Instrumentos e Acessórios, Matérias, Notícias, Reviews, iPhone/iPod Touch

Akai SynthStation25: teclado controlador portátil para iPhone/iPod Touch (Review)

Marcus Padrini outubro 20, 2011 11 Comments »

O SynthStation25 é um teclado controlador, desenvolvido pela Akai, para a produção musical móvel com iPhones e iPods Touch. Com 25 mini teclas sensíveis à velocidade e um dock para os dispositivos móveis, o controlador tem um design realmente compacto. Passei alguns dias experimentando o SynthStation25 e hoje vou contar como foi a experiência neste review.

-

Qual é o público do Akai SynthStation25?

Músicos que possuem, ou pretendem adquirir, iPod Touch ou iPhone e fazer música com apps iOS compatíveis com o controlador.  Não adianta comparar o SynthStation25 com teclados controladores convencionais. A ideia aqui é aumentar a tocabilidade de aplicativos, mas sem abrir mão da portabilidade. Tocar com as pequenas teclas do SynthStation25 sempre será melhor do que se aventurar pelas minúsculas teclas virtuais na tela de um iPhone.

O SynthStation25 também tem uma porta Mini USB para a conexão MIDI/USB com o computador e outros equipamentos MIDI. Quem adquire o controlador da Akai para usar com o iPhone e iPod Touch, ganha também um acessório para trabalhar com desktops e outros instrumentos compatíveis.

-

O que há na caixa?

  • SynthStation25
  • Manuais
  • 4 pilhas AAA

-

Construção e portabilidade

Por ser muito leve e compacto, inicialmente, o SynthStation25 inspira certa fragilidade. Porém, olhando de perto e experimentando o controlador, dá para perceber que ele é feito de um plástico bem resistente, tem rodas de bend e modulação de grande qualidade e teclas que se parecem muito (em relação ao material utilizado) com as de um microKorg.

O espaço para encaixe de iPhones e iPods Touch merece destaque por ser todo emborrachado, protegendo os dispositivos. As teclas tem boa ação para seu tamanho reduzido. Não cabe comparação com teclas de tamanho normal, a não ser para demonstrar a diferença de tamanho.

Teclas de tamanho real x mini teclas do SynthStation 25

O SynthStation25 é extremamente leve (pesa menos de 1kg), é bem fino e fácil de transportar.

-

Para começar a tocar

Não é necessário esforço algum para configurar nada. Basta abrir um app compatível com o SynthStation25 e ele será reconhecido automaticamente, passando a controlar os timbres da aplicação. Quando conectado, o SythStation25 passa a ser também a saída padrão de áudio do dispositivo. Você não ouvirá mais sons sendo produzidos pelo falante ou fones do iPhone/iPod, mas sim utilizando as 2 saídas RCA e uma saída estéreo P2 para fones na parte traseira do SynthStation.

-

Compatibilidade com dispositivos e aplicativos

A Akai afirma que o SynthStation25 é compatível com todas as versões do iPhone. Também pude usá-lo sem problemas com os iPods Touch de terceira e quarta gerações. O controlador funciona com computadores Windows e Mac, sem a necessidade de instalação de drivers. Com o iPad é preciso usar um Hub USB alimentado e o Camera Connection Kit. Sem o hub, o iPad mostra a mensagem de que o “acessório precisa de muita energia” para funcionar, esteja o controlador funcionando com pilhas ou energia elétrica (fonte de alimentação vendida separadamente). A causa mais provável deste comportamento é a interrupção de alimentação por pilhas ou energia elétrica toda vez que uma fonte USB é conectada. Pode ser algo do próprio projeto do controlador, na tentativa de economizar as pilhas.

Quando projetado, o SynthStation25 foi pensado para a utilização com o app SynthStation, também da Akai. O SynthStation é um ambiente de produção musical móvel bastante interessante, com bons timbres e que oferece condições para a composição de uma música completa. Infelizmente, não poderei entrar em detalhes sobre o SynthStation neste review. O app não está funcionando com o iOS 5 e a Akai ainda não anunciou quando a atualização capaz de sanar o problema chegará à App Store.

NanoStudio é um dos destaques compatíveis com o SynthStation25

Quanto à compatibilidade com outros aplicativos, o SynthStation25 funciona com uma implementação MIDI desenvolvida pela AKAI (diferente da coreMIDI) e fornecida para os desenvolvedores que desejarem tornar seus apps compatíveis com o produto, após um certo processo burocrático. Obviamente, muitos desenvolvedores não fazem isto e o número de apps compatíveis é pequeno. Mas vale lembrar: o SynthStation25 é compatível com boa parte dos melhores apps musicais já lançados para iPhone e iPod Touch. Alguns exemplos: NanoStudio, Music Studio 2 e NLogMIDI Synth. Nesta página você pode ver a relação completa dos títulos compatíveis.

-

Botões com funções personalizadas em cada aplicativo

Uma das coisas mais legais do SynthStation25 é a facilidade para trocar timbres e telas do aplicativo que está rodando no iPad ou iPhone, sem nem mesmo encostar na tela, usando os botões do painel. Cada desenvolvedor decide o que cada botão irá comandar em seus apps.

Para demonstrar esse recurso e também os demais que já comentei no review, fiz um vídeo com o SynthStation25 em ação, em parceria com o aplicativo NanoStudio. Para rodar o app utilizei um iPod Touch de quarta geração.

-

- MusicApps sobre o SynthStation25:

Construção e Durabilidade (3.5/5)
Facilidade de utilização: (5/5)
Portabilidade: (5/5)
Compatibilidade: (3/5)
Profissional: (3/5)
Preço: (3/5)
Geral: (3.7/5)

-

Disponibilidade

O SynthStation25 chegou ao Brasil por meio da Habro Music, que nos cedeu esta unidade para review. A empresa afirma que o produto será encontrado em diversas lojas de instrumentos musicais espalhadas pelo país. O preço de venda estimado para o consumidor é algo em torno de 500 reais.

-

Considerações finais


O SynthStation25 foi um dos primeiros acessórios musicais para iPod Touch e iPhone e é uma ótima ideia. Desenvolvido para ser leve e compacto, o controlador é realmente muito útil quando usado com iGadgets e também com computadores, ocupando pouco espaço. A construção e o acabamento do SynthStation25 não deixam a desejar. Porém, ele exige cuidados comuns a outros teclados controladores compactos para prolongar a sua vida útil.

A maior dificuldade do SynthStation25 é o número reduzido de aplicativos compatíveis. O processo com a Akai acaba desanimando vários desenvolvedores, que decidem implementar apenas o padrão coreMIDI. É uma pena, pois o SynthStation25 realmente brilha com os apps compatíveis com ele.  Por outro lado, um dos melhores títulos para a produção musical no iOS, o Music Studio 2, recebeu atualização recente e funciona perfeitamente com o controlador da Akai!

Se você já utiliza e gosta de apps como NanoStudio, NLog e Music Studio 2, não se incomoda com as teclas de tamanho reduzido e procura algo para melhorar a tocabilidades destes títulos, o SynthStation é uma ótima opção. Nos testes que realizei, o trabalho com o SynthStation25 acelerou drasticamente a gravação de ideias com o NanoStudio e outros aplicativos, melhorando a tocabilidade e facilitando a troca de timbres e a navegação pelas telas do app.

Já tem o SynthStation25? Conte suas opiniões sobre ele! Também envie suas dúvidas sobre o produto nos comentários!

-

Veja nossas fotos com o SynthStation25

Error fetching Flickr photos: A feed could not be found at http://api.flickr.com/services/rest/?method=flickr.photos.search&lang=en-us&format=feed-rss_200&api_key=424b21f98918e2f0f0d1421b8f138184&user_id=58339760@N04&sort=date-taken-asc&tags=synthstation25&per_page=40


Posts Relacionados

11 Comments

  1. Alexandre outubro 20, 2011 at 10:26 am - Reply

    Excelente review Marcus, bem esclarecedor. Uma pena ele não rodar com o iPad sem precisar de alimentação de energia adicional. Estava bem interessado em adquirí-lo, mas iria usá-lo só com o iPad e nesse caso a portabilidade não seria tão grande.

    De qualquer maneira é um ótimo produto para donos de iphone e ipod.

  2. celso silvestre outubro 20, 2011 at 12:11 pm - Reply

    Ola marcus parabens gostei muito desse akai, voce sabe se vai vender pela internet? posso ligar esse akai no meu receiver? ligaria a saida p2 no akai e as duas rca no receiver certo? se tiver algun site de venda por favor me passe obrigado abraços

    • musicapps outubro 20, 2011 at 4:55 pm - Reply

      Celso, provavelmente estará disponível em lojas online, mas ainda não tive notícia de alguma vendendo o produto na internet. Sobre ligá-lo ao receiver, poderá com certeza, inclusive com a conexão RCAxRCA. Abs

      • celso outubro 20, 2011 at 6:05 pm - Reply

        valeu marcus tive dando uma olhada e ja tem uns tres vendedores vendedo no mercado livre na faixa de 400 reais obrigado amigo abraços

        • @MusicAppsBR outubro 21, 2011 at 10:24 am - Reply

          Ok! Sempre é bom ficar de olho nas garantias e procedência dos produtos do ML. A compra em lojas conhecidas costuma ser bem mais confiável. abs

  3. David outubro 20, 2011 at 2:21 pm - Reply

    Ótimo review Marcus! Alguma ideia de quando será disponibilizado o SynthStation49? e o principal teria ele entrada para pedais (sustain, volume…)? abraço.

    • musicapps outubro 20, 2011 at 4:53 pm - Reply

      Até o momento, não há esta informação. Vou tentar consultar a Akai sobre ou a própria Habro.

  4. @GiuSoares outubro 20, 2011 at 6:03 pm - Reply

    Ótimo review Marcus!!!!
    eu fiz exatamentes todos esses testes, e tenho a mesma opnião sobre o produto.
    não sou tecladista, mas para o pouco que uso esta de bom Tamanho.
    no meu eu comprei uma fonte especifica de 6v 1A, paguei caro..rsrsr e tentei ligar ao ipad e não funcionou, ele diz que é necessario de energia, então eu POSSUÍA um HUB SEM ALIMENTAÇÂO e Funcionou sem problemas.(VAI ENTENDER!!…)

    OBS: depois comprei um HUB alimentado MOX 7 PORTAS igual ao seu, ai não precisa de pilhas e nem de fonte para o controlado, é só ligar no HUB alimentado de energia externa que funciona no ipad sem problema algum.

    FUNCIONA TB no IPODTOUCH 2Geração mas no ipodtouch 4 geração é bem MELHOR mais rapido sem travar.

    abraços té mais

  5. acuri novembro 17, 2011 at 9:14 am - Reply

    Ressuscitei meu iPodTouch 1G, funciona sem problema com NanoStudio (fantástico) e claro com o SynthStation. Só não funciona com o Nlog.

    abs

  6. albérico abril 10, 2012 at 11:48 pm - Reply

    Marcus, parabéns pelo site! conheci há pouco e já to viciado (tentando aprender mais)
    Viajarei para os EUA em breve e to querendo comprar um controlador midi com 5 a 7 oitavas.
    Não preciso de muitos recursos, é só para brincar de tocar piano e fazer gravações simples com apps ipad.
    Será que vc poderia me dar uma dica? Sou guitarrista e não tecladista, não entendo de controladores etc.
    Outra dúvida, vc acha melhor eu pegar um apogge + um iringmidi/mobilizerII ou um idock?
    Obrigado

    • musicapps abril 11, 2012 at 11:23 pm - Reply

      Albérico, gosto dos controladores Novation, Arturia e Roland. Eles possuem modelos de 5 oitavas e irão atendê-lo bem. Tenho um Novation SL 61, um Roland PCR-800 e já testei a coleção da Arturia. São três ótimas opções. Sobre a outra dúvida: se vc quer mobilidade, vá de JAM + iRig MIDI. Se quiser usar o iPad para produzir músicas parado em algum lugar, podendo usar áudio e MIDI ao mesmo tempo, vá de iO Dock. Abs!

Leave A Response


5 × seis =