Instrumentos e Acessórios, Mac, Matérias, Notícias, Reviews, Windows, iPad

Guitar Link USB: interface de áudio para iPad/PC/Mac (Review)

Marcus Padrini outubro 22, 2011 35 Comments »
*post enviado pelo leitor Giuliano Soares

O leitor Giuliano Soares nos enviou seu review do produto Guitar Link USB. Trata-se de uma interface de áudio para PC/Mac,  também compatível com o iPad. No mercado podem ser encontradas duas versões do produto: a original, produzida pela Behringer, e a genérica (foto acima), encontrada no ebay, Mercado Livre, etc. Ambas são opções bastante econômicas para a utilização de instrumentos com o iPad, via USB e com o auxílio do Camera Connection Kit.


Vamos ao review do Giuliano.

-

Guitar Link USB

Interface USB compatível com PC/Mac e agora com o iPad. Fácil de usar, instalação simples, plug and play, sem a necessidade de drivers específicos.

Características:

  • Saída P10 estéreo para fones de ouvido.
  • Entrada P10 estéreo para instrumentos.
  • Led indicador de sinal USB.
  • Led indicador de CLIP (caso haja uma entrada de sinal muito alto ele avisará).
  • Chave HI e LO para controlar o ganho de entrada.
  • Controle de volume para fone.

Guitar Link Original, produzida pela Behringer

-

Opções de uso

Pelo fato da entrada ser estéreo, ao conectar a interface e guitarra (que no caso é P10 mono) ao iPad, alguns aplicativos irão detectar automaticamente 2 entradas (L e R)  e outros apenas uma.

Basicamente, em aplicativos já preparados para lidar com a entrada de áudio estéreo via porta dock do dispositivo, será possível realizar a gravação em estéreo ou selecionar uma entrada mono (esquerda ou direita) para gravar/simular efeitos.  No MultiTrack DAW, por exemplo, há a possibilidade de gravar a entrada estéreo em um só canal, ou simplesmente realizar, simultaneamente, a gravação de duas faixas mono, cada uma configurada para trabalhar com um lado da entrada estéreo.

Gravação simultânea de duas trilhas mono com o MultiTrack DAW

No GarageBand para iPad, escolha semelhante poderá ser realizada. Nos demais apps, a seleção da porta mono será automática.

Escolha de entrada com o GarageBand

A Guitar Link USB assume a função de interface de áudio padrão do iPad enquanto conectada. Logo, a saída de áudio do dispositivo irá ocorrer pela porta de fone de ouvido da interface.

-

Qualidade

Qualidade digital.  Sinal puro sem ruído algum.  No AmpKit pude ligar a distorção sem ter que enfrentar feedbacks infernais no meu ouvido. No GarageBand, não há mais a necessidade de utilização da PORTA DE RUÍDO. O som já será limpo.

Nos testes, procurei usar sons mais limpos para uma ideia da qualidade e pureza do som. Alguns aplicativos possuem timbres mais abafados, em alguns casos por não possuírem simulação de amplificadores.

-

Uso ao vivo

Já usei ao vivo e toquei por mais ou menos 40 minutos com o AmpKit. A bateria não descarregou nem 5% durante o uso.

-

Compatibilidade e disponibilidade

A Guitar Link USB é compatível com computadores Mac e Windows. O acessório funciona com o iPad, contando com o auxílio do Camera Connection Kit, e pode ser alimentado diretamente pelo tablet.

Existem duas opções no mercado: a original é a Behringer UCG 102, custando 60 dólares no Ebay e 107 reais no Mercado livre.

A opção genérica, que é a que eu possuo, custa 12 dólares no Ebay e 69 reais no Mercado Livre.

-

Para quem não tem condições de comprar um Alesis iO Dock e nem uma Apogee Jam, é uma ótima opção.


Posts Relacionados

35 Comments

  1. Getro ribeiro outubro 22, 2011 at 12:33 pm - Reply

    Rapaz, se eu contar que tinha uma interface dessa e vendi pra comprar o IRIG, ninguém acredita. O IRIG dá chiado pra caramba. Marcus, me diz uma coisa. Esse som ae está muito proximo do apogee, ou apogee difere muito desse daí? Obrigado. Visito esse site todos os dias umas tres vezes pra ver se tem novidades. Muito bom. Parabéns.

    • musicapps outubro 23, 2011 at 2:36 am - Reply

      Getro, com bons cabos costumo ter resultados legais com o iRig. Não é como com a conexão USB, mas está longe de ser terrível. A apogee, por ter processamento de sinal na entrada, conversor AD, controle de ganho, etc, com certeza terá mais qualidade. Vale lembrar que a Apogee JAM é mono. Esta da behringer também pode funcionar em estéreo.

      • Fabricio novembro 5, 2011 at 7:17 pm - Reply

        como faço para usar o usb guitar link estéreo? eu uso reaper pra fazer umas gravações, mas quando toco apenas um lado ( acho que o lado direito ) do indicador de input levanta. e tambem tem um beep que aparece sempre que eu toco alguma coisa…quando eu paro de tocar ele some ( mas isso acho que pode ser o cabo, não sei ainda! ) alguma sugestão?

  2. Israel outubro 22, 2011 at 4:08 pm - Reply

    Funciona com contrabaixo?

    • Calos Eduardo outubro 23, 2011 at 12:21 am - Reply

      Sim!

    • @GiuSoares outubro 23, 2011 at 12:58 am - Reply

      sim. Normalmente, EU fiz um teste com MICROFONE SHURE SM58 ficou com uma entrada bem baixa.
      mas com CONTRABAIXO, GUITARRA, VIOLÃO, PERFEITO ficou ótimo.

    • @GiuSoares outubro 23, 2011 at 2:47 am - Reply

      sim Israel, Normalmente.
      EU fiz um teste com MICROFONE SHURE SM58 ficou com uma entrada bem baixa.
      mas com CONTRABAIXO, GUITARRA, E VIOLÃO ficaram perfeitos.

  3. DanielBruno outubro 22, 2011 at 11:06 pm - Reply

    Vale a pena comprar aqueles CCK de 1~2 dólares no eBay?

    • @GiuSoares outubro 23, 2011 at 12:56 am - Reply

      amigo…eu ja possuo um cck do ipad que comprei aki no brasil e agora eu comprei um de 2,99 dolares pelo EBAY. e estou esperando chegar para ver se funciona normalmente (acredito que funcione normalmente ) mas tenho que esperar pra ter certeza.

    • musicapps outubro 23, 2011 at 2:33 am - Reply

      Pode funcionar sim, mas sempre aconselho a leitura deste post http://musicapps.com.br/2010/12/o-musicapps-adver...

      • @GiuSoares outubro 23, 2011 at 2:38 am - Reply

        esse post não tinha lido… eu comprei outro generico… e deves em quando o ipad dizia não reconhecer o dispositivo… era parecido com esse 5 em 1… ja dispensei rsrsrsrsr

      • DanielBruno outubro 23, 2011 at 8:57 pm - Reply

        Muito obrigado! Post muito útil, mas é uma pena que mesmo no eBay é meio complicado achar o CCK original num preço bom. Vou ver o que posso fazer.

        Aliás, parabéns pelo blog! Conheci semana passada e tô gostando muito. Aquele review do Korg iMS-20 ficou incrível.

  4. @paresq outubro 23, 2011 at 1:23 pm - Reply

    Não resisti e comprei. Atualmente uso o iRig pra gravar sons do meu teclado e os ruídos são preceptíveis. Meu teclado é um bom controlador, porém por ser um pouco antigo não tem saida USB. Comprei no ML uma interface simples Midi/USB e paguei muito barato na época, fiquei até na dúvida, mas já tem 3 anos e funciona perfeitamente.

    Claro que a latência não é igual/menor do que interfaces profissionais, mas pelo preço que paguei funciona bem. Acredito que para esta interface de audio também será um ótimo custo-benefício.

    Abraço.

  5. Filipe Machado outubro 28, 2011 at 11:22 pm - Reply

    Vi uma dessas no Deal Extreme também por volta de uns 10 dólares. Demora uns 30 dias pra chegar mas vale super a pena.

  6. Wlademir Carvalho novembro 3, 2011 at 3:52 am - Reply

    Giuliano e Marcus

    Á respeito do Apogee Jam 2: algum de vocês acha que existe algum incoveniente pelo fato dele ser mono, isso em relação a essa outra interface stereo mais barata (Guitar Link) ?

    ABS.

    • musicapps novembro 3, 2011 at 11:39 am - Reply

      Depende muito da aplicação. Para guitarristas e baixistas, acredito que a qualidade compense a limitação. Como tecladista, sempre darei preferência à interfaces estéreo. :)

  7. Marcos dezembro 12, 2011 at 9:31 pm - Reply

    Sabe me informar se funciona também com o amplitube no iPad?

    • Giusoares dezembro 13, 2011 at 7:16 pm - Reply

      NO MOMENTO A ik MULTIMEDIA (DESENVOLVEDORA DO AMPLITUBE, SAMPLE TANK, VOCALIVE, ESTÃO PREPARANDO OS APPS PARA REEBERA FUNÇÃO CORE MIDI ( USO DA PORTA DOCK DE 30 PINOS) TALVEZ EM JANEIRO ESTEJA DISPONIVEL. ENTÃO FUNCIONARA COM GUITAR LINK, ALESIS IO DOCK, APOGEE JAM, E OUTROS DISPOSITIVOS QUE USAM O CCK. PORTA DOCK 30 PINOS

  8. Francisco dezembro 29, 2011 at 7:25 pm - Reply

    Pretendo comprar para presentear e gostaria de saber se na saida de fones o sinal já sai tratado (com efeitos do software) ou se o sinal presente nessa saida é cru (sem efeitos). Obrigado.

    • musicapps dezembro 31, 2011 at 5:13 pm - Reply

      Poderá acontecer as duas coisas, dependendo do aplicativo. Vários apresentam opção para sair com o sinal processado ou apenas para a monitoração sem efeitos.

  9. audemir julho 5, 2012 at 7:17 pm - Reply

    acabei de compar um , mas não to conseguindo usar eu uso o sonar x1 pra gravar meus projetos e o guitar link não ta funcionando, não sai nada pelo fone o o som da guitarra não ta entrando no programa. Me ajuda aê não sei como fazer pra usar…

    • Dioni Mafalda setembro 26, 2012 at 2:37 pm - Reply

      Cara, eu tive muitos dor de cabeça para fazer a interface guitar link funcionar no sonar xl, mas consegui descobrir o que era, se quizeres me ligar te digo verbalmente o fazer copiando do me pc as configurações – Telefone da TIM 48-9955-7866 – Dioni

  10. naty agosto 13, 2012 at 5:01 pm - Reply

    ola estou com o guitar link akqui em casa,usando ela no teclado controlador,posso usa-la substituindo a maudio fast track ou perderei muito na qualidade?,ja que estamos falando de teclado.

  11. pablo outubro 16, 2012 at 10:26 pm - Reply

    ´Dá pra usar o guitar link no sistema android do galaxy?
    estou tentando entender ainda esse mundo.
    desde já agradeço

  12. Douglas de Almeida dezembro 8, 2012 at 11:40 pm - Reply

    Cara, legal o review, simples e direto. Obrigado, me ajudou muito, vou comprar uma semana q vem com mais convicção.

    Continuem com o ótimo trabalho!

  13. Andrio Mazzarro setembro 17, 2013 at 9:58 pm - Reply

    opa tudo bom .esses programas que vídeo demonstra ja vem com cd de instalação interface? e posso gravar quantas faixas quiser ?vi no vídeo quem tem vários timbres de violão,o interface permiti usar essa variações na mesma gravação?

  14. Jefferson setembro 9, 2014 at 7:24 pm - Reply

    Também quero saber se o Guitar link funciona bem nos Androids. Tenho um Nexus 5.
    Valeu

    • musicapps setembro 11, 2014 at 12:51 pm - Reply

      Infelizmente não, a configuração do conector é diferente na maioria dos aparelhos android.

  15. Elvis outubro 31, 2014 at 3:48 pm - Reply

    Cara e se eu usar um cabo USB host OTG para android? Será q da certo??? A dias corro atras disso mais não consigo ninhém que me informe corretamente.

    • musicapps outubro 31, 2014 at 4:29 pm - Reply

      Provavelmente funcionará. Desde que o app seja compatível com áudio via USB.

  16. Elvis dezembro 4, 2014 at 2:10 pm - Reply

    Comprei o cabo USB host OTG e o guitar link… vamos ver se roda normal, e informo vcs… talvez seja uma solução para android, sei que o app N-track aceita configuração para gravação via usb… tomara que de certo!!

    • Eduardo janeiro 27, 2015 at 4:45 pm - Reply

      Blz Elvis?
      Você conseguiu usar o guitar link com o cabo usb no android?
      Valeu!

  17. Xandevita maio 21, 2015 at 11:50 am - Reply

    Olá, possuo esta interface e qual é a melhor opção para ligar numa mesa de som para tocar ao vivo? Usar a saída do próprio dispositivo ou utilizar a saída do IPad? Para ligar na mesa uso um cabo "Y"?

    • musicapps maio 22, 2015 at 12:38 pm - Reply

      Mande a saída do Guitar Link para a mesa usando um cabo P10 stereo x 2 P10 mono. Abs!

  18. Rodrigo julho 16, 2015 at 4:31 pm - Reply

    Eu tbm tenho um e uso a quase tres anos… É perfeito, sem latencias… uso o JAMUP, a com o AUDIOBUS gravo minhas pistas no Garageband… fica perfeito!

Leave A Response


três + 9 =