Geo Synthesizer chega à App Store!

A longa espera chegou ao fim! O Geo Synthesizer, resultado da parceria de Wizdom Music de Jordan Rudess e o desenvolvedor Rob Fielding, finalmente está disponível na App Store! O aplicativo é um sintetizador e também poderoso controlador MIDI, com interface inteiramente projetada para que o músico toque na própria tela do iPad/iPhone/iPod Touch, com precisão, expressividade e velocidade.

Participei da fase de testes do Geo Synth, desde quando ele ainda se chamava Pythagoras. Sua evolução em vários meses de desenvolvimento foi incrível e o app chega hoje oferecendo recursos jamais vistos em outros títulos para o iOS.

Veja o vídeo de apresentação do Geo Synthesizer.

Irei publicar vários posts sobre o Geo Synthesizer, incluindo tutoriais, dicas para a criação de sons, para usá-lo como controlador MIDI, etc. Por enquanto, vou destacar suas principais características:

  • Sintetizador para tocar na tela do iPad/iPhone/iPod Touch.
  • Instrumento microtonal. O usuário poderá tocar sons em frequências que estão entre as notas musicais definidas em uma escala.
  • Recurso de mudança automática de oitavas.
  • Interface flexível que pode ser ajustada para o conforto do músico. O número de notas na tela e o tamanho delas pode variar.
  • Possibilidade de edição dos sons e importação direta de timbres do SampleWiz.
  • Controlador com implementação MIDI avançada. Permite a execução de “poly bends”.
  • Compatível com Porta MIDI Virtual e coreMIDI USB, via Camera Connection Kit ou outro dispositivo compatível.
  • Mais de 40 presets selecionados ou elaborados por Jordan Rudess.
  • Latência próxima de zero.
  • Efeitos reverb e delay.

Sons internos

Tive a honra de fazer alguns presets para o Geo Synth. Três deles foram selecionados por Jordan Rudess para a versão de lançamento. São eles: Electric Clean MA, Celesta MA e Padrini Lead MA. Neste vídeo, mostro estes e outros presets que chegam com o app.

Feito para diferentes músicos

Algo interessante sobre o Geo é que ele não é um app musical somente para guitarristas ou tecladistas. Qualquer pessoa que quiser tocá-lo bem usará conhecimentos obtidos em outros instrumentos, mas terá que aprender a dominá-lo. Não existe maneira certa ou errada de tocá-lo, apesar do desenvolvedor ter documentado suas principais técnicas, que apresentaremos depois. Baixistas e guitarristas, pela semelhança na disposição das notas, deverão ter maior facilidade para tocar escalas.

Como já venho tocando com o Geo Synthesizer há algum tempo, posso afirmar tranquilamente que o a aplicativo é bem diferente dos outros que já toquei. Ele está mais para novo instrumento musical do que para mais um “novo app”. Sua tocabilidade, a sonoridade e todas as possibilidades de controle MIDI fariam com que eu comprasse o Geo Synthesizer mesmo se ele custasse bem mais que o valor atual.

[app 465224352]

Curta e compartilhe!