Akai SynthStation25: teclado controlador portátil para iPhone/iPod Touch (Review)

O SynthStation25 é um teclado controlador, desenvolvido pela Akai, para a produção musical móvel com iPhones e iPods Touch. Com 25 mini teclas sensíveis à velocidade e um dock para os dispositivos móveis, o controlador tem um design realmente compacto. Passei alguns dias experimentando o SynthStation25 e hoje vou contar como foi a experiência neste review.

Qual é o público do Akai SynthStation25?

Músicos que possuem, ou pretendem adquirir, iPod Touch ou iPhone e fazer música com apps iOS compatíveis com o controlador.  Não adianta comparar o SynthStation25 com teclados controladores convencionais. A ideia aqui é aumentar a tocabilidade de aplicativos, mas sem abrir mão da portabilidade. Tocar com as pequenas teclas do SynthStation25 sempre será melhor do que se aventurar pelas minúsculas teclas virtuais na tela de um iPhone.

O SynthStation25 também tem uma porta Mini USB para a conexão MIDI/USB com o computador e outros equipamentos MIDI. Quem adquire o controlador da Akai para usar com o iPhone e iPod Touch, ganha também um acessório para trabalhar com desktops e outros instrumentos compatíveis.

O que há na caixa?

  • SynthStation25
  • Manuais
  • 4 pilhas AAA

Construção e portabilidade

Por ser muito leve e compacto, inicialmente, o SynthStation25 inspira certa fragilidade. Porém, olhando de perto e experimentando o controlador, dá para perceber que ele é feito de um plástico bem resistente, tem rodas de bend e modulação de grande qualidade e teclas que se parecem muito (em relação ao material utilizado) com as de um microKorg.

O espaço para encaixe de iPhones e iPods Touch merece destaque por ser todo emborrachado, protegendo os dispositivos. As teclas tem boa ação para seu tamanho reduzido. Não cabe comparação com teclas de tamanho normal, a não ser para demonstrar a diferença de tamanho.

Teclas de tamanho real x mini teclas do SynthStation 25

O SynthStation25 é extremamente leve (pesa menos de 1kg), é bem fino e fácil de transportar.

Para começar a tocar

Não é necessário esforço algum para configurar nada. Basta abrir um app compatível com o SynthStation25 e ele será reconhecido automaticamente, passando a controlar os timbres da aplicação. Quando conectado, o SythStation25 passa a ser também a saída padrão de áudio do dispositivo. Você não ouvirá mais sons sendo produzidos pelo falante ou fones do iPhone/iPod, mas sim utilizando as 2 saídas RCA e uma saída estéreo P2 para fones na parte traseira do SynthStation.

Compatibilidade com dispositivos e aplicativos

A Akai afirma que o SynthStation25 é compatível com todas as versões do iPhone. Também pude usá-lo sem problemas com os iPods Touch de terceira e quarta gerações. O controlador funciona com computadores Windows e Mac, sem a necessidade de instalação de drivers. Com o iPad é preciso usar um Hub USB alimentado e o Camera Connection Kit. Sem o hub, o iPad mostra a mensagem de que o “acessório precisa de muita energia” para funcionar, esteja o controlador funcionando com pilhas ou energia elétrica (fonte de alimentação vendida separadamente). A causa mais provável deste comportamento é a interrupção de alimentação por pilhas ou energia elétrica toda vez que uma fonte USB é conectada. Pode ser algo do próprio projeto do controlador, na tentativa de economizar as pilhas.

Quando projetado, o SynthStation25 foi pensado para a utilização com o app SynthStation, também da Akai. O SynthStation é um ambiente de produção musical móvel bastante interessante, com bons timbres e que oferece condições para a composição de uma música completa. Infelizmente, não poderei entrar em detalhes sobre o SynthStation neste review. O app não está funcionando com o iOS 5 e a Akai ainda não anunciou quando a atualização capaz de sanar o problema chegará à App Store.

NanoStudio é um dos destaques compatíveis com o SynthStation25

Quanto à compatibilidade com outros aplicativos, o SynthStation25 funciona com uma implementação MIDI desenvolvida pela AKAI (diferente da coreMIDI) e fornecida para os desenvolvedores que desejarem tornar seus apps compatíveis com o produto, após um certo processo burocrático. Obviamente, muitos desenvolvedores não fazem isto e o número de apps compatíveis é pequeno. Mas vale lembrar: o SynthStation25 é compatível com boa parte dos melhores apps musicais já lançados para iPhone e iPod Touch. Alguns exemplos: NanoStudio, Music Studio 2 e NLogMIDI Synth. Nesta página você pode ver a relação completa dos títulos compatíveis.

Botões com funções personalizadas em cada aplicativo

Uma das coisas mais legais do SynthStation25 é a facilidade para trocar timbres e telas do aplicativo que está rodando no iPad ou iPhone, sem nem mesmo encostar na tela, usando os botões do painel. Cada desenvolvedor decide o que cada botão irá comandar em seus apps.

Para demonstrar esse recurso e também os demais que já comentei no review, fiz um vídeo com o SynthStation25 em ação, em parceria com o aplicativo NanoStudio. Para rodar o app utilizei um iPod Touch de quarta geração.

MusicApps sobre o SynthStation25:

Construção e Durabilidade [Rating:3.5/5]
Facilidade de utilização: [Rating:5/5]
Portabilidade: [Rating:5/5]
Compatibilidade: [Rating:3/5]
Profissional: [Rating:3/5]
Preço: [Rating:3/5]
Geral: [Rating:3.7/5]

Disponibilidade

O SynthStation25 chegou ao Brasil por meio da Habro Music, que nos cedeu esta unidade para review. A empresa afirma que o produto será encontrado em diversas lojas de instrumentos musicais espalhadas pelo país. O preço de venda estimado para o consumidor é algo em torno de 500 reais.

Considerações finais


O SynthStation25 foi um dos primeiros acessórios musicais para iPod Touch e iPhone e é uma ótima ideia. Desenvolvido para ser leve e compacto, o controlador é realmente muito útil quando usado com iGadgets e também com computadores, ocupando pouco espaço. A construção e o acabamento do SynthStation25 não deixam a desejar. Porém, ele exige cuidados comuns a outros teclados controladores compactos para prolongar a sua vida útil.

A maior dificuldade do SynthStation25 é o número reduzido de aplicativos compatíveis. O processo com a Akai acaba desanimando vários desenvolvedores, que decidem implementar apenas o padrão coreMIDI. É uma pena, pois o SynthStation25 realmente brilha com os apps compatíveis com ele.  Por outro lado, um dos melhores títulos para a produção musical no iOS, o Music Studio 2, recebeu atualização recente e funciona perfeitamente com o controlador da Akai!

Se você já utiliza e gosta de apps como NanoStudio, NLog e Music Studio 2, não se incomoda com as teclas de tamanho reduzido e procura algo para melhorar a tocabilidades destes títulos, o SynthStation é uma ótima opção. Nos testes que realizei, o trabalho com o SynthStation25 acelerou drasticamente a gravação de ideias com o NanoStudio e outros aplicativos, melhorando a tocabilidade e facilitando a troca de timbres e a navegação pelas telas do app.

Já tem o SynthStation25? Conte suas opiniões sobre ele! Também envie suas dúvidas sobre o produto nos comentários!

Veja nossas fotos com o SynthStation25

[slickr-flickr tag=”synthstation25″]

Curta e compartilhe!