Instrumentos e Acessórios, Mac, Matérias, Notícias, Reviews, Windows, iPad

Alesis iO Dock: seu iPad pronto para o estúdio e para o palco? (Review)

Marcus Padrini novembro 7, 2011 226 Comments »

Quando anunciando na NAMM, em janeiro deste ano, o Alesis iO Dock foi recebido pela imprensa especializada e por muitos músicos como o acessório que estava mudando o status do iPad na produção musical. Uma forma de trabalhar profissionalmente com o tablet no palco ou no estúdio.

Além de proteger e estabilizar o iPad em qualquer superfície plana, o iO Dock elimina o trabalho com o pequeno conector de fone/microfone P2 e acessórios fragilmente conectados à porta dock do tablet e oferece as conexões de áudio e MIDI mais utilizadas pelos músicos, como P10, XLR e MIDI de 5 pinos.

O iO Dock agora chega ao Brasil, trazido pela Habro Music, e pude passar algumas semanas com o equipamento para realizar testes diversos. Os resultados e as minhas impressões sobre o Alesis iO Dock, você confere neste review.

-

O que você pode fazer com o iO Dock?

Quando o iPad (de qualquer geração) está conectado ao iO Dock, o usuário é capaz de:

  • Gravar áudio ou usar o tablet como processador de efeitos (rodando apps compatíveis), com dois canais mono ou um par estéreo, utilizando suas entradas P10 e XLR.
  • Trabalhar com microfones que necessitam de alimentação Phantom Power.
  • Contar com duas saídas de áudio com controles de ganho independentes: saídas estéreo P10 LR e conexão para fones de ouvido.
  • Usar o iPad como módulo de timbres, controlando apps musicais com qualquer teclado com saída MIDI tradicional.
  • Usar o iPad para controlar sintetizadores MIDI ou instrumentos virtuais no computador, por meio da conexão MIDI e USB (apenas para o computador).
  • Conectar o iPad a projetores, monitores e TVs, através de saída vídeo componente (compatível com alguns aplicativos).

-

O que há na caixa?

Na caixa do iO Dock, você encontra:

  • iO Dock.
  • Documentação.
  • Fonte de alimentação.

-

iO Dock em detalhes

Como quase tudo que é lançado hoje em dia, o iO Dock é feito basicamente de plástico. Porém, esta construção não dá ideia de fragilidade. A unidade parece utilizar um material bastante resistente, capaz de resistir à estrada, se necessário. Seus conectores e botões são de grande qualidade.

Na parte traseira, temos duas saídas de áudio P10 (estéreo LR), chave para ativar/desativar a monitoração direta do sinal de áudio que chega ao iO Dock, duas entradas combo P10/XLR para a ligação de microfones e instrumentos musicais, chave de impedância para sinal de linha/guitarra na entrada 2, controles de ganho individuais para cada entrada, chave liga/desliga para Phantom Power, entrada para pedal controlador, saída vídeo componente e conexão para fonte de alimentação.

Duas observações:

1- as saídas estéreo e de fone (na lateral do acessório) trazem o mesmo sinal e não são vistas pelos apps musicais como saídas distintas. Apenas o volume de saída é independente. Esta é uma limitação do iOS e não do acessório.

2- O iO Dock só funciona ligado à fonte de alimentação. O produto não trabalha com pilhas. A presença de uma tomada próxima sempre será fundamental. O lado bom: o iO Dock permanece carregando o tablet a todo momento.

Na parte lateral da esquerda, conectores MIDI e porta USB, capaz apenas de enviar dados MIDI para o computador e realizar atualizações de firmware do iO Dock.

Do lado direito, controle de volume master e saída para fones de ouvido, com controle de volume individual.

-

Compatibilidade com o iPad 1/iPad 2

O iO Dock é compatível com as duas gerações do iPad. Quando utilizado com o iPad 2, mais fino do que o da primeira geração, o acessório necessita de um adaptador que, inicialmente, não acompanhava o produto, mas era distribuído gratuitamente pela Alesis. No Brasil, a Habro já conta com os adaptadores para o iPad 2.

-

Atualizando o iO Dock

Se você comprou ou está pensando em adquirir um iO Dock, já deixo a dica: atualize o software do acessório imediatamente. Iniciei meus testes usando o iPad com iOS 5 instalado e o iO Dock apresentou alguns comportamentos estranhos na transmissão de informações MIDI. O problema foi completamente resolvido com o novo firmware. A atualização é gratuita e pode ser obtida no site da Alesis.

Para atualizar seu iO Dock, basta conectá-lo à porta USB de um computador Mac ou PC e seguir as instruções do software de atualização.

-

Gravando áudio

Gravar com o iPad é uma experiência totalmente diferente quando se tem o iO Dock por perto. É como usar uma interface de áudio profissional para o seu computador, só que com um iPad. As conexões P10 e XLR estão disponíveis, não há problemas de ruído e você ainda pode monitorar a gravação com fones e com monitores profissionais ou amplificadores, simultaneamente e sem gambia.. “soluções técnicas”.

Fiz diversas gravações com os apps Multitrack Daw, Meteor Multitrack Recorder e GarageBand. Não tive nenhum problema de compatibilidade e todo o processo ocorreu de maneira bem simples. Uma vez que você conecta o iPad ao iO Dock, o acessório passa a ser considerado o único dispositivo de áudio do tablet para entrada e saída. Nenhuma configuração é necessária. O sucesso da utilização do iO Dock dependerá da compatibilidade com aplicativos, o que falaremos a seguir.

O iO Dock pode ser uma ótima opção para gravar diversos instrumentos musicais e vozes, mas também é uma alternativa para aplicativos processadores de efeito, como o AmpKit e o próprio GarageBand. O sinal de guitarras, vozes e demais instrumentos chega muito limpo e a latência para a obtenção do áudio processado é praticamente zero.

Sei que a maioria dos leitores do MusicApps quer saber sobre a qualidade de gravação que pode ser alcançada com o iO Dock. A minha resposta é: basicamente o mesmo nível de qualidade que se pode atingir com a maioria das interfaces de áudio USB para o computador, porém usando um iPad. Nada de ruídos, interferências, etc. Instrumentos claros. A possibilidade de regular o ganho de entrada também faz toda a diferença. Além disto, a conexão com o iPad é digital, o que proporciona qualidade bem superior a quando trabalhamos com adaptadores ligados à porta de fone/microfone do dispositivo.

Aí estão duas amostras dos testes realizados.

Na primeira, a gravação de notas graves da guitarra e de uma flauta transversal com um microfone condensador, alimentado pelo Phantom Power do iO Dock. A gravação foi realizada no GarageBand para iPad, com controle de prevenção de feedback desativado, usando apenas um pouco de reverb em cada instrumento.

Na segunda, bateria do GarageBand para iPad e as mesmas notas mais graves na guitarra.

O iO Dock permite gravar em estéreo ou com dois canais mono simultâneos, desde que o app utilizado suporte a tarefa. Este é o caso do MultiTrack Daw, por exemplo.

-

Todas as possibilidades MIDI

O Alesis iO Dock tem recursos MIDI bastante interessantes. O acessório pode trabalhar com qualquer equipamento que possua as conexões MIDI tradicionais (5 pinos) e funciona como interface MIDI para computadores Mac e PC, quando conectado a estes dispositivos por cabo USB.

Se você é tecladista, poderá, por exemplo, usar o iPad como módulo de timbres para o seu teclado controlador MIDI. Ou então, poderá controlar sintetizadores e outros equipamentos direto na tela do iPad. Instrumentos virtuais do computador também podem ser controlados por apps musicais rodando no iPad, assim como DAWs podem enviar notas e mensagens MIDI para o tablet.

Um detalhe interessante: quando um teclado controlador está ligado à entrada MIDI do iO Dock e o acessório está conectado ao computador, o iO Dock irá enviar para o PC ou Mac as notas geradas pelo controlador MIDI e também as geradas por qualquer app MIDI rodando no iPad. Desta forma, é possível controlar até mais de um instrumento virtual, simultaneamente, enviando mensagens MIDI através de canais diferentes. O contrário também ocorre. As notas e mensagens MIDI enviadas pelo computador ao iO Dock, via USB, serão copiadas e transmitidas no conector MIDI OUT do acessório.

O detalhe negativo é não poder ligar equipamentos MIDI USB diretamente ao iO Dock. Vários pequenos controladores atuais não possuem mais as tradicionais portas MIDI, apenas a conexão USB. Estes equipamentos não serão compatíveis com o acessório.

-

Compatibilidade com aplicativos

Meteor Multitrack Recorder

O iO Dock é uma interface coreAudio e coreMIDI (padrões nativos de controle de MIDI e áudio em dispositivos Apple) e irá funcionar com todos os apps compatíveis com estas tecnologias. Problemas de compatibilidade poderão existir em apps coreMIDI que não tiverem a compatibilidade coreAudio e em apps de gravação de áudio e processamento de efeitos que trabalharem apenas com sinais que chegam pelo conector de fone/microfone. Vamos explicar melhor.

A diferença entre o iO Dock e as demais interfaces MIDI para iPad do mercado é que o dock também é uma interface de áudio. Sempre que está conectado ao iPad, o acessório assume as duas funções: áudio e MIDI. Se o app for compatível com coreMIDI, mas não suportar a saída de áudio digital pela porta dock do iPad, não irá funcionar adequadamente com o iO Dock. Este é o caso do SampleTank, por exemplo. O app é controlado pelo iO Dock, mas o áudio que é gerado pela porta dock é totalmente defeituoso. Cabe à IK Multimedia corrigir o problema em uma próxima atualização.

No caso dos processadores de efeitos e gravadores de áudio, a situação é mais simples. Ou aceitam trabalhar com áudio digital pela porta Dock, ou não funcionarão. Isto não é uma necessidade apenas do iO Dock, mas sim de todos os acessórios de áudio USB utilizados com o iPad.

AmpKit

Em linhas gerais: qualquer app musical pode ser compatível com o iO Dock. Não há problema ou exclusividade alguma do hardware, mas sim limitações de software e falta de vontade/interesse de alguns desenvolvedores.

Principais apps que testei com sucesso com o iO Dock: GarageBand, Meteor, Multitrack Daw, AmpKit, Korg iMS-20, FL Studio, Music Studio, NLog, Geo Synthesizer, SampleWiz, MorphWiz, Korg Electribe, Sunrizer, Animoog, TouchOSC e muitos outros.

Apps que apresentaram problemas: principalmente os da IK Multimedia, como SampleTank e Amplitube.

Informações no fórum da IK Multimedia indicam que os usuários do SampleTank e Amplitube poderão receber, em breve, boas notícias sobre a compatibilidade destes apps com áudio digital via porta dock.  Vamos aguardar.

-

Testes com a saída de vídeo

Nos reviews do iO dock que já li por aí, pouco se fala sobre a possibilidade de conexão do acessório a monitores, TVs e projetores. O equipamentos possui uma saída vídeo componente e ela desempenha muito bem seu papel com apps compatíveis com o recurso.

Por ter sido projetado antes do lançamento do iPad 2, o iO Dock não possui saída de vídeo HDMI e não é capaz de funcionar em modo espelhamento com monitores externos. O acessório depende da compatibilidade de apps para reproduzir imagens e vídeos em dispositivos externos.

Apps da própria Apple trabalham muito bem com a funcionalidade. Os vídeos da coleção do dispositivo e também os do app YouTube são apresentados no monitor externo, sem nenhuma configuração especial. O app Fotos envia suas imagens para a tela grande toda vez que o modo “apresentação de slides” é ativado.

Existe uma série de apps que trazem em suas descrições a informação de compatibilidade com o recurso video out. Um deles é este curioso app DV Prompter, capaz de passar texto inteiros no monitor externo, funcionando de forma semelhante ao equipamento utilizado por apresentadores de telejornais.

-

MusicApps sobre o Alesis iO Dock:

Construção e Durabilidade (4.5/5)
Facilidade de utilização: (5/5)
Portabilidade: (4.5/5)
Compatibilidade: (3.5/5)
Profissional: (5/5)
Preço: (3/5)
Geral: (4.3/5)

-

Disponibilidade

O Alesis iO Dock chegou ao Brasil por meio da Habro Music, que gentilmente cedeu uma unidade para o review do MusicApps. O produto deverá ser encontrado em breve em diversas lojas de instrumentos musicais espalhadas pelo país. O preço de venda estimado para o consumidor será algo em torno de 1.170 reais.

-

Opinião do MusicApps sobre o iO Dock

O Alesis iO Dock altera a maneira como os usuários podem usar o iPad para a música. Mesmo sendo feito de plástico, o acessório é capaz de proteger o tablet, além de torná-lo mais estável sobre qualquer superfície plana. Seus conectores e botões de qualidade garantem mais confiabilidade na hora de usar o tablet no palco. Nada de iPad se soltando do Camera Connection Kit ou de luta com interferências e problemas de adaptadores e conectores de áudio P2.

A qualidade de gravação de áudio que pode ser obtida com o iO Dock é bastante satisfatória, limitada apenas pelas próprias características do áudio no iPad, capaz de trabalhar no máximo com 48 Khz em 16 bits. A conexão com o tablet é digital e não há problemas de feedback e ruídos. Gravação em estéreo, com ganho individual de entrada e a presença de Phantom Power são importantes diferenciais.

MIDI é a forma de comunicação padrão entre diversos equipamentos do mercado musical. Nada melhor do que contar com as boas velhas conexões de 5 pinos, além de poder transformar seu iPad em controlador capaz de ser utilizado com o computador Mac ou Windows, usando um cabo USB.  Se o acessório permitisse a ligação de outros equipamentos MIDI USB diretamente, sua implementação MIDI seria praticamente perfeita.

A maior parte dos grande apps musicais para o iPad é compatível com o iO Dock. Os que não são, poderão ser e dependem exclusivamente da vontade de seus desenvolvedores.

Para quem pretende trabalhar com o iPad no estúdio ou nos palcos, o iO Dock é uma excelente companhia. Proteção, estabilidade e garantia de que o tablet permanecerá carregado em qualquer situação, já que é alimentado pelo acessório. Se você usa o iPad para a gravação de áudio e comunicação MIDI, o investimento é mais do que recomendado.

-

Quer saber mais sobre o iO Dock? Envie suas dúvidas sobre o produto nos comentários!

-

Veja nossas fotos com o Alesis iO Dock

Error fetching Flickr photos: A feed could not be found at http://api.flickr.com/services/rest/?method=flickr.photos.search&lang=en-us&format=feed-rss_200&api_key=424b21f98918e2f0f0d1421b8f138184&user_id=58339760@N04&sort=date-taken-asc&tags=alesisiodock&per_page=40

*Veja a galeria no Flickr


Posts Relacionados

226 Comments

  1. michael kors handbags in 16391 dezembro 18, 2014 at 7:47 pm - Reply

    Right now it seems like WordPress is the best blogging platform out there right now. (from what I’ve read) Is that what you are using on your blog?
    michael kors handbags in 16391
    [url=http://cistilni-mps.si/file/michael-kors-handbags-in-16391-p-429.php]michael kors handbags in 16391[/url]

  2. air max ou requin dezembro 18, 2014 at 7:52 pm - Reply

    I am curious to find out what blog platform you happen to be using? I’m experiencing some minor security problems with my latest website and I would like to find something more safeguarded. Do you have any solutions?

  3. air jordan retro 6 size 10 dezembro 18, 2014 at 8:20 pm - Reply

    At this time it sounds like Drupal is the preferred blogging platform available right now. (from what I’ve read) Is that what you are using on your blog?

  4. discount michael kors 75240 dezembro 18, 2014 at 8:23 pm - Reply

    Greetings from Idaho! I’m bored to tears at work so I decided to check out your blog on my iphone during lunch break. I enjoy the info you present here and can’t wait to take a look when I get home. I’m surprised at how quick your blog loaded on my cell phone .. I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyways, fantastic site!
    discount michael kors 75240

  5. michael kors tops on sale dezembro 18, 2014 at 8:48 pm - Reply

    Today, I went to the beach with my kids. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is totally off topic but I had to tell someone!
    michael kors tops on sale

  6. nike tn brillante dezembro 18, 2014 at 9:30 pm - Reply

    Woah! I’m really loving the template/theme of this site. It’s simple, yet effective. A lot of times it’s tough to get that “perfect balance” between usability and visual appearance. I must say you’ve done a very good job with this. In addition, the blog loads very quick for me on Chrome. Exceptional Blog!

  7. ladies key shape design watch dezembro 18, 2014 at 10:41 pm - Reply

    Have you ever thought about writing an ebook or guest authoring on other blogs? I have a blog centered on the same ideas you discuss and would really like to have you share some stories/information. I know my subscribers would appreciate your work. If you’re even remotely interested, feel free to shoot me an e mail.

  8. free run pas cher fr dezembro 18, 2014 at 11:08 pm - Reply

    The very root of your writing whilst appearing agreeable at first, did not really settle well with me after some time. Someplace within the paragraphs you actually were able to make me a believer but only for a very short while. I however have a problem with your jumps in logic and you might do well to help fill in those breaks. In the event that you actually can accomplish that, I would undoubtedly be impressed.

  9. michael kors targus logitech ipad case keyboard dezembro 18, 2014 at 11:46 pm - Reply

    Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates. I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.
    michael kors targus logitech ipad case keyboard

  10. michael kors classic monogram satchel beige dezembro 18, 2014 at 11:49 pm - Reply

    In this awesome pattern of things you’ll receive an A+ with regard to effort and hard work. Exactly where you actually confused us was first in your particulars. As it is said, the devil is in the details… And that couldn’t be more correct at this point. Having said that, allow me reveal to you precisely what did give good results. Your text is certainly quite convincing which is most likely why I am making the effort to opine. I do not really make it a regular habit of doing that. 2nd, while I can notice the leaps in reasoning you make, I am definitely not convinced of just how you seem to connect your ideas which inturn help to make the conclusion. For now I will, no doubt subscribe to your point but trust in the foreseeable future you actually link your facts better.
    michael kors classic monogram satchel beige

  11. nike tn vrais gris taille 40 dezembro 19, 2014 at 12:07 am - Reply

    I am really loving the theme/design of your web site. Do you ever run into any browser compatibility problems? A few of my blog audience have complained about my blog not operating correctly in Explorer but looks great in Firefox. Do you have any solutions to help fix this issue?

  12. michael kors haband outlet store 07506 dezembro 19, 2014 at 12:08 am - Reply

    Hello there! I know this is kind of off topic but I was wondering if you knew where I could find a captcha plugin for my comment form? I’m using the same blog platform as yours and I’m having trouble finding one? Thanks a lot!
    michael kors haband outlet store 07506

  13. michael kors tote philippines dezembro 19, 2014 at 1:03 am - Reply

    Superb blog! Do you have any helpful hints for aspiring writers? I’m planning to start my own site soon but I’m a little lost on everything. Would you recommend starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many options out there that I’m completely overwhelmed .. Any tips? Many thanks!
    michael kors tote philippines

  14. michael kors hamilton black leather crossbody dezembro 19, 2014 at 1:09 am - Reply

    Hello fantastic blog! Does running a blog such as this require a large amount of work? I have virtually no expertise in coding however I had been hoping to start my own blog in the near future. Anyhow, should you have any suggestions or techniques for new blog owners please share. I understand this is off topic nevertheless I simply had to ask. Many thanks!
    michael kors hamilton black leather crossbody

  15. chaussure nike tn pas cher france dezembro 19, 2014 at 3:21 am - Reply

    Wow that was strange. I just wrote an extremely long comment but after I clicked submit my comment didn’t show up. Grrrr… well I’m not writing all that over again. Anyhow, just wanted to say wonderful blog!

  16. cyber monday michael kors zip wallet dezembro 19, 2014 at 3:32 am - Reply

    Hi there! Would you mind if I share your blog with my facebook group? There’s a lot of people that I think would really enjoy your content. Please let me know. Many thanks
    cyber monday michael kors zip wallet

  17. nike free run 3 zumba dezembro 19, 2014 at 4:15 am - Reply

    Hi there! Do you know if they make any plugins to assist with SEO? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results. If you know of any please share. Kudos!

  18. Howdy! Do you know if they make any plugins to protect against hackers? I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked hard on. Any recommendations?
    cheap michael kors leather shoulder bags versace

  19. michael kors tote tangerine canvas dezembro 19, 2014 at 4:35 am - Reply

    Hi there! Quick question that’s entirely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My website looks weird when viewing from my iphone 4. I’m trying to find a theme or plugin that might be able to fix this issue. If you have any suggestions, please share. Thank you!
    michael kors tote tangerine canvas

  20. Howdy! This is kind of off topic but I need some guidance from an established blog. Is it hard to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty quick. I’m thinking about making my own but I’m not sure where to start. Do you have any points or suggestions? Thank you

  21. michael kors lego sale black friday 2013 dezembro 19, 2014 at 5:37 am - Reply

    Hey there! Do you know if they make any plugins to protect against hackers? I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked hard on. Any recommendations?
    michael kors lego sale black friday 2013

  22. canada goose black Friday dezembro 19, 2014 at 6:05 am - Reply

    As usual, Jesse… Spot-ON! #Kudos… now to verify that these types of older eye can track and produce putting into action depending on Google’s MapMaker a large a part of our WEB OPTIMIZATION Professionals on the internet Skype ip telefoni class daily (as you realize! ) is allocated to making specifically this type of bottom-up approach! Hmm… need to printing this particular out probably for more review…. heave a sigh, presently there goes the actual weekend, correct!: -)
    canada goose black Friday

  23. Hey there would you mind sharing which blog platform you’re working with? I’m looking to start my own blog in the near future but I’m having a tough time choosing between BlogEngine/WordPress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your layout seems different then most blogs and I’m looking for something unique. P.S Sorry for being off-topic but I had to ask!
    michael kors perforated large shopper bag yellow

  24. nike free pink junior dezembro 19, 2014 at 8:03 am - Reply

    Most of the things you articulate is astonishingly accurate and that makes me ponder why I hadn’t looked at this with this light before. This particular piece truly did switch the light on for me as far as this specific subject matter goes. Nonetheless there is actually one issue I am not necessarily too cozy with so while I try to reconcile that with the actual central idea of your point, permit me observe just what the rest of the readers have to point out.Well done.

  25. Varanda do Churrasco abril 27, 2016 at 1:11 pm - Reply

    Não há no mercado alguma outra alternativa melhor que o Alesis iO Dock?

    • musicapps maio 2, 2016 at 11:47 am - Reply

      Existe o iTrack Dock da Focusrite. Não sei se é uma opção melhor, mas é uma alternativa.

Leave A Response


dois + 1 =