Guitar Link USB: interface de áudio para iPad/PC/Mac (Review)

*post enviado pelo leitor Giuliano Soares

O leitor Giuliano Soares nos enviou seu review do produto Guitar Link USB. Trata-se de uma interface de áudio para PC/Mac,  também compatível com o iPad. No mercado podem ser encontradas duas versões do produto: a original, produzida pela Behringer, e a genérica (foto acima), encontrada no ebay, Mercado Livre, etc. Ambas são opções bastante econômicas para a utilização de instrumentos com o iPad, via USB e com o auxílio do Camera Connection Kit.


Vamos ao review do Giuliano.

Guitar Link USB

Interface USB compatível com PC/Mac e agora com o iPad. Fácil de usar, instalação simples, plug and play, sem a necessidade de drivers específicos.

Características:

  • Saída P10 estéreo para fones de ouvido.
  • Entrada P10 estéreo para instrumentos.
  • Led indicador de sinal USB.
  • Led indicador de CLIP (caso haja uma entrada de sinal muito alto ele avisará).
  • Chave HI e LO para controlar o ganho de entrada.
  • Controle de volume para fone.
Guitar Link Original, produzida pela Behringer

Opções de uso

Pelo fato da entrada ser estéreo, ao conectar a interface e guitarra (que no caso é P10 mono) ao iPad, alguns aplicativos irão detectar automaticamente 2 entradas (L e R)  e outros apenas uma.

Basicamente, em aplicativos já preparados para lidar com a entrada de áudio estéreo via porta dock do dispositivo, será possível realizar a gravação em estéreo ou selecionar uma entrada mono (esquerda ou direita) para gravar/simular efeitos.  No MultiTrack DAW, por exemplo, há a possibilidade de gravar a entrada estéreo em um só canal, ou simplesmente realizar, simultaneamente, a gravação de duas faixas mono, cada uma configurada para trabalhar com um lado da entrada estéreo.

Gravação simultânea de duas trilhas mono com o MultiTrack DAW

No GarageBand para iPad, escolha semelhante poderá ser realizada. Nos demais apps, a seleção da porta mono será automática.

Escolha de entrada com o GarageBand

A Guitar Link USB assume a função de interface de áudio padrão do iPad enquanto conectada. Logo, a saída de áudio do dispositivo irá ocorrer pela porta de fone de ouvido da interface.

Qualidade

Qualidade digital.  Sinal puro sem ruído algum.  No AmpKit pude ligar a distorção sem ter que enfrentar feedbacks infernais no meu ouvido. No GarageBand, não há mais a necessidade de utilização da PORTA DE RUÍDO. O som já será limpo.

Nos testes, procurei usar sons mais limpos para uma ideia da qualidade e pureza do som. Alguns aplicativos possuem timbres mais abafados, em alguns casos por não possuírem simulação de amplificadores.

Uso ao vivo

Já usei ao vivo e toquei por mais ou menos 40 minutos com o AmpKit. A bateria não descarregou nem 5% durante o uso.

Compatibilidade e disponibilidade

A Guitar Link USB é compatível com computadores Mac e Windows. O acessório funciona com o iPad, contando com o auxílio do Camera Connection Kit, e pode ser alimentado diretamente pelo tablet.

Existem duas opções no mercado: a original é a Behringer UCG 102, custando 60 dólares no Ebay e 107 reais no Mercado livre.

A opção genérica, que é a que eu possuo, custa 12 dólares no Ebay e 69 reais no Mercado Livre.

Para quem não tem condições de comprar um Alesis iO Dock e nem uma Apogee Jam, é uma ótima opção.

Curta e compartilhe!