“Sua imaginação é o seu melhor plugin”

O post é mais ou menos off topic. Vi esta entrevista do Diego Stocco no blog Synthtopia e achei interessante comentar algumas coisas que ele disse por aqui. Stocco nasceu na Itália, é compositor e designer sonoro. Seu trabalho é marcado por produções utilizando instrumentos criados por ele mesmo e técnicas de gravação bastante experimentais. No currículo, a presença de parte de seus trabalhos em bancos de timbres da Spectrasonics e em trilhas sonoras como no filme Sherlock Holmes. Porém, tudo começou com um teclado Yamaha PSR bem antigo e muita curiosidade.

Na entrevista, Stocco diz que várias pessoas perguntam o que ele usa para gravar, qual é o melhor plugin de áudio na opinião dele, etc. “Sua imaginação é o plugin mais importante que você tem”, afirma.  Ainda segundo ele, de nada adianta ter os melhores sintetizadores, equipamentos e outros instrumentos sem ter uma ideia, sem saber onde você quer chegar.

Nada de muito revolucionário em seu depoimento, certo? Talvez. Mas é legal observar como a reflexão de Diego Stocco se aplica até mesmo à música com iPhones e iPads. Hoje temos no celular e no tablet centenas de possibilidades musicais. Samplers, sintetizadores, gravadores multipista, controladores MIDI, efeitos, etc. Todo dia um app novo. Muitos e-mails e comentários que recebo dão a impressão de que várias pessoas estão sempre esperando a próxima novidade, o app que será melhor que o último, antes de começar a produzir alguma coisa, antes de experimentar um pouco mais. Porém, é bom avisar: as novidades não tem fim.

O convite deste post é: pegue o que você já tem e experimente, crie, explore, esgote! Depois, mostre pra gente :)  Por mais que surjam novos apps e instrumentos virtuais ultra modernos, eles continuarão sendo o que o nome já diz: instrumentos. Eles não vão criar por você.

Curta e compartilhe!