Behringer UMA25S: controlador MIDI e interface de áudio USB (Review)

Se você trabalha com música no computador ou iPad, com certeza precisa de alguns acessórios básicos, como uma boa interface de áudio e um bom controlador MIDI. Muitos músicos, porém, não necessitam de interfaces de áudio com conexões XLR e nem mesmo de um controlador MIDI com muitas oitavas. Principalmente os que procuram maior mobilidade. É para este público que a Behringer lançou o UMA25S, a combinação de controlador MIDI com interface de áudio USB, em um equipamento extremamente compacto, bonito e portátil.

Há uma semana, postei minhas primeiras impressões sobre o combo controlador e interface de áudio.  De lá para cá, pude realizar uma série de testes com o produto. É hora de conferir os detalhes do UMA25S neste review!

O que é?

O UMA25S é um teclado controlador MIDI de 25 teclas com interface de áudio USB embutida. O controlador funciona com Mac, Windows e até mesmo com o iPad.

O que há na caixa?

Como disse no post do unboxing, é ótimo encontrar um produto que traz na caixa mais do que o usuário espera. Na embalagem do UMA25S você encontra:

  • Teclado controlador
  • Bag para transporte
  • Headset com microfone
  • Cabo USB
  • Correia
  • Documentação muito completa

UMA25S em detalhes

O visual do UMA25S chama a atenção. E não é só pela cor vermelha. Os knobs e botões são de boa qualidade e o desenho das teclas é bastante diferente dos demais teclados que já havia experimentado. As teclas são mais retangulares e achatadas que o normal. Também parecem ser mais baixas, com menor profundidade ao pressionar, do que as de outros teclados tradicionais.

Demorei um pouco para me adaptar à elas, mas consegui tocar bem o que desejava e não tive dificuldades para regular a expressão das notas com este teclado diferente. Como já disse, são 25 teclas. É o suficiente para gravar bases com acordes e executar linhas melódicas mais simples. As teclas tem tamanho natural, é bom lembrar.

As rodas de modulação e pitch bend estão bem posicionadas. Creio que, em um teclado de 25 teclas, é mais interessante ter mais acessível os botões de mudança de oitava.

Ainda falando do painel, o UMA25S oferece 21 controles assinaláveis, entre knobs e botões. Não é pouco para um teclado desse tamanho. Melhor do que isto: são 16 presets de usuário. Ou seja, você poderá guardar 16 combinações de controles de parâmetro diferentes.

A parte traseira do UMA25S mostra sua versatilidade. Além da conexão USB, temos entradas para pedais de expressão e sustain, saída MIDI tradicional, 1 par RCA estéreo de entrada e outro de saída, conexões P2 para fone e microfone, com controles de volume individuais, e ainda chave de monitoração direta e seu controle de ganho.

Na prática, quer dizer que você pode gravar em estéreo com as entradas RCA e, se desejar, gravar a entrada de microfone simultaneamente. O UMA25S não enxerga estas duas fontes como canais individuais, mas faz a mistura de ambas na entrada.

O UMA25S pode ser alimentado via USB, pilhas AA ou fonte de alimentação externa (vendida separadamente).

Compatibilidade com o computador e com o iPad

Com o computador, não há nada mais fácil. Basta ligar o UMA25S ao PC ou Mac com o cabo USB para que o teclado e a interface de áudio sejam reconhecidos e já estejam praticamente prontos para uso.

No iPad, ligado diretamente com o Camera Connection Kit, o UMA25S irá funcionar apenas como controlador MIDI. Para utilizá-lo também como interface de áudio será necessário trabalhar com um HUB USB alimentado, ou com a fonte de alimentação externa. Testei as duas situações e tudo funcionou perfeitamente. A alimentação por pilhas não resolverá o problema do reconhecimento da interface de áudio no iPad. Como na maioria dos equipamentos alimentados por pilhas, USB ou energia elétrica, o UMA25S automaticamente deixa de ser alimentado por pilhas quando detecta uma conexão USB.

Como controlador MIDI

O UMA25S funciona tanto para controlar instrumentos virtuais rodando em um computador, via conexão USB, como para comandar sintetizadores e outros equipamentos, pela saída MIDI tradicional. Esta mesma porta MIDI OUT pode ser ótima para os donos de iPods Touch e iPhones e que também possuam a interface MIDI Mobilizer. Basta conectar seu iGadget ao UMA25S, alimentá-lo com pilhas, pendurar o controlador no ombro com a correia fornecida e sair por aí tocando sem fios.

Senti falta de um botão para a mudança rápida de canais MIDI no painel. O problema pode ser contornado criando vários presets de controles com configurações idênticas, variando apenas o canal MIDI de envio.

Fiz um rápido teste com o UMA25S e o GarageBand para Mac.

Vale citar a versatilidade do controlador. Quase tudo que você possa imaginar de configuração MIDI pode ser feito no UMA25S. Knobs podem enviar mensagens de notas MIDI, teclas podem enviar comandos MIDI CC, etc. A configuração é bastante flexível.

O UMA25S vem com o software gratuito Audacity e a opção de download de mais de 100 instrumentos virtuais e plugins de efeito direto do site da Behringer.

Gravando áudio

Quando vi o microfone que acompanha o UMA25S, juro que não senti muita firmeza. Para começar, não gosto muito da ideia de fone e microfone unidos em um headset. Prefiro trabalhar com eles separadamente. O fone é bem simples. Porém, a qualidade do microfone para capturar situações não tão formais é surpreendente. Para a produção de um podcast e gravações caseiras, por exemplo, é mais do que o suficiente.

Fiz um pequeno teste de gravação de voz cantando por cima de uma base de violão tocada na tela do GarageBand para iPad.

Além do microfone, não podemos esquecer das entradas RCA. Com elas é possível conectar mixers, teclados e efeitos diretamente ao UMA25S e fazer gravações em estéreo. O funcionamento é idêntico ao da interface UCA222 (leia nosso review). As entradas RCA não possuem regulagem de ganho, mas gravam com ótima qualidade.

MusicApps sobre o UMA25S:

Construção e Durabilidade [Rating:4/5]
Facilidade de utilização: [Rating:5/5]
Portabilidade: [Rating:4.5/5]
Compatibilidade: [Rating:4.5/5]
Profissional: [Rating:3.5/5]
Preço: [Rating:4/5]
Geral: [Rating:4.3/5]

Disponibilidade

O Behringer UMA25S é distribuído pela ProShows, que gentilmente nos cedeu uma unidade para review. O produto já pode ser encontrado em diversas lojas de instrumentos musicais espalhadas pelo país. Em uma pesquisa rápida no Google, vi que o controlador está sendo oferecido na faixa de 600 a 700 reais.

Opinião do MusicApps sobre o UMA25S

O Behringer UMA25S é uma bela opção para quem precisa de um controlador MIDI compacto e portátil e tem suas necessidades de gravação de áudio atendidas pelas conexões RCA e pelo microfone que acompanha o produto.  O controlador é bem construído, já chega com praticamente todos os acessórios que o músico necessita para começar a tocar e é compatível com PC, Mac e até mesmo com o iPad.

A ação das teclas é diferente da maioria dos teclados do mercado e adaptar-se à ela é questão de tempo. A quantidade de teclas pode não ser suficiente para alguns estilos musicais, mas é o bastante para a produção de música eletrônica ou para funcionar como ferramenta auxiliar de produção para músicos que tocam outros instrumentos.

A versatilidade da programação MIDI e a presença da interface de áudio embutida são grandes diferenciais. Se suas necessidades são parecidas com as funcionalidades do UMA25S que descrevi neste review, a compra é recomendada!

Quer saber mais sobre o UMA25S? Envie suas dúvidas sobre o produto nos comentários!

Veja nossas fotos com o Behringer UMA25S

[slickr-flickr tag=”behringer uma25s”]

*Veja a galeria no Flickr

Curta e compartilhe!