Feliz 2012, agradecimentos e outros

2011 chegou ao fim e, com ele, um ano inteiro de muito trabalho no MusicApps. Foram 931 posts! É até difícil de acreditar que essa história toda já tem 1 ano e meio. Mais difícil ainda é crer na quantidade de coisas legais que aconteceram desde que o blog começou. Este post não tem nenhuma novidade de música móvel ou tecnologia, mas sim agradecimentos e um pouco do que gostaria de dizer a cada leitor do MusicApps.

Raramente falo sobre vida pessoal por aqui, então peço licença desde já. Quando o MusicApps começou, na metade de 2011, tinha vontade de fazer algo que gostava muito e estava perdendo: a capacidade de me envolver com música e tecnologia, de descobrir coisas novas e de compartilhar isto com outras pessoas. Trabalhando em outras áreas, estava cada vez mais cansado e também mais distante dos dois temas.

O blog surgiu como um teste (ou terapia) e, como em muitos outros casos, achava que ninguém leria o que escreveria por aqui. A ideia era escrever alguma coisa nas poucas horas disponíveis no dia já bem apertado. Não tenho músicos no passado da família, nem tinha muitos contatos. Para falar a verdade, na área de tecnologia e música móvel, nem ao menos conhecia alguém que já soubesse algo sobre o assunto. A chance de  “darem uma força” era realmente pequena.

Conversa com DJs e desenvolvedor no Rio Music Conference

O início foi difícil e lembro bem de uma conversa que tive pelo Facebook com o editor do blog britânico PalmSounds. Naquela oportunidade, disse ao Ashley Elsdon que provavelmente iria parar o blog. Era pouco lido e dava muito trabalho. Ele disse exatamente esta frase (ok, como é tradução, não será tão exata assim): “No início você acha que está escrevendo para ninguém, mas acredite, as pessoas estão lendo. Depois elas começarão a compartilhar e, bem aos pouquinhos, os comentários vão surgir. Tudo que você tem que fazer é continuar o ótimo trabalho”. Dei uma chance ao conselho do Ashley. Não é que funcionou? E foi em 2011 que muita coisa mudou.

O MusicApps me levou a conhecer lugares e pessoas que jamais conheceria somente com o que eu fazia ou sabia antes. Feiras de música, grandes músicos, produtores musicais, excelentes desenvolvedores, grandes empresas, palestras, participação em premiação da TV Globo…

Testes, posts e mais testes...
Testes, posts e mais testes...

Mas, sinceramente, sabe o que mais valeu a pena? Os diversos e-mails e comentários recebidos com frases como “Obrigado! Seu blog me fez voltar a fazer música” ou “O MusicApps me inspirou a aprender um novo instrumento musical!”. Quando é que eu poderia imaginar algo assim?  Eu sou apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes, só não vim do interior. :)

E, em 2011, o MusicApps foi feito por muitas pessoas. Só eu publiquei, mas poderia fazer uma lista imensa de pessoas que me ajudaram com sugestões, comentários, reviews, artigos, notícias e muito mais. Nunca comentei isso por aqui, mas, também por conta do blog, hoje estou trabalhando exclusivamente como jornalista e somente na área de música e tecnologia.

Não sei quanto tempo o MusicApps ainda terá pela frente, nem muito menos se as pessoas continuarão se interessando pelo que escrevo aqui, mas gostaria muito de agradecer, de todo o coração, a cada um de vocês das dezenas de milhares de pessoas que acompanham este trabalho todos os meses, aos parceiros que nos apoiam e a todos que compartilham suas descobertas e criações e amam fazer música com tecnologia! Muito obrigado!

Em 2011, não fiz tudo o que gostaria de ter feito. Fiquei devendo posts e reviews. Não administrei as redes sociais como deveria e nem mesmo consegui responder todos os e-mails que chegaram. Sei de quase todos os defeitos do blog e do conteúdo que gero. Porém, estas serão oportunidades de trabalho para 2012. Agora só penso em todas as coisas boas que vieram e no tanto que sou grato a vocês.

Participação no programa de testes e elaboração de presets que foram lançados com o app Geo Synthesizer de Jordan Rudess e Rob Fielding

Também não posso deixar de agradecer aos meus amigos e familiares mais próximos, que acompanham a parte menos virtual da minha vida e têm paciência para conviver com tudo aquilo que o grande volume de trabalho gera. Vocês já têm lugar reservado no céu!

Que todos possam ter uma ótima virada de ano com suas famílias e amigos. E que 2012 seja muito especial! Desejo a todos nós saúde e determinação para irmos em busca daquilo em que acreditamos. O sucesso será consequência!

Na próxima semana, o MusicApps estará de férias. É hora de descansar um pouco (nem eu acredito nisso). Retornarei com as postagens no dia 12/01.  Atualizações mais urgentes poderão ser divulgadas pelo Twitter e Facebook. (viu?) Por enquanto, que tal dar uma olhada em nossa retrospectiva? Ok, tem mais uns 1400 posts também.

Obrigado!!! Nos vemos em 2012! :D

Curta e compartilhe!