MadPad: o talendo da Smule para transformar uma ideia antiga em algo inovador

A Smule é famosa por seus aplicativos musicais para iPhone e iPad que oferecem interfaces bastante intuitivas e ideias originais, como o Magic Piano e Ocarina, muitas vezes combinando apps musicais com o conceito de games. Desta vez, a empresa apresenta o MadPad, um aplicativo com a proposta de fazer música com os sons do cotidiano, gravados com os próprios dispositivos iOS. Na teoria não há nada de muito novo, certo? Errado. O caso do MadPad é a típica situação em que os meios são mais importantes que a finalidade.

O MadPad trabalha reproduzindo sons de vídeos gravados pelo usuário. A própria interface é basicamente composta por miniaturas destes vídeos, dispostas em “pads”, e que, quando acionadas, reproduzem o vídeo e o som gravado. Há também um botão para gravar loops. Tudo com extrema facilidade e ótimo visual. Veja o exemplo:

Que tal conferir um pouco mais com o Mystery Guitar Man e uma versão de Beat it?

Não é difícil imaginar as variadas aplicações do MadPad. Fiquei pensando, por exemplo, em VJs ou DJs reproduzindo a interface do app no iPad via HDMI em telões e tocando com o MadPad em tempo real.

O MadPad possui versões para iPad e iPhone/iPod Touch. iPad 2, iPhone 4 e novo iPod Touch são os dispositivos recomendados pela presença da câmera de vídeo e capacidade de processamento. Outros dispositivos poderão rodar o app com os vídeos que já acompanham o título e outros que podem ser baixados da internet, ou realizando gravações de qualidade um pouco inferior, no caso do iPhone 3GS. As duas versões chegam com mais de 50 sons e a possibilidade de utilização de samples gravados e compartilhados por outros usuários para criar novos modelos.

No iPad, o MadPad é capaz de disparar os vídeos detectando até 10 toques simultâneos na tela. Se você gostou da ideia e observou os preços abaixo, acho que não precisa falar mais nada.

[app 456072329]

[app 460309682]

*Excelente dica do nosso leitor @MichelBerndt
Curta e compartilhe!