Matérias, Notícias, iPad, iPhone/iPod Touch

MidiBridge: pode tirar a MIDI Mobilizer I da gaveta!

Marcus Padrini outubro 26, 2011 25 Comments »

Se você, assim como eu, foi um dos primeiros compradores da interface MIDI Mobilizer da Line 6 para iPhone e iPad, é provável que nem saiba muito bem por onde anda o acessório. Com poucos apps compatíveis, a MIDI Mobilizer I estava começando a virar peça de museu. Estava! Testei o novo aplicativo MidiBridge e ele tirou minha MIDI Mobilizer da gaveta definitivamente.

O MidiBridge é um “patchbay MIDI” para iOS, ou seja, um aplicativo capaz de gerenciar e estabelecer conexões MIDI entre outros apps iOS e acessórios MIDI, incluindo a MIDI Mobilizer I. O aplicativo tem muitas finalidades, porém, uma das mais interessante é a maneira como ele consegue fazer a MIDI Mobilizer I funcionar com app musicais que não são compatíveis com a interface da Line 6.

-

Qual é a mágica?

Simples. O MidiBridge detecta as mensagens enviadas pela MIDI Mobilizer, converte para o padrão coreMIDI e retransmite as informações por uma porta MIDI virtual do próprio app. Outros apps iOS, compatíveis com coreMIDI e áudio em plano de fundo, enxergam esta porta MIDI virtual e passam a ser controlados por ela.  Um exemplo: que tal tocar o SampleTank para iPhone com a MIDI Mobilizer I?

-

Performance e latência

Realizei testes com iPhone 4, iPad, iPad 2 e iPod Touch 4G. Em todos eles a tocabilidade é muito boa e a latência é baixa. Quando mais moderno o dispositivo, menor a latência. Não tive nenhum problema de notas presas, falha de emissão de notas e nem nada do gênero. Por limitações da MIDI Mobilizer I, não é possível utilizar a interface para controlar qualquer app enquanto este está na tela, sendo necessário selecionar o timbre desejado no app e depois alternar para o MidiBridge, para aí sim pode usar a Mobilizer para tocar os sons que você escolheu. O próprio desenvolvedor afirma que o desempenho, nos dispositivos mais atuais, é bastante semelhante ao de uma interface coreMIDI.

Não terei que esperar pela iRig MIDI para começar a tocar por aí usando apenas um teclado controlador, um minúsculo iPod Touch, carregado com timbres de ótima qualidade, e a boa e velha MIDI Mobilizer I, que até parece que acabou de chegar por aqui.

-

MidiBridge (AppStore Link) MidiBridge
Desenvolvedor: Soft Audio
Preço: USD 8.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

25 Comments

  1. Norberto França outubro 26, 2011 at 1:02 pm - Reply

    Legal!
    Mudando de assunto: Como funciona o LUCINA como MIDI controller, esses novos Keytars da ROLAND que substituiram o AX-7 não tem tantos recursos de MIDI como os anteriores . Mas nem vou entrar no mérito de qual o melhor pois depende muito do que o músico precisa ao vivo . Tenho a curiosidade de ele tem como programar as messagens MIDI como a AX-7 fazia… ou se pelo menos a mudança de Program Change permite ao músico controlar timbres externos de um gerador de som( aí se programaria tudo no slave). Se sim quantos timbres em sequencia com acesso rápido?
    PS: Não estou falando dos timbres internos com duas poucas memórias USER e sim quantos timbres eu tenho como mudar de um instrumento externo. Abraço

    • musicapps outubro 26, 2011 at 2:12 pm - Reply

      Norberto, vou checar o manual para poder te informar melhor. Até o momento usei o lucina basicamente com timbres internos e controlador MIDI básico, inclusive para o iPad.

  2. @GiuSoares outubro 26, 2011 at 3:54 pm - Reply

    MARCUS ME TIRA UMA DUVIDA
    meu irigmidi chegou agora…minha duvida é a seguinte. nesse video que vc postou mostra somente vc lincando o midi mobilizer com o midi bridge, TEVE QUE FAZER ALGUMA CONFIGURAÇÂO INTERNA???
    ou vc somente lincou e abriu o sampleTank..e ja funcionou.

    essa é minha esperança de ligar o sample tank na minha batera eletronica…..sera que ee converte o sinal da batera que ´10 para 1,2,3ou 4?????

    se tiver como me esplica estou desesperadooooo…rsrsrsr
    abraços

    a detalhe.o MIDI BRIDGE reconheceu minha bateria eletronica atravaez do CCK no ipad, e reconheceu o teclado synthstattion 25 atravez do cck normalmente,

    no ipodtouch ele reconheceu minha bateria eletronica.. consegui controlar o music studio normalmente…
    mas agora quero usar o MIDI bridge que reconhece a interface IRIG MIDI normalmente. e quero controlar o sampletank. com minha batera.
    sera que tem como????

    • musicapps outubro 26, 2011 at 4:13 pm - Reply

      Não tive que fazer configuração alguma.

      Conversei com o desenvolvedor por e-mail e ele me disse que considera implementar este serviço de mapeamento MIDI para a conversão dos canais. A velocidade de implementação será de acordo com a demanda dos usuários. Por enquanto ele ainda não faz a conversão. Acho que vale mandar email para ele e participar do fórum da IK pedindo o recurso.

    • Norberto França outubro 26, 2011 at 10:20 pm - Reply

      Olá Giu!
      Sua bateria Eletronica provavelmente pode mudar do canal pro 1,2,3,4 ou os outros 12 . Ou é fixo no canal 10? Abraço.

      • musicapps outubro 27, 2011 at 9:00 am - Reply

        Pelo que ele me explicou, é fixo.

      • @GiuSoares outubro 27, 2011 at 1:13 pm - Reply

        Infelizmente é fixo no 10. Não tem opçao de troca.
        Ja enviei um email para Roland para ver se tem soluçao de mudar.
        E postei no forum da IK e ver se tem alguma previsao de mudanças no sample tank, alguma atualizaçoes futuras…
        Por equanto estou só no aguardo.

        • @GiuSoares outubro 27, 2011 at 8:35 pm - Reply

          acabei de receber um email da ROLAND sobre o meu modulo de bateria TD3, e realmente o canal 10 MIDI é FIXO de fabrica.. agora resta saber se todos os modulos são fixo, pois esse meu é antigo.

          com relação a IK ele disseram q eu teria que mudar no meu modulo do canal 10 para o canal 1 pois o sample tank só suporta até de 1 até o 4.
          mas como eu disse meu modulo é antigo , e não tem essa opção.

          bem vou esperar um futuro update.

          • musicapps outubro 27, 2011 at 11:38 pm -

            Giuliano, a maioria dos módulos não tem canal fixo. Aliás, eu não sei o que é pior, se é a IK fazer um software para performance com limitação na configuração de canais MIDI, ou se é a Roland fazer um módulo com canal MIDI fixo. De qualquer forma, agora só a IK ou o desenvolvedor do MidiBridge poderão te ajudar.

          • Audeonic Apps outubro 28, 2011 at 6:30 am -

            Apologies for posting in English, but my Portugese is nil.

            Based on the comments here I plan to add a temporary/interim feature to MidiBridge where you can remap channel 10 to 1,2,3 or 4 on any input port. I'll call this 'Drum Mode' and it will be replaced by a better, more configurable channel/controller mapping/transpose set of features in a future release. I would expect the interim Drum Mode to be available at the next update (adding synthstation25 support) which will be around 4 weeks or earlier if possible.

          • musicapps outubro 28, 2011 at 9:17 am -

            Thank you for reading the comments here! Great news! We will be waiting for the update! :D

          • @GiuSoares outubro 28, 2011 at 2:06 pm -

            @MusicAppsBR  #midibridge parabens pelo trabalho muiito obrigado, estou muito feliz em saber que vai ser aicionao o synthstation 25 e canal 10, pois eu ja estava desanimado.. E queria comprar outro modulo, que iria me custar uns 1000,00 a 1500,00 reais…rsrsr…
            Agradeço de verdade, abraços

  3. @paresq outubro 26, 2011 at 7:16 pm - Reply

    Ótimo Post

  4. Flavio Stocco outubro 27, 2011 at 10:59 am - Reply

    Olá Marcus, eu tenho um Lucina AX-9, e como sou novo na tecnologia preciso de algumas dicas(Que as vezes pode parecer simples mas…) o que preciso para faze-lo funcionar no meu iPad2…tenho o connetc Camera, porem pluguei no USB do teclado(Como no video do Jordan Rudess) e não rolou, preciso de algum software pra isso…como procedo…Abraço!!!

    • musicapps outubro 27, 2011 at 2:13 pm - Reply

      Na verdade, basta fazer isso que vc fez mesmo. Funciona com o Lucina ligado com pilhas ou energia elétrica. Baixe o app MIDI Monitor (gratuito). Ele será capaz de identificar o Lucina quando você conectá-lo ao iPad com o CCK. Se ele não aparecer, reinicie o iPad apertando o botão home e o botão de desligar/ligar durante algum tempo. Algumas vezes a porta dock pode não identificar equipamentos corretamente até reiniciar o tablet desta forma. Eu adoro o Lucina e usá-lo com o iPad é ainda mais interessante! Abraço!

  5. Flavio Stocco outubro 27, 2011 at 12:20 pm - Reply

    Olá Marcus, você usa o Lucina via USB ou interface midi???Qual é mais indicado??Abraço

    • musicapps outubro 27, 2011 at 2:15 pm - Reply

      Via USB no iPad e via MIDI Mobilizer no iPhone/iPod Touch. Abs

  6. @paresq outubro 28, 2011 at 1:53 pm - Reply

    Marcus,

    Meu controlador não tem saida USB. Uso uma interface Midi/USB genérica com o CCK.
    Devido o uso da interface, existe um uma latência que me incomoda um pouco pra tocar notas rápidas.

    Será que o uso do Midi Mobilizer + MidiBridge teria uma latência menor? Se for menor, com certeza comprarei.

    Abraço :)

    • musicapps outubro 28, 2011 at 2:58 pm - Reply

      Sim, a latência é muito baixa. O detalhe é que a MIDI Mobilizer ainda não funciona em plano de fundo, então vc tem que selecionar timbres e depois voltar para a tela do MIDI Bridge para usá-la adequadamente. O desenvolvedor está tentando resolver isso com a Line 6, mas não sei se conseguirá.

  7. Norberto França outubro 31, 2011 at 12:17 am - Reply

    Tô com pena de você meu amigo Marcus , você tá cheio de brinquedos pra testar e sem tempo … quando lembrar ver sobre as configurações de MIDI controller no LUCINA e as user memórias se são editáveis pros parâmetros MIDI . Abração e boa semana!!!!

    • musicapps outubro 31, 2011 at 11:07 am - Reply

      De quando em quando, a situação aperta um pouco. Mas é um ótimo problema para resolver. Todos podiam ser assim :)

      • Norberto França outubro 31, 2011 at 12:42 pm - Reply

        :^) Abraço

  8. Felipe novembro 16, 2011 at 10:07 pm - Reply

    Muito bacana saber disso. Vc sabe ql cabo é necessário pra iPad-Teclado? Onde posso comprá-lo? Valeu, abraços.

  9. MAURO LIMA maio 29, 2013 at 12:36 am - Reply

    Gostaria de saber se pode me informar algum programa de sampler para ipad 2 que possua bons som de acordeon, metais, pianos, gratos, e parabéns pela matéria.

Leave A Response


nove − 9 =