Matérias, Notícias, Novo na iOS App Store!, iPad, iPhone/iPod Touch

Geo Synthesizer chega à App Store!

Marcus Padrini outubro 28, 2011 11 Comments »

A longa espera chegou ao fim! O Geo Synthesizer, resultado da parceria de Wizdom Music de Jordan Rudess e o desenvolvedor Rob Fielding, finalmente está disponível na App Store! O aplicativo é um sintetizador e também poderoso controlador MIDI, com interface inteiramente projetada para que o músico toque na própria tela do iPad/iPhone/iPod Touch, com precisão, expressividade e velocidade.

Participei da fase de testes do Geo Synth, desde quando ele ainda se chamava Pythagoras. Sua evolução em vários meses de desenvolvimento foi incrível e o app chega hoje oferecendo recursos jamais vistos em outros títulos para o iOS.

Veja o vídeo de apresentação do Geo Synthesizer.

Irei publicar vários posts sobre o Geo Synthesizer, incluindo tutoriais, dicas para a criação de sons, para usá-lo como controlador MIDI, etc. Por enquanto, vou destacar suas principais características:

  • Sintetizador para tocar na tela do iPad/iPhone/iPod Touch.
  • Instrumento microtonal. O usuário poderá tocar sons em frequências que estão entre as notas musicais definidas em uma escala.
  • Recurso de mudança automática de oitavas.
  • Interface flexível que pode ser ajustada para o conforto do músico. O número de notas na tela e o tamanho delas pode variar.
  • Possibilidade de edição dos sons e importação direta de timbres do SampleWiz.
  • Controlador com implementação MIDI avançada. Permite a execução de “poly bends”.
  • Compatível com Porta MIDI Virtual e coreMIDI USB, via Camera Connection Kit ou outro dispositivo compatível.
  • Mais de 40 presets selecionados ou elaborados por Jordan Rudess.
  • Latência próxima de zero.
  • Efeitos reverb e delay.

-

Sons internos

Tive a honra de fazer alguns presets para o Geo Synth. Três deles foram selecionados por Jordan Rudess para a versão de lançamento. São eles: Electric Clean MA, Celesta MA e Padrini Lead MA. Neste vídeo, mostro estes e outros presets que chegam com o app.

-

Feito para diferentes músicos

Algo interessante sobre o Geo é que ele não é um app musical somente para guitarristas ou tecladistas. Qualquer pessoa que quiser tocá-lo bem usará conhecimentos obtidos em outros instrumentos, mas terá que aprender a dominá-lo. Não existe maneira certa ou errada de tocá-lo, apesar do desenvolvedor ter documentado suas principais técnicas, que apresentaremos depois. Baixistas e guitarristas, pela semelhança na disposição das notas, deverão ter maior facilidade para tocar escalas.

Como já venho tocando com o Geo Synthesizer há algum tempo, posso afirmar tranquilamente que o a aplicativo é bem diferente dos outros que já toquei. Ele está mais para novo instrumento musical do que para mais um “novo app”. Sua tocabilidade, a sonoridade e todas as possibilidades de controle MIDI fariam com que eu comprasse o Geo Synthesizer mesmo se ele custasse bem mais que o valor atual.

-

Geo Synthesizer (AppStore Link) Geo Synthesizer
Desenvolvedor: Wizdom Music LLC
Preço: USD 9.99
Baixar na App Store!

-


Posts Relacionados

11 Comments

  1. Getro outubro 28, 2011 at 5:27 pm - Reply

    Rapaz, estou empolgado com esse app. Comprei o thumjam e já achava ele muito bom, mas agora me deu vontade de comprar esse daí. Marcus, se vc prometer fazer algum tutorial desse app, prometo que compro ele. Marcus por acaso ele grava tb? Tipo loops e tal? Vlw ae por trazer em primeira mao pra gente esse maravilhoso instrumento novo!

  2. Danilo Miranda outubro 28, 2011 at 7:58 pm - Reply

    Já deixei o Rudes mais rico. Hehehe
    O app é tão interessante quanto os anteriores do mesmo desenvolvedor. Ainda tenho muito que aprender, pois tem muita coisa nova, mas já adianto que é uma excelente aquisição.

  3. Gilberto outubro 28, 2011 at 8:34 pm - Reply

    Credo, esse não é para os fracos de espírito.
    Altamente viciante, fiquei fuçando nele o dia todo no trabalho. Ao menos para mim, que sou baixista, achei impressionante a tocabilidade. Onde trabalho todo mundo é músico, e mesmo os que não botavam muita fé em tocar com ipads começaram a tremer. Em dois segundos você já toca, é só pegar a idéia da história. Quem já tem SampleWiz vai nadar de braçada, vários timbres dele estão presentes, e achei muito mais divertido de tocar nele. Nem comecei a criar timbres, ou mesmo usar midi virtual. Fico imaginando os baixos do Sunrizer soando pelo aplicativo. Tem muita, mas muita coisa pra mecher. Pra mim foi o melhor lançamento desse mês, desbancando até mesmo o animoog, que achei ótimo.
    E parabéns, Marcus! li por cima que você tinha criado alguns timbres, mas não peguei os nomes. Quando fui escrever, conferi, e lá estava: dos meus 10 timbres preferidos, os três estavam lá. O Electric clean é muito bom!

  4. Fernando outubro 28, 2011 at 9:23 pm - Reply

    Danilo,ele grava e tem loop?

    • Danilo Miranda outubro 29, 2011 at 2:19 pm - Reply

      Fernando, fiquei um bom tempo procurando esta função e não encontrei. Creio que ele não grave nem tenha loop, mas ainda não posso lhe afirmar.

      Se descobrir algo, aviso por aqui.

      Abraço.

      • musicapps outubro 29, 2011 at 2:39 pm - Reply

        Não, o Geo não grava áudio e nem tem a opção de loop. Mas ele permite tocar por cima de outros apps que funcionem com áudio em plano de fundo e gravar MIDI em apps como o Nlog e Meteor.

  5. Saimon outubro 28, 2011 at 10:35 pm - Reply

    Getro, pode comprar, baixa antes o mugician para ver o jeito de tocar, comprei ontem logo após o oançamento e não me arrependo. E marcus, fico na espera então do tutorial de como importar do samplewiz!

  6. Juarez outubro 29, 2011 at 1:37 pm - Reply

    Admirável intrumento NOVO!

  7. @GiuSoares outubro 29, 2011 at 3:59 pm - Reply

    muitooo lokooo..estou baixando o aplicativo vou fuçar ele esse final de semana…curti muito o video de apresentação… fique impactado…rsrssr

    interessante que eles usaram o Geo Synthesizer para controlar BDF2 programa de BATERIA de PC
    muito lokooo essa parada…

  8. Getro novembro 3, 2011 at 12:12 pm - Reply

    Marcus, comprei o geosynthesizer. Seus sons estão de parabéns. Gostei muito. Valeu cada centavo. Agora vou assistir aos seus tutoriais. Se eu nao entender alguma coisa eu vou te agulhar hein… Rs abração!

    • musicapps novembro 3, 2011 at 1:10 pm - Reply

      Tendo dúvidas é só falar. A segunda parte do tutorial deve ir para o blog amanhã.

Leave A Response


sete + 1 =