???
    Não gosto muito dos sons internos que vieram com o aparelho. Como melhorar isto?

    grato

    • musicapps fevereiro 21, 2014 at 10:49 am - Reply

      Delmo, não pude experimentar o 4000S, então não sei se ele permite a edição dos timbres internos. Acho que vale uma boa lida no manual. Outra ideia é usá-lo como controlador MIDI para comandar instrumentos virtuais, que poderão gerar os sons que você quiser.

  37. Pedrinho fevereiro 26, 2014 at 11:51 pm - Reply

    Qual a diferença do Akai USB e do Akai 4000S

    • musicapps fevereiro 27, 2014 at 11:01 am - Reply

      O EWI USB é apenas um controlador que funciona com MIDI via cabo USB. O EWI 4000S é um controlador com porta MIDI tradicional e também traz uma boa coleção de timbres no próprio instrumento.

  38. Deiver abril 15, 2014 at 8:12 pm - Reply

    Comprei o meu e gravei um video para testar http://youtu.be/43SO5IKBhPQ

  39. elizio setembro 23, 2014 at 2:09 am - Reply

    Marcus Padrini, qual o sistema operacional que vc usa desses timbres do video?

    • musicapps setembro 25, 2014 at 12:52 pm - Reply

      Estava usando o Mac rodando o software do próprio EWI. Abs!

  40. Laertes fevereiro 26, 2015 at 12:16 am - Reply

    Olá; vc pode me aconselhar ?

    Tenho EWI USB. De qual HW e SW eu preciso para executa-lo num IPHONE 4S?

    Os rolos de oitava pararam de funcionar.

    Grato

  41. julio de almeida outubro 10, 2015 at 9:33 am - Reply

    Olá pessoal, comprei um EWI usb mas estou com bastante dificuldade em toca-lo, haveria alguem experiente que pudesse me ensinar a a configura-lo. Gostaria de uma aula particular paga, eu sou de Sampa da zona oeste.

  42. marcelo lima novembro 26, 2015 at 11:30 am - Reply

    meu amigo é possivel introduzir timbres no banco de memoria do EWI4000s?
    Se sim como devo fazer?

  43. Diego dezembro 15, 2015 at 9:20 pm - Reply

    Olá galera! Comprei um EWI USB e estou tendo problemas com ele no kontakt. Quando eu ligo ele fica travado em uma nota só. Aí depois de eu restar várias vezes ele vai voltando aos poucos. Alguém pode por favor me ajudar? Tô pensando em criar um grupo no whatsapp pra nós trocarmos idéias sobre esse instrumento, o que vcs acham?

  44. Darci fevereiro 12, 2016 at 12:31 pm - Reply

    Colegas, não acredito no que vejo, os problemas relatados devem de ter a assistência tanta da loja quanto do representante da Akai no Brasil. Só aqui que coisas como essa ocorrem. Latência que é relação entre o sinal mandado pelo controlador MIDI e o atraso (demora) para esse sinal ocorrer na saída é um grande sofrimento e atrapalha a execução além de causar apreensão ao músico. Estão chamando de delay e com razão porque "é um atraso na saída MIDI das notas tocadas".

    • musicapps fevereiro 13, 2016 at 4:53 pm - Reply

      O EWI pode oferecer ótima latência, desde que configurado corretamente e conectado a um bom computador. A latência nesse caso depende muito mais de ajustes e do computador do que do próprio computador. No Windows, recomendo pelo menos rodar o software Asio 4 all, ou então preferencialmente usar uma interface de áudio com driver Asio. No Mac, deverá funcionar sem problemas, desde que o computador tenha bom processador e memória RAM. Abraços

Leave A Response


dois + 1 =