Animoog x Moog Little Phatty x Arturia Minimoog V, novas amostras de sons e algumas reflexões

Via MatrixSynth

Era questão de tempo até que usuários do Animoog para iPad começassem a comparar seus timbres com os de outros instrumentos virtuais e sintetizadores analógicos fabricados pela Moog. No teste acima, a comparação utiliza um timbre grave, no estilo Moog Taurus, com programações semelhantes, sendo tocado no Animoog para iPad (0,99 dólar), no sintetizador Moog Little Phatty (1.300 dólares) e com o instrumento virtual Arturia Minimoog V (250 dólares), para desktops.

A performance do Animoog não é nada mau, ainda mais levando em consideração proposta de timbragem do app, que é completamente diferente dos outros sintetizadores testados.

Tenho visto e ouvido muitas amostras de usuários espalhadas na internet e é fácil perceber que o Animoog pode soar como gente grande.

Nosso leitor Igor Cristo já gravou algumas demos com o Animmog. Na primeira, alguns timbres isolados.

Demo Animoog by silvGT

Na segunda amostra, uma faixa gravada tocando apenas na tela do iPad e registrando o áudio em um notebook. Apesar de alguns detalhes de sincronia, a ideia da música e os timbres obtidos com o o Animoog são realmente muito bons.

Teste Animoog by silvGT

Já registrei alguma coisa com o Animoog. No meu caso, usei o app e mais duas outras novidades: o iKaossilator e o Geo Synth (beta).

Animoog + iKaossilator + Geo Synth(beta) = iPad fun! by musicapps

Com o Animoog a música para iPad tem novo status?

O Animoog já é um dos maiores destaques da categoria música na App Store, em diversos países. A quantidade de notícias, vídeos e reviews que aparecem na internet relacionados ao aplicativo e o retorno positivo de seus usuários são absolutamente impressionantes. Estaria o Animoog fazendo pela popularização da música com sintetizadores no iPad algo semelhante ao que o álbum Switched-On Bach fez pelo interesse por sintetizadores analógicos, no final da década de 60?

Ok, talvez seja um certo exagero. Mas o fato é que sites de música que nunca falaram sobre o iPad e seus apps musicais deram a notícia, e de forma bem otimista. No site Synthtopia, especializado em sintetizadores e com público ligeiramente fanático pelos clássicos analógicos, posts sobre apps musicais para iPad geralmente geram uma enxurrada de críticas nos comentários. A matéria de apresentação do Animoog obteve mais de 80 comentários, quase todos bastante positivos! No Twitter, músicos comentam que levarão o Animoog para o palco já nos próximos shows. A euforia de agora é bem maior do que quando a Moog lançou seu primeiro app para o iOS, o Filtatron.

E a sua opinião?

Gostaria muito de saber a opinião dos leitores do MusicApps que já estão utilizando o Animoog. O app da Moog é muito melhor muito melhor do que outros títulos do gênero para iPad?  Sua sonoridade é única? O teclado na tela do iPad é expressivo e confiável o suficiente para tocar ao vivo sem um controlador MIDI? A marca Moog, investindo no que chama de “um novo instrumento” e “sintetizador profissional para o iPad”, está mudando a seriedade com que a imprensa especializada e músicos enxergam o tablet da Apple como ferramenta musical?

Mande sua opinião nos comentários! Enquanto isso, estou finalizando o vídeo com algumas orientações sobre o Animoog.

Curta e compartilhe!