Meteor para iPad recebe Instrumentos Virtuais

Se alguns aplicativos de produção musical, como Music Studio e EnergyXT, começam a implementar o recurso de gravação de áudio, é natural que outros títulos, antes dedicados somente à gravação, comecem a contra-atacar, adicionando instrumentos virtuais.  O primeiro a fazer isto é o Meteor Multitrack Recorder para iPad.

O aplicativo acaba de receber atualização e agora oferece um pacote bem interessante com editor MIDI (já presente na versão anterior) e três instrumentos virtuais: kits de bateria, sampler estéreo, com vasta coleção de instrumentos, e um sintetizador de modelagem analógica.

O pacote pode ser encontrado no topo da interface, no lado direto, tocando no botão help e depois em “online shop”.  O editor MIDI e os instrumentos podem ser adquiridos individualmente, mas recomendo, caso for adquirir a expansão, a compra do pacote (15 dólares), pois irá garantir a utilização dos timbres e a edição MIDI completa, além de ser um pouco mais barato (ou menos caro).

Sampler Estéreo no Meteor

Os timbres dos novos instrumentos são bons e o novo recurso tem total integração com outras funcionalidades do aplicativo, como o ótimo processamento de efeitos. Não importa se você está trabalhando com trilha de áudio ou MIDI, ambas irão se comportar da mesma maneira em relação aos efeitos e demais configurações. Vale lembrar que um dos instrumentos virtuais é um Sampler estéreo bastante completo, capaz de trabalhar com samples do usuário e que permite a utilização de várias amostras por instrumento.

Kits de bateria

Também é muito bom poder combinar gravação de áudio com instrumento virtuais, tendo muito mais controle sobre seus timbres do que no GarageBand e contando com a edição MIDI no próprio aplicativo.

Sintetizador de modelagem analógica

Fiz um vídeo para demonstrar o funcionamento básico do pacote de instrumentos virtuais do Meteor.

A 4Pockets, aos poucos, está transformando o Meteor em um monstro, no bom sentido. O app, que originalmente era uma solução para gravação com o iPad, agora já possui vários efeitos, que vieram do StompBox, automação de parâmetros, compatibilidade coreMIDI, editor MIDI e instrumentos virtuais, incluindo um sampler estéreo! Ter todas as alegrias que o Meteor pode oferecer, porém, não é exatamente barato. O usuário terá que investir mais de 60 reais para ter o aplicativo, efeitos, instrumentos e editor MIDI.

Trilhas do Meteor com instrumentos virtuais.

É hora de fazer um novo review do Meteor, agora avaliando estabilidade, todas as suas funcionalidades e a facilidade de trabalhar com elas. Mas, independente dos testes, acho o caminho tomado pelo aplicativo bastante interessante. É um dos poucos apps musicais, talvez o único, a oferecer expansões com sons de instrumentos e efeitos mais convencionais, em vez de mais drum machines e filtros.  Creio que vários músicos, não ligados à música eletrônica, agradecem.

[app 417726727]

Curta e compartilhe!