Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

Tocando bateria eletrônica com sons do SampleTank usando MidiBridge e iRig MIDI

Marcus Padrini dezembro 2, 2011 8 Comments »

Nosso amigo Giuliano Soares gravou o vídeo acima para demonstrar o bom funcionamento da nova versão do app MidiBridge para iOS, capaz de proporcionar situações inéditas no que se refere à compatibilidade entre aplicativos e acessórios musicais para iPhone e iPad.

Neste caso, o MidiBridge está recebendo dados MIDI de uma bateria eletrônica Roland que só trabalha com o canal 10, através da interface iRig MIDI,  e convertendo estas mensagens para o canal 1, fazendo com que a bateria funcione com o SampleTank, incapaz de ser controlado por mensagens que chegam em canais diferentes dos quatro primeiros.

Aí você me pergunta: mas a IK Multimedia não poderia ter feito o SampleTank capaz de reconhecer mensagens MIDI nos canais superiores ao quatro? Sim, com certeza poderia! E a Roland não poderia ter construído uma bateria eletrônica que tivesse a possibilidade de alteração do canal MIDI de envio? Obviamente, sim. Porém, não fizeram. O desenvolvedor do MidiBridge chegou e arrumou a casa, para a nossa sorte.


Posts Relacionados

8 Comments

  1. @paresq dezembro 3, 2011 at 5:02 am - Reply

    Muito legal maninho, parabéns novamente!!!

    Uma dúvida meio off-post…rs… Que suporte é esse que vc ta usando pra segurar o iPad na gaiola da bateria? To precisando de um bacana pra colocar no teclado.

  2. Weslley dezembro 3, 2011 at 12:41 pm - Reply

    E Aí!!!! Muito massa esse vídeo! Olha só eu tenho uma TD-9 Roland, um iPad2, conect kit e um cabo midi USB com esses apps que vc usou eu consigo também?
    Valeu! Obrigado!

    • Giusoares dezembro 5, 2011 at 12:20 am - Reply

      weslley consegue sim, no seu caso vc nem precisa usar o MIDIBRIDGE é só conectar os MIDI USB no CCK e abrir o sample tank e começar a tocar.. hehehhe

      DETALHE importante. no seu modulo vem configurado de FABRICA saida MIDI no canal 10, va no manual na opção canal de MIDI e mude a saida de numero 10 para ( 1 ) que ele vai controlar a bateria do sample tank.

      no meu caso eu tive que usar o MIDIBRIDGE, pois meu modulo é ANTIGO em vem configurado numero 10 de fabrica e não tenho opção de mudar, mas o td6, e td9, tem essa opção sim. que eu ja baixei o manual e vi que tinha essa possibilidade.

      MAIS um DETALHE: a borda do chimbal vc tera que comfigurar como a base do chimbal. como fazer isso?
      é só mudar a NOTA # MIDI manual http://roland.com.br/roland/produtos/468/download...
      PAG 51

      pronto.. é só tocar e mandar ver, no meu caso QUEBROU o som da TD3

      só não tem a função choke de parar o prato com a mão.
      té mais abração

  3. Weslley dezembro 5, 2011 at 5:14 pm - Reply

    Quando vc diz que quebrou o som daTD3 é pq ficou bom ou ruim????

    • Giusoares dezembro 6, 2011 at 8:23 am - Reply

      opa…ficou melhor CONCERTEZA…hehehh agora tenho um som que parece batera de VERDADE..rsrsr

      só espero futuramente o Sample tank ter opções de MODULO de BATERIA, paoder regular som de cada peça individualmente, coisa que no momento não é possivel.

      mas estou satisfeito.

  4. Weslley dezembro 17, 2011 at 5:38 pm - Reply

    Giu! Liguei a batera no iPad com cck e funcionou do jeito que vc disse, blz, mas tenho uma idéia (duvida rsrs) Será que tem jeito de tocar nos pads do sample tank e disparar o som da td9????? Poxa isso seria massa!!!!! Valeu amigo!!!

  5. denilson lima julho 9, 2012 at 1:27 am - Reply

    Ola,como comfigurar split e layer no midibridge

Leave A Response


três + 2 =