MidiBridge: pode tirar a MIDI Mobilizer I da gaveta!

Se você, assim como eu, foi um dos primeiros compradores da interface MIDI Mobilizer da Line 6 para iPhone e iPad, é provável que nem saiba muito bem por onde anda o acessório. Com poucos apps compatíveis, a MIDI Mobilizer I estava começando a virar peça de museu. Estava! Testei o novo aplicativo MidiBridge e ele tirou minha MIDI Mobilizer da gaveta definitivamente.

O MidiBridge é um “patchbay MIDI” para iOS, ou seja, um aplicativo capaz de gerenciar e estabelecer conexões MIDI entre outros apps iOS e acessórios MIDI, incluindo a MIDI Mobilizer I. O aplicativo tem muitas finalidades, porém, uma das mais interessante é a maneira como ele consegue fazer a MIDI Mobilizer I funcionar com app musicais que não são compatíveis com a interface da Line 6.

Qual é a mágica?

Simples. O MidiBridge detecta as mensagens enviadas pela MIDI Mobilizer, converte para o padrão coreMIDI e retransmite as informações por uma porta MIDI virtual do próprio app. Outros apps iOS, compatíveis com coreMIDI e áudio em plano de fundo, enxergam esta porta MIDI virtual e passam a ser controlados por ela.  Um exemplo: que tal tocar o SampleTank para iPhone com a MIDI Mobilizer I?

Performance e latência

Realizei testes com iPhone 4, iPad, iPad 2 e iPod Touch 4G. Em todos eles a tocabilidade é muito boa e a latência é baixa. Quando mais moderno o dispositivo, menor a latência. Não tive nenhum problema de notas presas, falha de emissão de notas e nem nada do gênero. Por limitações da MIDI Mobilizer I, não é possível utilizar a interface para controlar qualquer app enquanto este está na tela, sendo necessário selecionar o timbre desejado no app e depois alternar para o MidiBridge, para aí sim pode usar a Mobilizer para tocar os sons que você escolheu. O próprio desenvolvedor afirma que o desempenho, nos dispositivos mais atuais, é bastante semelhante ao de uma interface coreMIDI.

Não terei que esperar pela iRig MIDI para começar a tocar por aí usando apenas um teclado controlador, um minúsculo iPod Touch, carregado com timbres de ótima qualidade, e a boa e velha MIDI Mobilizer I, que até parece que acabou de chegar por aqui.

[app 449160859]

Curta e compartilhe!