TableTop e Korg iMS-20 sincronizados por Bluetooth

No final de semana tive a oportunidade de tocar mais com o app TableTop. Sua ideia é sensacional, assim como suas possibilidades futuras são animadoras! Estou finalizando o review do aplicativo, mas gostaria de adiantar o vídeo que fiz demonstrando um recurso muito interessante, a sincronização com outros aplicativos por Bluetooth, utilizando a tecnologia WIST da Korg.

Basicamente, o que a WIST faz é dar a partida simultânea em dois apps sequenciadores, rodando em dispositivos diferentes conectados via Bluetooth, compartilhando a informação de tempo. Um iPad é definido como master e outro como slave. O master é o responsável por iniciar e parar a música e também é dele o tempo a ser utilizado nas sequências nos dois aplicativos/dispositivos.

No meu teste, decidi fazer uma sequência no TableTop e depois complementá-la com batidas e baixo do Korg iMS-20. No app da Korg fiz alguns loops interessantes para disparar em tempo real e também contei com a ajuda de um teclado controlador MIDI USB (Ion Discovery) para tocar um lead em um determinado momento.

Confira o resultado e observe como é legal a interface do Tabletop tocando vários instrumentos ao mesmo tempo. Outro detalhe interessante é a automação do comportamento de filtros e do mixer.

Claro que sei que ter dois iPads disponíveis não é a realidade da maioria, mas o exemplo também serve para demonstrar como as pessoas podem tocar juntas com outros usuários de iPad, em sincronia e sem a necessidade de uma rede sem fio tradicional.

[app 436080882]
[app 401142966]

Curta e compartilhe!