Notícias, Reviews de Apps, iPad, iPhone/iPod Touch

10 pontos positivos e negativos da primeira versão do SampleTank para iOS

Marcus Padrini outubro 16, 2011 21 Comments »

Por três meses, muita gente esteve aguardando pelo SampleTank para iOS. Agora que o aplicativo chegou à App Store, mesmo com todos os bons vídeos e informações divulgados pela IK Multimedia, estou recebendo muitas dúvidas sobre pequenos detalhes que podem fazer a diferença na hora de decidir pela compra.

Então, aí vão 10 informações, positivas e negativas, sobre a primeira versão do SampleTank para o iOS.

-

Vale a pena

1- Qualidade dos timbres

Os timbres que já chegam com o SampleTank para iOS são muito bons. Existem boas amostras em cada uma das 16 categorias que o app oferece.  Para várias destas categorias, o SampleTank não tem concorrente algum do mesmo nível na AppStore, como nos instrumentos de orquestra e pianos, por exemplo.

2- Até 4 instrumentos simultâneos e compatibilidade MIDI

O SampleTank recebe pode carregar até 4 instrumentos por vez. Cada um fica assinalado ao que o aplicativo chama de “parts”, identificadas por letras de A a D. O app é compatível com coreMIDI e permite que o usuário utilize um ou mais controladores para comandar estes 4 instrumentos. Cada parte responderá a um canal MIDI. Parte A -> Canal 01, parte B -> canal 2 e assim por diante.

3- Parâmetros para edição

Cada instrumento apresenta seus próprios parâmetros para edição. Alguns possuem efeitos específicos e outros controles que poderão alterar consideravelmente a sonoridade.

4- Possibilidades de expansão

Se os 72 timbres que chegam com o app não forem suficientes, você poderá chegar a ter uma coleção de até 400 instrumentos. Existem vários pacotes de timbres na loja dentro do app. É possível ouvir os timbres que você não possui antes de adquiri-los (na mesma tela em que você navega pelos que já tem, bastando acionar um ritmo ou frase para ouvir o som).

5- Gravação de presets para performance

O sistema de gravação de presets do SampleTank é bastante interessante. Ele grava todas as informações sobre os 4 timbres carregados no aplicativo em um dado momento, incluindo as alterações que o usuário realizou e o ritmo ou frase musical escolhida para cada instrumento, se for o caso.

-

Pode melhorar

1- Limitações MIDI

O app recebe informações dos canal MIDI de 01 a 04. Esqueceram de considerar que várias Drum Machines e baterias eletrônicas somente enviam mensagens MIDI através do canal 10. Se não há como alterar no hardware, estes equipamentos não irão funcionar com a primeira versão do SampleTank. Corrigir o problema é muito simples. Basta incluir opções de configuração MIDI. O ideal seria poder definir qual canal irá controlar cada uma das partes.

2- Incompatibilidade com interfaces de áudio USB para o iPad

O SampleTank não funciona corretamente com interfaces de áudio ligadas à porta dock do iPad. Se tentar utilizá-lo com o Camera Connection Kit e uma interface de áudio, como a Apogee One ou Behringer UCA222, ou até mesmo com o Alesis iO Dock, você ouvirá um áudio distorcido bem feio na saída. Isto pode estar acontecendo pelo fato do aplicativo ainda nem ser compatível com o iPad, o que deverá ocorrer na próxima atualização.

3- Falta a versão universal compatível também com o iPad

Como dito acima, a compatibilidade com a tela maior e com alguns acessórios e recursos do iPad faz falta. Porém, os próprios vídeos de apresentação do app foram gravados com o SampleTank rodando em iPads e há fortes indícios de que o aplicativo será universal (compatível com iPads e iPhones) já na sua próxima versão. Por enquanto, o SampleTank pode ser utilizado em modo compatibilidade (tela esticada) no iPad sem maiores problemas.

4- Ausência dos recursos de gravação de performance e audio copy

Se o aplicativo tem grandes timbres, não seria natural querer usá-los com outros apps musicais para o iOS? Mesmo que o foco seja performance ao vivo, a produção musical no iOS é uma realidade. Ajudaria muito poder gravar performances, copiar e colá-las em outros apps.

5- Nada de Porta MIDI Virtual

Se é capaz de tocar e ser controlado por acessórios MIDI em background, o controle por outros apps é possível e bem vindo quando o SampleTank estiver rodando em plano de fundo. Grandes controladores, como o GeoSynth, estão chegando por aí e seria ótimo poder trabalhar com eles em parceria com o SampleTank.

-

Vale lembrar: esta é apenas a primeira versão do SampleTank para o iOS. Todos os “problemas” acima poderão ser solucionados com atualizações. Pelo que tenho percebido do feedback de usuários, a gravação de áudio e a versão universal para a iPad são as alterações mais solicitadas. Vou enviar a lista com as minhas observações para a IK Multimedia. Se quiserem adicionar outros pedidos, o espaço de comentários está à disposição! :)
-
SampleTank (AppStore Link) SampleTank
Desenvolvedor: IK Multimedia US, LLC
Preço: USD 19.99
Baixar na App Store!


Posts Relacionados

21 Comments

  1. @Koynonia outubro 16, 2011 at 4:19 pm - Reply

    Eu não conheço o SampleTank em detalhes, e talvez minha sugestão já esteja implementada, mas seria interessante contar com sampler no App, para gravar o timbre de qualquer fonte! E aproveitar pra elogiar este espaço que sempre estou acompanhando: parabéns pelo ótimo trabalho!

  2. FernandoDF outubro 17, 2011 at 2:12 am - Reply

    Marcos, para utiliza-lo no iPhone com um controlador externo,pelo que percebi, só será possível com o irig midi? Se sim, já foi lançado o irig midi? É possível utiliza-lo com o midi mobilizer 2?

    • musicapps outubro 17, 2011 at 2:52 am - Reply

      Sim, é compatível com a MIDI Mobilizer II e qualquer outra interface coreMIDI que funcione com o iPhone, como iRig MIDI e iConnect MIDI. A iRig MIDI já foi lançada e deverá chegar ao Brasil em breve.

  3. @GiuSoares outubro 17, 2011 at 3:35 am - Reply

    fiiquei muito chateado em não poder utilizar minha bateria eletronica por ser usado somente o canal 10

    esse é o sample tank, tudo bem, MAs eles fizeram um markting monstruoso sobre o IRIGMIDI dizendo que poderia ser usado a DRUMACHINES e BATERIA ELETRONICA, mas CADE o APP?

    sample tank, me decepcionou nesse QUESITO, por outro lado os TIMBRES SÃO DE PRIMEIRA.
    comprei os parks todinho gastei uma notinha 39,$$$$ mais o IRIGMIDI que encomendei. e ja to na MAIOR RAIVA. que sei que não vai funcionar com minha Batera eletronica.

    MArcus espero que vc consiga mandar esse relatório para IK e que eles deem pelo menos UM RETORNO, UMA ATENÇÃO.

    NOS de noticia se eles responderem seu EMAIL

    • musicapps outubro 17, 2011 at 4:11 am - Reply

      Com certeza eles irão responder. Sempre respondem. Acho que a configuração MIDI para receber em todos os canais é só questão de tempo.

      • @GiuSoares outubro 17, 2011 at 7:12 pm - Reply

        assim espero… vamos ver né.

        te falar uma coisa fiquei muito impressionado com os timbres de baterias, nossa ficou muito bom.

        olha esse link do SAMPLETANK demostrando como foi CAPTURADO OS SONS e sampleados.

        Fotos de "The Making of SampleTank":
        http://www.ikmultimedia.com/sampletankiphone/more...

        que capricho

  4. ronaldo miranda outubro 26, 2011 at 11:57 pm - Reply

    Meu caro…queria saber…se ess aplicativo sera o primeiro a ter mais que 1 layer em cada nota do sampler?

    Pois pelo que percebi a maioria dos softtware ate agora soh tem 1 layer por nota..

    • musicapps outubro 27, 2011 at 9:03 am - Reply

      Ronaldo, na verdade outros apps já fazem isso. O próprio GarageBand, por exemplo. De toda forma, o SampleTank utiliza diversas amostras por regiões do instrumento, processo normal da maioria dos instrumentos baseados em amostras. Não creio que cada nota tenha sido sampleada, mas o resultado é muito bom.

  5. riopretopy novembro 25, 2011 at 5:39 pm - Reply

    Será que funciona para android 2.2?

  6. Robson Costa março 17, 2012 at 10:50 pm - Reply

    minha unica critica ao irig eh que percebo uma distorcao feia quando toco um pouco mais forte. uso o sampletank free com os sons free. quando uso o unico piano que tenho, (gentle piano) o som fica distorcido um pouco. Sera se o problema resolve comprando a versao full? alguma resposta ae?

    • musicapps março 18, 2012 at 12:00 am - Reply

      Robson, a questão aí é o ganho na entrada. Para não ter este problema ele tem que ser baixo. Porém, quanto mais baixo o ganho, menor o volume que você irá ouvir. Ajuda se ligar a saída do iRig a uma mesa de som por exemplo. Porém, para aplicações mais profissionais, outras interfaces são mais recomendadas como a Apogee Jam e a GuitarJack

      • Giusoares março 18, 2012 at 3:14 am - Reply

        Marcus, acho que ele esta usando IRIG MIDI, e nao do irig de guitar, sao akelas distorçoes do sample tank. Produz ao tocar com notas mais fortes.

        • Robson Costa março 18, 2012 at 11:54 am - Reply

          sim exato. uso o irig. e as distorcoes eh quando toco forte na regiao medio e medio grave do piano. especialmente com o GENTLE piano. alguma solucao? ou eh bug do programa mesmo?

          • musicapps março 18, 2012 at 12:56 pm -

            Ah, ok! No meio de outras respostas acabei me confundindo :) Mas a resposta não muda muito. Na verdade o problema aí é justamente o volume da saída do SampleTank. Se você não diminuí-lo, fatalmente continuará ouvindo estas falhas. Por aqui fiz o seguinte para resolver: trabalho com o volume reduzido no sampletank e mando o sinal do iPad para uma mesa ou qualquer outra coisa capaz de amplificá-lo. Daí, regulando o volume por outro equipamento o áudio continuará sem apresentar problemas, independente do volume. Pode até ser considerado como bug, mas não é muito diferente de qualquer instrumento virtual para PC ou qualquer DAW. No forte e no Sonar, por exemplo, se você começa a ter sons passando dos 0Db, fatalmente ouvirá os ruídos. Espero ter ajudado. Abs

  7. Robson costa abril 16, 2012 at 12:08 pm - Reply

    gostaria de saber se a compra do pacotes de piano do sampletank no iphone exclue o gentle piano (que eh um piano que jah vem no programa)….estou com essa duvida.

  8. JOSE RODOLPHER abril 23, 2012 at 9:55 am - Reply

    Tem algum software que faz o mesmo trabalho no android?

  9. sanatiel agosto 2, 2012 at 8:08 am - Reply

    Marcos, estou usando a versao 1.2 do Sampletank no ipad2. Quando ligo o nanokey2 da korg via CKC roda tranquilo, porem quando tento usar o app com o Oxygen 61 nao funciona de jeito nenhuma, apenas liga o controlador. E esse controlador funciona 100% com GarageBand e outros apps. Será uma questao de compatibilidade ou estou esquecendo de algo?
    Parabéns pelo site, vou logo dizendo que visito pelo menos umas 2x por semana…rsrsrs
    Forte abraço.

    • musicapps agosto 3, 2012 at 11:54 pm - Reply

      Duas dicas que podem ajudar:
      1- Tente ligar o controlador antes de abrir o app.
      2- Verifique o canal pelo qual o controlador está enviando msgs MIDI e também por qual canal o SampleTank está recebendo. Pelo menos um dos instrumentos deverá ter canal igual ao que o controlador está enviando. Abs

  10. jon novembro 3, 2012 at 12:29 am - Reply

    Baixei o sample tank e funcionou no dia que baixei… ontem ele nao abriu. Abre e fecha em segundos, o que pode ser?

    • musicapps novembro 5, 2012 at 11:59 pm - Reply

      Muitas coisas. Se depois de reiniciar o dispositivo ele continuar com o mesmo comportamento, sugiro reinstalar o app. Abs

Leave A Response


− 1 = seis