Matérias, Notícias, Novo na iOS App Store!, iPad

Que tal um sintetizador Moog em seu iPad por menos de 2 reais? Conheça o Animoog!

Marcus Padrini outubro 17, 2011 13 Comments »

Na madrugada desta segunda-feira, chegou à App Store o primeiro instrumento da Moog Music para o iPad, o Animoog. Trata-se de um sintetizador polifônico que utiliza uma nova tecnologia de síntese sonora desenvolvida pela empresa, chamada de ASE (Anisotropic Synth Engine).

Além das muitas possibilidades sonoras, compatibilidade MIDI e uma interface muito bem trabalhada, outro detalhe chama a atenção sobre o Animoog: sua estratégia de lançamento. O aplicativo será vendido por apenas 99 centavos de dólar, pelos próximos 30 dias!

“Anisotrópico” é um termo utilizado para designar algo que altera suas propriedades em função de diferentes direções consideradas. É exatamente o que ocorre na geração dos timbres do Animoog. O usuário poderá escolher até oito formas de onda, importadas de equipamentos clássicos da Moog, que ficarão espalhadas por um espaço bidimensional e serão acionadas e combinadas de acordo com as configurações de cada preset ou intervenção do músico. Sobre estas formas de onda, ainda há a possibilidade de fazer uma série de ajustes no comportamento do timbre no tempo, definir modulações, aplicar filtros, efeitos, etc. As possibilidades para criação de timbres diferentes são praticamente ilimitadas.

Se você não entende nada de sintetizadores e de como construir e alterar seus timbres, não há muito com o que se preocupar. O Animoog já chega com dezenas de presets. Além disto, alterações significativas podem ser realizadas na interface de pad XY, com o simples movimento de um dedo. Creio que uma das mais interessantes características do Animoog seja exatamente esta: o app é simples o suficiente para ser tocado por quem nunca usou um sintetizador, mas tem opções complexas que irão agradar aqueles que já se aventuram com estes equipamentos em versões físicas e virtuais.

-

Como tocar?

Duas opções estão disponíveis: uma excelente interface de teclado virtual, que pode ter o espaçamento das teclas redimensionado e escalas definidas pelo usuário, e comandar os timbres do aplicativo com um teclado controlador ou outro equipamento MIDI compatível com o iPad. O Animoog trabalha com interfaces coreMIDI e não é compatível com a primeira geração da Line 6 MIDI Mobilizer.

Veja o vídeo feito de apresentação do Animoog.

Observe a maneira como o usuário pode definir como o som gerado irá “passear” pelas formas de onda selecionadas e dispostas no espaço XY.

Agora, o exemplo do Animoog controlado via MIDI, no caso por um Moog Little Phatty e rodando em um iPad conectado ao Alesis iO Dock.

Daria para escrever muito mais sobre o Animoog agora mesmo, mas, por 99 cents, tenho certeza que quem se interessou pela novidade irá logo adquiri-lo, sem precisar de muita análise. Aliás, é bom não dar aguardar muito. Após 30 dias do lançamento, o Animoog passará a custar 30 dólares.

Animoog (AppStore Link) Animoog
Desenvolvedor: Moog Music Inc.
Preço: USD 29.99
Baixar na App Store!

-

Em tempo: posso estar enganado, mas creio que este seja o primeiro sintetizador virtual lançado pela Moog para qualquer plataforma. A empresa disponibiliza VSTs, mas apenas para a edição de parâmetros dos seus instrumentos físicos. Existem instrumentos virtuais com o nome Moog no mercado, mas acho que todos são assinados por empresas como a Arturia, IK Multimedia, etc. Uma empresa que faz alguns dos mais fantásticos sintetizadores analógicos de todos os tempos lançando um novo instrumento para o iPad… É algo emblemático, não?


Posts Relacionados

13 Comments

  1. Igor outubro 17, 2011 at 11:05 am - Reply

    Acabei de comprar um! Realmente incrível, ainda não tive muito tempo para fuçar porque isso aconteceu a uns 10 minutos atrás…

    Sem comentários, o som é brutal, principalmente o filtro!! Fiquei muito feliz em poder sentir um pouco dos Moog diretamente do meu iPad. Não tinha visto o post ainda, mas entrei aqui para ver se teria alguma coisa explicativa sobre o produto já que ainda não fucei (meu iPad está lá no carregador e estou fazendo umas coisas para faculdade no meu macbook).

    Parabéns pelos posts, estão cada vez melhores.

  2. Neemias outubro 17, 2011 at 11:41 am - Reply

    Agradavel surpresa logo na segunda de manhã. :) Dei uma mexida rápida nele e dá pra perceber que é um excelente synth. Bom, estamos falando da Moog. Apenas acho que p

  3. Neemias outubro 17, 2011 at 11:44 am - Reply

    Agradável surpresa logo na segunda de manhã. :) Mexi nele rapidamente e deu pra perceber que é um excelente synth. Bom, estamos falando da Moog. Apenas acho que pisaram na bola ao dizer que "é o primeiro synth profissional feito para iPad".

    • musicapps outubro 17, 2011 at 1:18 pm - Reply

      Realmente. O marketing da moog errou feio nisso. Existem ótimas opções de sintetizador para o iPad. Vários podem ser considerados profissionais. Sunrizer, NLog, iMS-20, entre outros. Nunca é bacana exaltar um trabalho diminuindo o de outros.

  4. Jorge P. outubro 17, 2011 at 1:12 pm - Reply

    Eu quero, mas para Ipod! Será que vem???

    • musicapps outubro 17, 2011 at 1:20 pm - Reply

      Será difícil adaptar esta interface para o iPod Touch e iPhone. É muita coisa na tela ao mesmo tempo.

  5. deniscass outubro 17, 2011 at 2:03 pm - Reply

    Excelente!!! Ja baxei aqui. Hoje de noite ja vai ter novidades no soundcloud heheheh

    • musicapps outubro 17, 2011 at 2:38 pm - Reply

      Aguardando! :)

      • IgorCristo outubro 17, 2011 at 9:05 pm - Reply

        Fiz um negocinho c ele hoje a tarde e coloquei no SoundCloud. Nao esta muito bem tocado porque foi no proprio app, mas mostra um pouco das possibilidades. Depois coloco akguma coisa mostrando mais do filtro e outros parâmetros. http://soundcloud.com/silvgt/demo-animoog
        Está aí!! Valeu!

  6. Victor outubro 18, 2011 at 5:47 am - Reply

    99 Centavos é piada. não sei prq esses caras perdem anos estudando dsp, linguagens chatas de programaçao , etc para chegar e vender 500 dos seus apps e não tiram nem para pagar seus alugueis. tatica de mercado insana. parece q insentiva mais a raiva do que a competição. me desculpe mas não fiquei 4 anos na faculdade para ganhar 99 centavos por licensa vendida de minha propriedade intelectual. para os pequenos desenvolvedores só tenho a lamentar. quem sabe vendendo 4 000 licensas do seu app concorrente voce consiga comprar seu primeiro carrp. um lindo gol batedeira ano 87!

    • musicapps outubro 18, 2011 at 11:32 am - Reply

      É. O Marketing da Moog adotou duas estratégias no mínimo curiosas: a venda de um sintetizador como este por apenas 1 dólar (por tempo limitado) e também chamá-lo de "o primeiro sintetizador profissional para iPad". A segunda é, na minha opinião, ainda mais ofensiva aos desenvolvedores do que a primeira.

  7. DanielBruno outubro 22, 2011 at 11:42 pm - Reply

    Pergunta meio noob: existe a possibilidade de gravar algo com o Animoog e usar como uma pista no GarageBand? Ou de usar o GB para controlar o Animoog?

Leave A Response


8 + = dezessete