Notícias

Retrospectiva MusicApps: Janeiro de 2011

Marcus Padrini dezembro 23, 2011 16 Comments »

2011 foi fantástico para a música em dispositivos móveis, principalmente em iPads e iPhones. O MusicApps fez a cobertura das maiores novidades do ano na música móvel. Que tal relembrar o que apareceu de melhor por aqui em cada mês do ano que está acabando?

-

Janeiro de 2011

Janeiro começou profético com o post 10 previsões para a Música Eletrônica na próxima década. A NAMM 2011 marcou a entrada definitiva do iPad na música, apresentando diversos acessórios e aplicativos desenvolvidos especialmente para o tablet da Apple, incluindo o Alesis iO Dock, que na época era StudioDock: o primeiro dock de áudio profissional para iPad. Por falar na Apple, a empresa inovou com a sua nova loja de software para Mac e chegamos a ficar curiosos para saber se a Mac App Store mudaria a música nos Macs.

Conhecemos uma cantora que faria bastante sucesso com seus vídeos no Youtube em Ellen Hinton e música no iPad. Por falar em cantora, a IK Multimedia apresentou em janeiro o primeiro microfone especialmente desenvolvido para dispositivos iOS, o iRig Mic.

Analisamos a ótima Apogee ONE: interface de áudio e microfone USB para Macs e o excelente Korg iMS-20: synth analógico com roupa nova em tempos de iOS. A Spectrasonics deixou todos os tecladistas com água na boca ao apresentar um instrumento que combina Moog,VSTi,iPods,iPads e um Mac mini.

Enquanto a Mary Fê falava sobre fazer música no Nintendo DS, um jornalista da globo.com dava uma ligeira pisada na bola, forçando a barra sobre a utilização do iPad para substituir instrumentos musicais tradicionais e pegando a banda Pato Fu de surpresa. Cheguei a dizer que eu só queria ter 20 min com o pessoal da banda para mostrar as possibilidades musicais do tablet de uma outra forma. Curiosamente, encerraria o ano de 2011 fazendo uma apresentação na própria Rede Globo – tocando com iPad -  e entrevistando um integrante do Pato Fu para um outro trabalho. Mas isto já é outra história.


Posts Relacionados

16 Comments

  1. @paresq dezembro 23, 2011 at 6:14 pm - Reply

    2011 foi sem dúvida um ano muito marcante para aqueles (como nós) que são apaixonados por música e tecnologia.
    A inovação diária em todos os aspéctos da música móvel, é de fato, o que comprova que aquilo que era apenas uma promessa, se tornou uma realidade palpável e extremamente funcional para todos que usam a música tanto profissionalmente ou como passatempo e diversão.

    Relembrando tudo que vimos em 2011 aqui no MA, fico a imaginar como será daqui a ulguns anos. Oque será que as empresas que desenvolvem Apps e dispositivos móveis já eståo pensando?

    Vendo hj os Apps trabalhando juntos, em segundo plano, com MIDI, audio de altíssima qualidade, gravadores multipistas capazes de gravar vários canais simultâneo entre outras, fico "viajando" no que esta para vir.

    Valeu MA por todas as informações valiosas que vc tem compartilhado conosco.
    Abraço.

    • musicapps dezembro 24, 2011 at 9:35 am - Reply

      Adriano, obrigado por nos acompanhar e por colaborar sempre. As possibilidades são animadoras e acho que veremos coisas ainda mais legais em 2012! Grande abraço e ótimo natal para toda a família!

  2. Marlon Moraes dezembro 23, 2011 at 11:37 pm - Reply

    Absolutamente fantástico o ano de 2011 para a música móvel… E o MusicApps é sem sombra de duvidas a principal referência no Brasil, continuem sempre assim!!!! Muito Obrigado e que venha 2012 ainda melhor. Pra mim é leitura diária, fonte inesgotável com informação sempre em primeira mão e de altíssima qualidade!!! Thank You!!!!!
    Aproveito e deixo o meu Feliz Natal!!! a todos os companheiros aqui do blog, extensivo às famílias!!!

    • musicapps dezembro 24, 2011 at 9:33 am - Reply

      Marlon, muito obrigado! Ótimo natal para você e sua família! Que 2012 seja um ano ainda melhor para todos nós! :D

  3. Mag dezembro 24, 2011 at 5:46 am - Reply

    Ola, queria parabenizar o grande trabalho que esse site faz! E aproveitar e deixar uma "duvidazinha" boba :x

    A um bom tempo adquiri o meu iPad e com ele eu consegui "entrar" mais nesse universo de sintetizadores e "aparelhos" musicais que era impossível (graças ao preco dos produtos fisicos) e nunca realmente parei pra me especializar nisso.
    Venho usando o IMS-20 literalmente no mesmo periodo de tempo que venho utilizando o iPad, o que eu aprendi se baseia em em tentativas e erros, nao sei ainda mexer nos fios (por favor me perdoe se existe um nome especifico) mas a interface em geral consegui dominar. Comprei o iELECTRIBE hoje pra tirar umas batidas (to com um projeto com meus amigos e decidi pegar mais alguns programas pra ajudar nisso) e consegui mexer facilmente nele em poucos minutos, diferente do IMS-20 no inicio; mas uma duvida paira no ar: mesmo depois de ter esses programas eu ainda tenho algumas duvidas sobre como adquirir tal efeito, sou muito leigo ainda nesse "lado eletronico" da musica.
    No final eu estou com os seguintes programas pra tentar produzir batidas e teclados legais: IMS-20, Modrum, iELECTRIBE e Bebot mas ainda falta o conhecimento geral de todo esse assunto.
    Aprender todos os efeitos e tecnicas se baseia realmente em tentativas e erros? Com esses programas eu ja consigo tirar um som bacana? A nivel profissional?

    Desculpe os rodeios e a ortografia (teclado internacional) e mais uma vez parabéns por esse maravilhoso site que mesmo nao tendo o ibop que merece continua em pe com esse fiel e maravilhoso publico :D

    • musicapps dezembro 24, 2011 at 9:32 am - Reply

      Olá. Obrigado pelos elogios e por acompanhar o MA. Bem, sobre o aprendizado destes aplicativos e elementos das música eletrônica, além da tentativa e erro, recomendo o estudo. E não é necessário fazer cursos caros para conseguir os primeiros resultados. Há muita coisa boa na internet mesmo. Comece estudando os sintetizadores. Entenda o que eles são e como eles geram som. Inicie pelos sintetizadores analógicos, monofônicos e baseados em síntese subtrativa. Muitos dos mais famosos da história tem exatamente estas características, incluindo o Minimoog e o MS20 da Korg, que inspirou o iMS-20.

      Depois, vale olhar com calma os efeitos. Entender direitinho o que é reverb, delay, chorus, flanger, overdrive, etc. A simples combinação desses dois assuntos fará milagres :) Grande abraço!

      • Mag dezembro 24, 2011 at 6:44 pm - Reply

        Obrigado! De coração, mas algo fica na minha cabeça, esses aplicativos conseguem gerar uma batida/efeitos a nivel profissional? Obrigado!

      • Mag dezembro 24, 2011 at 6:53 pm - Reply

        Ah, e sem querer abusar, voce indica algum site pra pegar essas "matérias"?

        • musicapps dezembro 25, 2011 at 2:37 pm - Reply

          Não tem nenhum específico. Mas no Google, com os temas que escrevi, vai aparecer muito material de qualidade.

      • mag dezembro 24, 2011 at 7:32 pm - Reply

        Desculpe as perguntas! Mas e que eu realmente estou sofrendo pra aprender isso tudo, e o meu medo e lançar algum batida que achei realmente legal so mexendo, sem mesmo saber direito o que tal efeito realmente faz, isso seria errado? Tenho essa duvida na minha cabeça a tempos.

        • musicapps dezembro 25, 2011 at 2:40 pm - Reply

          Errado é não soar bem. Se na experimentação você atingir resultados que agradam os ouvidos (seus e dos outros), errado seria não usar isso. Entender como chegar a este som novamente é que faz parte de estudar e compreender as ferramentas. :)

          • mag dezembro 26, 2011 at 4:34 am -

            Obrigado por toda a atenção! Non seria muita coisa sem as suas dicas e respostas. Eu to como compositor e vocal da banda, mas no final tento sempre fazer um pouco de cada (efeitos e batidas por exemplo) por mais que nem sempre fiquem boas, mas minha preocupação real seria as batidas mesmo! Obrigado novamente e continue esse ótimo trabalho.

            E quando tivermos nosso primeiro single (haha) irei passar o trabalho pra você dar uma olhada.

          • musicapps dezembro 31, 2011 at 5:05 pm -

            Ok, ficarei esperando. Abs

  4. Giusoares dezembro 24, 2011 at 10:22 am - Reply

    Bem, 2011 pra mim foi Fantastico, retornei minha atividades como Musico, minha bateria eletronica que estava empoerada, largado ao canto Voltou a ter VIDA com o SAMPLE TANK.
    Quem tem bateria eletronica, sabe que ter um MODULO DE BATERIA, custa muito caro, alguns chegam a custar 5, 6 , até 7 mil reias, logico que tem seus recurssos. Mas pra e um timbre de batera com qualidade custa muito caro, e COM APENAS um IPAD, IPOD TOUCH, FIZ A MISERIA…hehehehe, salvou minha vida, reativou minhas ideias.
    Um HOME STUDIO com qualidade semi-Profissional, tem um. Custo ALTO, sem dizer que tem que ter um PC legal pra não dar o MALDITO LAGS, ATRASOS FEDBACKS, e com o ipad consegui gravaçoes EXELENTES, COM QUALIDADES quase que profissional. Detalhe, posso editar tudo no PC,
    Ter um home Studio PORTATIL é sem duvidas, maravilhoso.

    Sem dizer o que eu conseguir com uma guitarra e o ipod touch, ipad, cosegui ótimos efeitos ideias musicais, Eu estou muito feliz com ESSE BLOG, Music Apps esta de PARABENS pelo ótimo trabalho que FEZ, e VEM FAZENDO. Quero poder colaborar muito com esse blog, algora que to de folga até o dia 9, vou ter mais tempo pra fazer testes e review.

    Meu cartão de Credito SOFREU esse ano…rsrsrsr mas valeu cada CENTAVO gasto.
    UM FELIZ NATAL A TODOS?

    • musicapps dezembro 25, 2011 at 2:43 pm - Reply

      Muito obrigado pela colaboração no blog e no fórum! Ótimo natal e excelente 2012 para você e sua família! :) Abs!

Leave A Response


6 + = treze