Matérias, Notícias, Novo na iOS App Store!, iPad, iPhone/iPod Touch

Music Studio completo já está na App Store e é bom dar uma olhada nele

Marcus Padrini outubro 5, 2011 5 Comments »

Ontem, já no final do dia, vi que a atualização da versão completa do Music Studio estava disponível na App Store. O Music Studio 2 chegou sem fazer muito barulho, mas merece uma atenção especial. Já havia reparado nisto desde os primeiros testes com o app gratuito atualizado. Aí estão as minhas primeiras impressões do Music Studio 2!

-

Quais são as novidades?

As melhores possíveis! O novo Music Studio agora pode gravar faixas de áudio (da entrada de fone/microfone ou microfone embutido do dispositivo), é compatível com o recurso de copiar/colar áudio (incluindo a importação de arquivos de áudio da coleção do dispositivo), traz uma nova interface bonita e com ótima resposta, oferece um novo modo pads para tocar instrumentos de percussão ou disparar acordes e ainda pode compartilhar arquivos por e-mail e via SoundCloud.

Nova tela de configurações MIDI: compatibilidade coreMIDI e Porta Virtual MIDI

Outra grande novidade é a compatibilidade com o recurso de Porta MIDI Virtual. O Music Studio 2 pode enviar mensagens MIDI para outros aplicativos, rodando em plano de fundo, e também pode ser controlado por eles. É o primeiro app no estilo DAW a ganhar esta funcionalidade!

-

Gravando áudio

Por enquanto, só realizei testes com o microfone embutido e com o iRig Mic e tudo funcionou muito bem. O Music Studio 2 tem um editor de áudio bem completo, que permite aplicar fades, cortar, inverter e normalizar a gravação. É nesta mesma aba, chamada de Waveform, que você poderá importar seus arquivos de música do iPod, ou colar áudio copiados de outros aplicativos iOS.

-

Comandando vários apps em Plano de Fundo com Porta MIDI Virtual

Este recurso é sensacional! Basicamente, quer dizer que você pode abrir alguns apps em plano de fundo e controlá-los a partir do Music Studio. Em vários títulos dá para configurar qual canal MIDI receberá mensagens, daí basta colocar neles o número da trilha correspondente no MusicStudio para ouvir suas gravações MIDI com sons de outros aplicativos.

Escolha como o Music Studio irá enviar e receber informações MIDI

Fiz o teste no iPad 1 com o NLog e outros e tudo funcionou perfeitamente. Desenvolvedores estimam que o iPad 1 será capaz de trabalhar com até 3 apps simultaneamente. Já a segunda geração do tablet, com até 5 aplicativos.

Achei interessante o que pude fazer com o NLogSynth PRO. Criei uma faixa MIDI no Music Studio e gravei ouvindo os sons do próprio app. Depois, coloquei a faixa em mute e abri o NLogSynth. Configurei o sintetizador para receber mensagens apenas no canal 1 (mesmo número da trilha MIDI criada no MusicStudio) e voltei ao Music Studio 2. Dei “play” e pude ouvir uma das trilhas sendo reproduzidas pelo NLog.

A primeira faixa da foto foi reproduzida no NLogSynth PRO, depois o áudio gerado foi copiado e colado em uma nova trilha de áudio (última da foto)

E fiz mais do que isso. Voltei ao NLog, ativei a gravação de performance, reproduzi novamente o projeto do Music Studio e pude então gravar a melodia reproduzida no NLog, copiar o áudio gravado e importá-lo para uma nova faixa no Music Studio 2.

-

O mais próximo do GarageBand no seu iPhone/iPod Touch

O Music Studio 2 é um aplicativo universal. Com gravação de áudio, compatibilidade MIDI, porta MIDI virtual, etc, não há nada nem parecido para o iPhone/iPod Touch. Tudo bem que você não terá a simulação de amplificadores e efeitos de guitarra do GB, mas poderá copiar o áudio processado por apps como o AmpKit para o seu projeto.

Outro recurso legal é poder abrir qualquer arquivo MIDI com o MusicStudio e editá-lo livremente

-

Qualidade dos instrumentos e estabilidade

Diferente da versão gratuita, o Music Studio 2 completo tem muitos instrumentos. Vários outros podem ser adquiridos dentro do app. A qualidade não é tão boa quanto a dos timbres do GarageBand, mas a diversidade e possibilidade de trabalhar com a gravação de áudio ajudam a torná-los bem aceitáveis.

A versão completa rodou no meu iPad 1 com muito mais estabilidade que a gratuita, que fechou algumas vezes do nada.

-

Estas foram as minhas primeiras impressões sobre o Music Studio 2. Na minha opinião, o app dá um passo importante rumo ao futuro da música nos dispositivos iOS e é uma excelente opção para usuários de iPhone/iPod Touch e iPad, que terão que pagar apenas uma vez para contar com todas as funcionalidades do aplicativo em dispositivos diferentes.

-

Music Studio (AppStore Link) Music Studio
Desenvolvedor: Alexander Gross
Preço: USD 14.99
Baixar na App Store!

-

Versão gratuita para quem quiser testar antes.

Music Studio Lite (AppStore Link) Music Studio Lite
Desenvolvedor: Alexander Gross
Preço: Free
Baixar na App Store!

-


Posts Relacionados

5 Comments

  1. Jose Roberto outubro 5, 2011 at 5:28 pm - Reply

    Marcos, este aplicativo é o mesmo que o FL STUDIO, talvez com alguns features a mais…mas é o mesmo app…abra um ao lado do outro e veja a semelhança.

    • musicapps outubro 5, 2011 at 5:32 pm - Reply

      Na verdade é o contrário, o FL Studio é a mesma coisa que este app! rs Ele veio primeiro e foi provavelmente o seu desenvolvedor que fez ambos. O Music Studio tem gravação de áudio agora e Porta MIDI Virtual, o FL Studio não. Em compensação, o FL Studio permite criar seus próprios instrumentos, o que o Music Studio não faz. Outro diferencial é que o Music Studio é universal. Já o FL tem aplicativos separados para iPad e iPhone.

  2. Alexandre outubro 5, 2011 at 5:56 pm - Reply

    Um detalhe que percebi foi a questão da latência. Na primeira versão era bem complicado gravar dentro do tempo, agora ficou bem melhor, praticamente não se nota atraso algum.

    E os recursos de gravação e efeitos também ficaram muito bons. Ótimo post.

    • musicapps outubro 5, 2011 at 9:08 pm - Reply

      Alexandre, também reparei a mesma coisa. Melhorou muito.

  3. André maio 25, 2016 at 11:13 pm - Reply

    O app é show já o uso para tocar ao vivo a uns 3 ou 4 anos, Estou montando instrumentos a partir de sample, esta ficando muito bom. Porem, é meio chato fazer no app, tem como fazer os instrumentos basedos em sample no notebook e depois importar o instrumento pra dentro do app?

Leave A Response


seis − = 5