Retrospectiva MusicApps: Janeiro de 2011

2011 foi fantástico para a música em dispositivos móveis, principalmente em iPads e iPhones. O MusicApps fez a cobertura das maiores novidades do ano na música móvel. Que tal relembrar o que apareceu de melhor por aqui em cada mês do ano que está acabando?

Janeiro de 2011

Janeiro começou profético com o post 10 previsões para a Música Eletrônica na próxima década. A NAMM 2011 marcou a entrada definitiva do iPad na música, apresentando diversos acessórios e aplicativos desenvolvidos especialmente para o tablet da Apple, incluindo o Alesis iO Dock, que na época era StudioDock: o primeiro dock de áudio profissional para iPad. Por falar na Apple, a empresa inovou com a sua nova loja de software para Mac e chegamos a ficar curiosos para saber se a Mac App Store mudaria a música nos Macs.

Conhecemos uma cantora que faria bastante sucesso com seus vídeos no Youtube em Ellen Hinton e música no iPad. Por falar em cantora, a IK Multimedia apresentou em janeiro o primeiro microfone especialmente desenvolvido para dispositivos iOS, o iRig Mic.

Analisamos a ótima Apogee ONE: interface de áudio e microfone USB para Macs e o excelente Korg iMS-20: synth analógico com roupa nova em tempos de iOS. A Spectrasonics deixou todos os tecladistas com água na boca ao apresentar um instrumento que combina Moog,VSTi,iPods,iPads e um Mac mini.

Enquanto a Mary Fê falava sobre fazer música no Nintendo DS, um jornalista da globo.com dava uma ligeira pisada na bola, forçando a barra sobre a utilização do iPad para substituir instrumentos musicais tradicionais e pegando a banda Pato Fu de surpresa. Cheguei a dizer que eu só queria ter 20 min com o pessoal da banda para mostrar as possibilidades musicais do tablet de uma outra forma. Curiosamente, encerraria o ano de 2011 fazendo uma apresentação na própria Rede Globo – tocando com iPad –  e entrevistando um integrante do Pato Fu para um outro trabalho. Mas isto já é outra história.

Curta e compartilhe!