10 pontos positivos e negativos da primeira versão do SampleTank para iOS

Por três meses, muita gente esteve aguardando pelo SampleTank para iOS. Agora que o aplicativo chegou à App Store, mesmo com todos os bons vídeos e informações divulgados pela IK Multimedia, estou recebendo muitas dúvidas sobre pequenos detalhes que podem fazer a diferença na hora de decidir pela compra.

Então, aí vão 10 informações, positivas e negativas, sobre a primeira versão do SampleTank para o iOS.

Vale a pena

1- Qualidade dos timbres

Os timbres que já chegam com o SampleTank para iOS são muito bons. Existem boas amostras em cada uma das 16 categorias que o app oferece.  Para várias destas categorias, o SampleTank não tem concorrente algum do mesmo nível na AppStore, como nos instrumentos de orquestra e pianos, por exemplo.

2- Até 4 instrumentos simultâneos e compatibilidade MIDI

O SampleTank recebe pode carregar até 4 instrumentos por vez. Cada um fica assinalado ao que o aplicativo chama de “parts”, identificadas por letras de A a D. O app é compatível com coreMIDI e permite que o usuário utilize um ou mais controladores para comandar estes 4 instrumentos. Cada parte responderá a um canal MIDI. Parte A -> Canal 01, parte B -> canal 2 e assim por diante.

3- Parâmetros para edição

Cada instrumento apresenta seus próprios parâmetros para edição. Alguns possuem efeitos específicos e outros controles que poderão alterar consideravelmente a sonoridade.

4- Possibilidades de expansão

Se os 72 timbres que chegam com o app não forem suficientes, você poderá chegar a ter uma coleção de até 400 instrumentos. Existem vários pacotes de timbres na loja dentro do app. É possível ouvir os timbres que você não possui antes de adquiri-los (na mesma tela em que você navega pelos que já tem, bastando acionar um ritmo ou frase para ouvir o som).

5- Gravação de presets para performance

O sistema de gravação de presets do SampleTank é bastante interessante. Ele grava todas as informações sobre os 4 timbres carregados no aplicativo em um dado momento, incluindo as alterações que o usuário realizou e o ritmo ou frase musical escolhida para cada instrumento, se for o caso.

Pode melhorar

1- Limitações MIDI

O app recebe informações dos canal MIDI de 01 a 04. Esqueceram de considerar que várias Drum Machines e baterias eletrônicas somente enviam mensagens MIDI através do canal 10. Se não há como alterar no hardware, estes equipamentos não irão funcionar com a primeira versão do SampleTank. Corrigir o problema é muito simples. Basta incluir opções de configuração MIDI. O ideal seria poder definir qual canal irá controlar cada uma das partes.

2- Incompatibilidade com interfaces de áudio USB para o iPad

O SampleTank não funciona corretamente com interfaces de áudio ligadas à porta dock do iPad. Se tentar utilizá-lo com o Camera Connection Kit e uma interface de áudio, como a Apogee One ou Behringer UCA222, ou até mesmo com o Alesis iO Dock, você ouvirá um áudio distorcido bem feio na saída. Isto pode estar acontecendo pelo fato do aplicativo ainda nem ser compatível com o iPad, o que deverá ocorrer na próxima atualização.

3- Falta a versão universal compatível também com o iPad

Como dito acima, a compatibilidade com a tela maior e com alguns acessórios e recursos do iPad faz falta. Porém, os próprios vídeos de apresentação do app foram gravados com o SampleTank rodando em iPads e há fortes indícios de que o aplicativo será universal (compatível com iPads e iPhones) já na sua próxima versão. Por enquanto, o SampleTank pode ser utilizado em modo compatibilidade (tela esticada) no iPad sem maiores problemas.

4- Ausência dos recursos de gravação de performance e audio copy

Se o aplicativo tem grandes timbres, não seria natural querer usá-los com outros apps musicais para o iOS? Mesmo que o foco seja performance ao vivo, a produção musical no iOS é uma realidade. Ajudaria muito poder gravar performances, copiar e colá-las em outros apps.

5- Nada de Porta MIDI Virtual

Se é capaz de tocar e ser controlado por acessórios MIDI em background, o controle por outros apps é possível e bem vindo quando o SampleTank estiver rodando em plano de fundo. Grandes controladores, como o GeoSynth, estão chegando por aí e seria ótimo poder trabalhar com eles em parceria com o SampleTank.

Vale lembrar: esta é apenas a primeira versão do SampleTank para o iOS. Todos os “problemas” acima poderão ser solucionados com atualizações. Pelo que tenho percebido do feedback de usuários, a gravação de áudio e a versão universal para a iPad são as alterações mais solicitadas. Vou enviar a lista com as minhas observações para a IK Multimedia. Se quiserem adicionar outros pedidos, o espaço de comentários está à disposição! :)

[app 464783893]

Curta e compartilhe!